No mundo acelerado de hoje, o setor das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) desempenha um papel fundamental na forma como comunicamos, inovamos e conduzimos negócios em escala global. Mas no meio dessa paisagem dinâmica, compreende realmente o que os profissionais das TIC estão à procura no seu local de trabalho ideal?

Descobrir as respostas para estas perguntas críticas está no cerne do nosso recente Randstad Sector Report on Employer Brand Research. Esta ferramenta valiosa oferece insights aprofundados sobre as preferências atuais dos profissionais das TIC, permitindo que a sua empresa fortaleça a sua employer brand e compare o seu negócio com os concorrentes do setor. Ao desvendar os mistérios por trás de uma força de trabalho das TIC satisfeita e motivada, este relatório capacita-o com o conhecimento para reter e atrair os melhores talentos.

Vamos explorar o que o setor das TIC está à procura e o que destacará a sua empresa no competitivo mercado de talentos, permitindo que a mesma crie uma Proposta de Valor ao Colaborador (EVP) envolvente.

o setor das TIC: o estado atual dos salários

Não podemos negar o crescimento incrível que o setor das TIC experienciou nos últimos anos. Evoluiu de uma pequena parte das transações comerciais para se tornar o ponto central de todas as comunicações, vendas e gestão de negócios. Devido à natureza altamente especializada do trabalho e à concorrência para atrair talentos, os funcionários das TIC podem esperar estar entre os mais bem pagos na organização.

No entanto, no final de 2022 e início de 2023, o setor enfrentou momentos difíceis. Grandes empresas de tecnologia precisaram de tomar decisões difíceis em relação a salários e ao quadro de efetivos. Este panorama levou a dezenas de milhares de demissões devido à desaceleração do crescimento pós-COVID e a cortes salariais para os candidatos a empregos atuais. Isso enfraqueceu a marca de muitos empregadores e abriu um mundo de oportunidades para outras empresas.

o que os profissionais das TIC desejam

O Relatório de Setor das TIC da Randstad sobre Employer Brand Research constatou que o salário e os benefícios são os fatores mais importantes na escolha de um empregador ideal para os profissionais das TIC. Este fator é seguido pelo equilíbrio entre vida profissional e pessoal e pela segurança no emprego. Não existiram mudanças em relação ao ano anterior e estes resultados podem ter sido impulsionados pela natureza turbulenta do atual mercado de trabalho das TIC.

Vejamos, de forma mais detalhada, os 5 principais fatores para os profissionais das TIC ao escolher um empregador:

  1. salário e benefícios. Não é surpresa que, quando os profissionais das TIC pensam no empregador ideal, valorizam o salário e os benefícios acima de tudo. Afinal, quem não gosta de ser recompensado pelo seu trabalho árduo, não é verdade? Além disso, salário e benefícios continuam a ser o fator mais importante em todas as faixas demográficas e origens. Se o seu negócio pretende ser um empregador competitivo, oferecer um pacote sólido de remuneração e benefícios deve ser a sua principal prioridade.
  2. equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Globalmente, o equilíbrio entre vida profissional e pessoal é o segundo fator mais importante para a escolha de um empregador de destaque. No entanto, mesmo sendo o segundo fator mais importante no geral, há algumas grandes discrepâncias entre diversos grupos sociais. Por exemplo, o equilíbrio entre vida profissional e pessoal é o fator mais importante para os millennials e para as profissionais das TIC do sexo feminino, mas o sexto fator mais importante para a geração Z.
  3. segurança no emprego. 18% dos funcionários globais dizem estar preocupados com perder os seus empregos num futuro próximo. Não é surpreendente que a segurança no emprego mantenha a sua posição como o terceiro fator mais crucial para reter os atuais colaboradores e atrair novos. No entanto, a importância da segurança no emprego aumenta com a idade dos profissionais e é mais valorizada pelos profissionais das TIC com menor nível educacional. Isso mostra que, independentemente do nosso histórico educacional, todos queremos ter uma sensação de segurança nas nossas carreiras.
  4. organizações financeiramente saudáveis. A saúde financeira de uma organização está relacionada com o desempenho do negócio tanto a nível nacional quanto global. Esta métrica para o empregador ideal subiu do sexto lugar para o quarto lugar, sendo que os homens dão um pouco mais de importância a este fator do que as mulheres.
  5. progressão na carreira. A progressão na carreira caiu uma posição relativamente ao ano anterior, ocupando o quinto lugar. Tal é interessante quando consideramos que 1 em cada 3 profissionais (31%) afirmam que deixariam o seu cargo atual por outro com melhor progressão na carreira, sendo que a geração Z dá um pouco mais de ênfase à importância da progressão na carreira e formação. No entanto, vale sublinhar que a progressão na carreira pode ser menos prioritária para alguns dos nossos profissionais mais experientes, o que pode ter impactado essa pontuação.
evp empresa it
evp empresa it
diferenças regionais entre os EVP drivers
Randstad Sector Report on Employer Brand Research 2023, p.11

a sua organização está à altura?

Tendo em conta os pontos abordados até agora, a estratégia de atração de talentos da sua organização está de acordo com as exigências dos candidatos a emprego? Se não estiver, a resposta está em desenvolver uma ótima Proposta de Valor ao Colaborador (EVP) e fortalecer a sua employer brand.

Vamos analisar algumas estratégias práticas para aprimorar os seus esforços de atração e retenção de talentos no setor das TIC.

  1. realizar pesquisas com os colaboradores. Recolha feedback dos colaboradores atuais sobre o que eles mais valorizam no seu local de trabalho. Isso fornecerá insights valiosos sobre quais os aspectos do negócio os seus colaboradores gostariam de ver melhorados, e esses podem ser enfatizados na sua EVP.
  2. oferecer compensação e benefícios competitivos. Certifique-se de que os seus pacotes de salário e benefícios sejam competitivos dentro do setor. Eles devem situar-se confortavelmente no topo ou no meio das faixas salariais e continuar a crescer com a inflação. Embora isso provavelmente represente um grande gasto, profissionais talentosos têm mais probabilidade de ter consideração a organização se souberem que serão recompensados de forma justa pelo seu trabalho árduo.
  3. promover o equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Destaque os esforços da sua empresa para garantir que os colaboradores tenham um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal, como horários de trabalho flexíveis, opções de trabalho remoto ou iniciativas de bem-estar. Sabia que os profissionais que podem trabalhar remotamente têm a perceção de que o empregador é mais favorável ao equilíbrio entre vida profissional e pessoal em comparação com aqueles que não podem? Como o equilíbrio entre vida profissional e pessoal é o segundo fator mais importante para profissionais de colarinho branco, é importante considerar oferecer esse benefício se ainda não o faz.
  4. enfatizar o crescimento e desenvolvimento na carreira. Demonstre o compromisso com o crescimento dos profissionais, oferecendo programas de treino, formação em gestão e destacando oportunidades de avanço na carreira. Deixe claro que a sua organização investe nas jornadas pessoais e profissionais dos colaboradores. Por exemplo, com tanto destaque para a Inteligência Artificial (IA) no mercado das TIC, oferecer formação aos profissionais sobre este mesmo tópico irá diferenciá-lo como um empregador de destaque e diminuir a rotatividade no seu negócio. Além disso, essa abordagem proativa tornará a sua organização um destino atrativo para os melhores talentos em busca de oportunidades de progressão na carreira.
  5. apoiar a diversidade e inclusão. Sabia que empresas mais diversas têm 70% mais chances de atrair novos negócios e 35% mais chances de superar concorrentes? Destaque o seu compromisso em promover um ambiente de trabalho diverso e inclusivo. Enfatize os esforços que faz para criar um ambiente onde todos os profissionais se sintam valorizados e respeitados.

É inegável que uma boa EVP pode realmente diferenciar o seu negócio dos demais. Pode não só atrair os melhores talentos para a sua empresa e fortalecer a sua employer brand, como também pode prevenir a rotatividade de profissionais, evitar uma força de trabalho desmotivada e fortalecer os relacionamentos com os colaboradores.

a conclusão sobre o setor das TIC

O setor das TIC é uma indústria vibrante e em constante evolução que faz parte integral do nosso mundo moderno. A tecnologia revolucionou a forma como fazemos negócios e comunicamos uns com os outros.

Como empregador nessa indústria vibrante, tem a extraordinária oportunidade de aproveitar este panorama em constante mudança para reter e atrair os melhores talentos. Pode fazer isso investindo proativamente na sua employer brand e em métodos de atração de talentos. Por exemplo, experimente oferecer trabalho significativo e desafiador, promova a diversidade, ofereça a oportunidade de trabalho flexível, participe em discussões salariais e ofereça oportunidades de trabalho em tecnologias ou projetos de ponta.

A incorporação de tecnologias de ponta em projetos não apenas permite responsabilidades criativas e produtividade elevada, mas também fomenta uma cultura de inovação que gera economia de custos para a sua empresa. A adoção dessas abordagens transforma a sua EVP numa ferramenta poderosa, reduzindo as taxas de rotatividade e fortalecendo a sua posição como um empregador de destaque.

Para tomar decisões orientadas por dados e obter insights acionáveis, considere realizar uma pesquisa sobre a opinião dos colaboradores para compreender melhor as aspirações da sua equipa. Munido desses conhecimentos, crie uma EVP personalizada para atender às suas necessidades e aspirações. Experimente realizar uma pesquisa com os profissionais para entender o que realmente importa para eles e desenvolva uma ótima EVP com base nos resultados. Se está à procura de um ponto de partida, o Relatório de Setor das TIC da Randstad sobre Employer Brand Research está repleto de informações setoriais úteis que o ajudarão a destacar-se da concorrência.

Empodere os seus profissionais das TIC e abrace o potencial ilimitado do setor de tecnologia. Descubra as possibilidades que o aguardam e leve a sua organização a novas alturas. Para obter mais informações sobre como moldar uma EVP orientada por dados para o seu negócio das TIC, confira o Randstad Sector Report on Employer Brand Research.