No mundo dos negócios, poucos erros são tão graves quanto contratar a pessoa errada. No mínimo, terá de repetir o processo para preencher a vaga novamente. Na pior das hipóteses, uma contratação errada pode criar um ambiente de trabalho tóxico que afasta os bons profissionais, afeta a motivação e prejudica a produtividade. De qualquer forma, a sua empresa pagará caro pelo erro.

Com o aumento dos custos e preocupações com a recessão, fica cada vez mais difícil para as empresas, independentemente do setor, recuperar do prejuízo causado por uma contratação errada. As empresas precisam de desenvolver um processo de recrutamento eficiente para contratações mais rápidas, inteligentes e melhores.

Neste artigo, apresentamos dicas para aprimorar o processo de recrutamento e minimizar o risco de contratar a pessoa errada. Também terá acesso a um guia gratuito sobre como elaborar anúncios com descrições atrativas e precisas, garantindo a atração dos melhores candidatos desde o início. No final, terá um plano de ação claro para reduzir o recrutamento ineficiente e maximizar as boas contratações.

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o custo de contratar um profissional

Muitas empresas subestimam o custo que uma contratação inadequada lhes impõe. Em média, o custo de contratar um profissional varia de três a quatro vezes o salário anual do cargo. Os custos de contratação incluem despesas incorridas antes da contratação propriamente dita, como o pagamento de anúncios, triagem e entrevistas, e despesas incorridas após o processo, como a da integração e formação. Isso também inclui despesas indiretas que ocorrem até ao momento do preenchimento da vaga, que vão desde a redução da produtividade até à diminuição da satisfação do cliente.

As consequências de uma contratação inadequada podem ir muito além do custo. Se tiver a sorte de identificar o erro numa fase inicial e tentar chegar a um acordo para a demissão voluntária ou rescisão, talvez seja possível minimizar os gastos. 

Caso contrário, quando o profissional permanece na empresa, o prejuízo pode ser significativo. Basta um candidato inadequado para criar um mau ambiente de trabalho, que afeta todos os envolvidos. O local de trabalho é impactado de diversas maneiras, incluindo:

  • queda na produtividade: preencher uma vaga com um trabalhador inadequado pode afetar diretamente os níveis de produção de todos os profissionais. Isto acontece principalmente em setores cujos negócios dependem fortemente do trabalho em equipa e da colaboração, como nas indústrias de manufatura e construção.
  • aumento nas taxas de rotatividade: bom ambiente de trabalho as taxas de rotatividade costumam ser mais altas. Uma contratação errada pode prejudicar até mesmo os melhores e mais leais profissionais se não forem implementadas medidas.
  • redução da qualidade dos produtos ou serviços: imagine o dano que uma pessoa não qualificada na linha de produção, não formada em construção ou com pouca ética no setor de vendas pode causar à qualidade dos produtos ou serviços da sua empresa. Decisões inadequadas de contratação afetam a qualidade.
  • maior preocupação com a segurança: profissionais que não possuem competências ou que não estão dispostos a seguir os protocolos de segurança podem colocar a sua empresa em risco. As questões de segurança no local de trabalho podem apresentar risco aos colaboradores e gerar altos custos, inclusive com multas pesadas. 

como acontecem as más contratações

Sabe-se que a contratação de profissionais bem-sucedidos gera valor para a organização, assim como o contrário a impacta negativamente. Então, por que tantas organizações não têm um processo de recrutamento linear e criterioso?

De acordo com a nossa experiência, o principal motivo é a falta de alinhamento entre os RH e a gestão de recrutamento. Desta forma, identificamos os quatro fatores principais que contribuem para processos de recrutamento inadequados e, consequentemente, profissionais ineficientes.

1. a gestão do recrutamento não está ciente do custo de uma contratação inadequada.

Embora as equipas de RH saibam quanto custa substituir um colaborador inadequado, a gestão pode não ter esse conhecimento. Quando esses profissionais ignoram o impacto das suas decisões de recrutamento, os seus critérios de seleção tendem a ser menos rigorosos.

2. a gestão do recrutamento não tem formação de boas práticas do setor.

É um equívoco pensar que a gestão do recrutamento seja a mais adequada para recrutar um novo membro para a sua equipa. Sem a formação adequada, a sua empresa pode estar em risco. Por exemplo, é crucial a gestão do recrutamento possuir ótimas competências de condução de entrevistas para selecionar os candidatos ideais.

3. a gestão do recrutamento tem pressa para preencher a vaga.

Os novos profissionais são normalmente contratados em momentos de necessidade, então existe sempre uma pressão interna para que as contratações ocorram o mais rapidamente possível: a equipa está sobrecarregada ou um colaborador saiu repentinamente, deixando uma função importante por desempenhar. A gestão do recrutamento pode tomar decisões precipitadas, ao desconsiderar os pontos negativos do candidato ou até mesmo ao ignorar red flags (alertas de que algo não está certo).

4. a gestão do recrutamento não segue um processo standard.

Apesar de sabermos que práticas padronizadas aceleram o processo de recrutamento e permitem melhores resultados, muitas empresas ainda não padronizaram os seus processos. Com isto, a gestão do recrutamento, que muitas vezes não possui experiência suficiente, desenvolve as suas próprias práticas, aumentando o risco de contratações ineficientes.

Em todos os casos, as contratações inadequadas são causadas pela falta de colaboração entre o RH e a gestão de recrutamento. O fato de a equipe de RH nem sempre ter a palavra final não significa que não desempenhe um papel fundamental no processo. As equipes de RH devem colaborar com o sucesso da gestão de recrutamento e dos novos funcionários. Esses profissionais devem se unir à gestão de recrutamento, especialmente durante as entrevistas, etapa na qual habilidades de entrevista e experiência no assunto são fundamentais. De seguida, veremos como ambas as partes podem atingir esses objetivos.

como garantir sempre boas contratações

Como a principal agência global de serviços de RH, a Randstad atende empresas de diferentes setores para ajudá-las a atrair e contratar talentos de alto nível. Sabemos que um bom processo de recrutamento é fundamental para garantir o sucesso a longo prazo da empresa e dos colaboradores. É por isso que identificamos cinco áreas principais para encontrar, contactar e selecionar os talentos certos, sempre:

1. melhore as descrições e os anúncios das vagas

As descrições e os anúncios de vagas são duas formas de chegar aos candidatos. Portanto, garantir que estas ferramentas são aplicadas corretamente é fundamental. É a diferença entre escolher entre um grupo de bons candidatos e um grupo de candidatos inadequados. Ao iniciar o processo, pense de forma integrada sobre as necessidades de sua equipa e empresa.

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2. apresente uma descrição precisa da marca e cultura da empresa

Assim como a gestão fica frustrada com profissionais inadequados, os novos colaboradores apresentam desempenho não satisfatório quando a cultura da empresa não condiz com o que foi anunciado. Os colaboradores querem ter um senso de propósito no trabalho e um sentimento de pertença. Os colaboradores querem ter um senso de propósito no trabalho e um sentimento de pertença. A nossa pesquisa aponta que mais de um em cada dois funcionários deixaria o emprego se sentisse que não pertence à empresa. A boa notícia é que esse sentimento de pertença pode melhorar a produtividade e a retenção, além de reduzir o absentismo.

Certifique-se de que os candidatos entendem a cultura da empresa ao lerem a descrição da vaga. Além disso, apresente os principais aspectos da cultura da empresa durante a entrevista. Estabelecer expectativas realistas sobre a função já nas primeiras etapas do processo evita o prosseguimento de candidatos inadequados nas etapas posteriores. Isso também permite aos candidatos determinar se a vaga é adequada para eles.

3. formalize o processo de entrevistas para abordar aspectos importantes da vaga

Muitas empresas não têm um processo padronizado para as entrevistas. Isso impede que a gestão de recrutamento comunique e receba informações importantes, incluindo detalhes sobre o comportamento do candidato, capacidade de resposta situacional e aptidão técnica. Além disso, estes profissionais não conseguem comparar com precisão os resultados de diferentes entrevistas se não estiverem a seguir um processo de entrevista estruturado.  

Mais, não presuma que a gestão de recrutamento tem experiência em conduzir boas entrevistas. A empresa deve oferecer formação para que a gestão domine essa competência. Isso garantirá um processo coeso de entrevistas em todos os níveis de gestão. 

De acordo com a McKinsey, é necessário realizar avaliações padronizadas para reunir informações sobre os candidatos. "Recomendamos práticas com evidências diretas que relacionam a avaliação ao desempenho no trabalho ou às características relevantes ao cargo", detalhou a empresa.

4. procure pelas qualidades comuns a todos os profissionais bem-sucedidos

Além de encontrar profissionais com a experiência necessária e as competências certas, a gestão de recrutamento deve procurar as principais características que todos os novos colaboradores devem possuir, independentemente do cargo. São elas a vontade de aprender, integridade e colaboração. Da mesma forma, a gestão de recrutamento deve saber quais qualidades não desejam num candidato – e por quê. Devem nomeá-las e defini-las com antecedência.

A sua empresa pode recorrer a diversas avaliações de skills para analisar as competências interpessoais e técnicas de um candidato. Ao utilizarem essas ferramentas, os empregadores conseguem comparar, de forma imparcial, as competências dos candidatos durante o processo de seleção, o que pode evitar contratações inadequadas.

5. invista em tecnologia de recursos humanos

No mercado acelerado de hoje, as empresas devem aproveitar a tecnologia de RH para agilizar o processo de recrutamento. Por exemplo, o uso da tecnologia para automatizar o processo de verificação de referências permite um processo de triagem mais rápido e preciso. Outras tecnologias de RH, como as entrevistas online, podem proporcionar uma melhor experiência ao candidato e permitir uma maior colaboração entre toda a equipa envolvida no processo de recrutamento.

Ao escolher as tecnologias de RH certas para a sua organização, conheça o potencial e os benefícios de cada uma. Não menos importante, forneça à sua equipa de RH a formação necessária para implementá-las e geri-las. Isso pode ajudar a empresa a aproveitar ao máximo o investimento realizado em tecnologias de RH.

um futuro de contratações bem-sucedidas ao seu alcance

Uma boa triagem permite o sucesso do processo de recrutamento e a triagem começa com uma boa descrição da vaga e bons anúncios. Acelere o seu processo de recrutamento: faça download do nosso guia gratuito agora mesmo para criar descrições de vagas com eficiência.

Esta é uma versão atualizada de um artigo originalmente publicado em 02 de fevereiro de 2022.

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