política de privacidade

sobre a randstad

A Randstad está comprometida com a proteção dos dados pessoais que lhe são confiados.

Por esse motivo, toda a informação de natureza pessoal é tratada e protegida com toda a diligência, e sempre de acordo com a lei aplicável: Regulamento UE 2016/679, Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD).

Esta Política de Privacidade explica quem somos, para que finalidades podemos tratar os seus dados pessoais, como os tratamos, a quem os podemos divulgar, tais como, clientes e/ou outras Empresas do Grupo Randstad, para onde podem ser transferidos ou onde podem aceder aos mesmos e quais os seus direitos.

A RANDSTAD II - PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, LDA, RANDSTAD RECURSOS HUMANOS, EMPRESA DE TRABALHO TEMPORÁRIO, S.A., SOLISFORM - FORMAÇÃO E SERVIÇOS, LDA., e TEMPO TEAM RECURSOS HUMANOS, EMPRESA DE TRABALHO TEMPORÁRIO, LDA (doravante conjuntamente designadas por “Randstad Portugal” ou “Randstad”), tratará os seus dados pessoais (também referidos nesta política como “informação”) de acordo com os fins abaixo descritos.

A Randstad Portugal é o responsável pelo tratamento de dados pessoais.

Os seus dados pessoais serão objeto de tratamento apenas para as seguintes finalidades:

porque precisamos da sua informação?

A. Finalidades relevantes para trabalhadores da Randstad

- Gestão de Recursos Humanos

Inclui os tratamentos de dados necessários para a celebração, cumprimento e cessação de um contrato de trabalho, gestão de tempos de trabalho, ausências e férias, processamento de salários e outros benefícios, relação com a Administração Tributária e a Segurança Social, promoções e desenvolvimento da carreira, formação, avaliação, despesas de representação e comunicação com os trabalhadores, exercício do poder disciplinar.

- Gestão interna e de negócio

Inclui atividades como o planeamento de projetos, registo de tempos de trabalho, gestão de ativos da empresa, prestação de serviços centralizados para aumentar a eficiência das operações, realização de auditorias e investigações, implementação de controlos de gestão, utilização de bases de dados internas, gestão de arquivo, seguros, prevenção, preparação e gestão de conflitos.

- Segurança, Higiene e Saúde no trabalho

Inclui atividades relacionadas com a segurança, higiene e saúde no trabalho, a proteção dos trabalhadores e dos ativos da empresa, a autenticação de trabalhadores e gestão de acessos.

- Análise e Gestão

Inclui atividades como questionários de satisfação, gestão de processos de  fusões e aquisições e vendas de unidades de negócio, e o tratamento dos dados de trabalhadores para efeitos de reporte e análise.

- Cumprimento de obrigações legais

Inclui o tratamento de dados pessoais estritamente necessário para o cumprimento das suas obrigações legais, como a divulgação de dados na sequência de mandatos judiciais, colaboração com os reguladores e a defesa dos interesses legítimos da Randstad.

- Proteção de interesses vitais

O tratamento de dados pessoais para a proteção dos interesses vitais dos trabalhadores.

B. Finalidades relevantes para Candidatos

- Recrutamento

Inclui atividades de recrutamento tais como a pesquisa, seleção e colocação em clientes da Randstad, bem como atividades relacionadas. Neste âmbito serão também tratados dados relativos ao processamento de salários e gestão de recursos humanos.

- Execução de contratos

Inclui atividades como celebrar contratos com clientes e parceiros, assim como a comunicação com terceiros envolvidos nos contratos (companhias de seguros, beneficiários, intermediários) e a resposta pedidos de clientes e parceiros.

- Desenvolvimento e melhoria dos serviços

Inclui atividades necessárias para o desenvolvimento e melhoria dos serviços prestados pela Randstad, análise da atividade e processamento para efeitos estatísticos e científicos.

C. Finalidades relevantes para representantes legais e pessoas de contacto

- Celebração e execução de contratos

Inclui os tratamentos de dados necessários para a celebração, cumprimento e cessação de um contrato com clientes ou parceiros, para a gestão da relação contratual e gestão de contactos inerentes e, se necessário, para a declaração, o exercício ou a defesa de um direito num processo judicial.

- Cumprimento de obrigações legais

Inclui o tratamento de dados pessoais necessário para o cumprimento das obrigações legais da Randstad, tais como obrigações contabilísticas, fiscais ou de conservação de documentos.

como será utilizada a minha informação?

- Legitimidade para o Tratamento dos seus dados

Os seus dados apenas serão utilizados se verificada uma das situações seguintes:  

1] Prestou o seu consentimento através da assinatura ou aceitação de um formulário online ou em papel.

2] Os dados forem necessários para a execução de um contrato no qual é parte.

 3] Os dados forem necessários para o cumprimento das obrigações legais do contrato de trabalho.

4] Os dados forem necessários para dar cumprimento a uma obrigação legal a que a Randstad está sujeita, tal como a divulgação de dados à Administração Tributária e à Segurança Social, bem como outras autoridades

5] Os dados forem necessários para efeito dos interesses legítimos prosseguidos pela Randstad, desde que não prevaleçam sobre os interesses ou direitos, liberdades e garantias do titular dos dados.

Os seus dados pessoais não serão utilizados para outras finalidades que não as descritas na presente política, sem que tal seja previamente informado ou, se for o caso, obtido o seu consentimento.

Os seus dados serão tratados pela Randstad aplicando medidas técnicas e organizativas adequadas para assegurar um nível elevado de segurança, nos termos do RGPD.

Em relação aos candidatos a emprego, a Randstad define e analisa perfis de comportamento com vista a prestar um melhor serviço de seleção e recrutamento de recursos humanos.

como são obtidos os meus dados?

Na maioria dos casos, os seus dados pessoais são fornecidos diretamente por si, por exemplo, quando se inscreve no nosso site, quando responde a um anúncio de emprego, quando celebra um contrato connosco, quando atua em representação legal de uma entidade que celebra um contrato connosco ou, em geral, quando interage diretamente connosco.

Em outras situações, os seus dados pessoais podem ser-nos fornecidos por intermédio de outras pessoas, tais como a sua entidade empregadora ou antiga entidade empregadora, um Cliente Randstad junto de quem tenha submetido uma candidatura a emprego ou terceiros, incluindo colaboradores da Randstad, que submetam o seu CV a seu pedido.

Podemos, ainda, obter os seus dados pessoais através de outros meios e fontes, como, por exemplo, redes sociais profissionais, tais como o LinkedIn.  

por quanto tempo conservarão a minha informação?

Os seus dados pessoais serão conservados pelo período de tempo mínimo necessário e proporcional para a prossecução das finalidades acima descritas.

No caso de trabalhadores, os seus dados serão conservados para efeitos de cumprimentos das obrigações legais e de proteção dos interesses legítimos da Randstad.

Relativamente aos processos de recrutamento, e nos termos da legislação laboral, os seus dados serão conservados durante um período de 5 (cinco) anos.

Quanto a representantes legais e pessoas de contacto, os seus dados serão conservados enquanto o contrato ou alguma das suas obrigações vigorarem e, após, pelo período necessário para cumprimento de obrigações legais ou se necessário para a declaração, o exercício ou a defesa de um direito num processo judicial.

a minha informação será partilhada com outros?

A sua informação pessoal pode ser divulgada:

● No âmbito do Grupo Empresarial Randstad. A Randstad está inserida num grupo empresarial multinacional. Os seus dados podem ser divulgados a outras empresas do grupo no contexto da prestação de serviços partilhados entre empresas do grupo e para efeitos de reporte interno. 

● A Clientes da Randstad. No âmbito dos serviços de recrutamento de recursos humanos e na prestação de trabalho temporário.

● A terceiros prestadores de serviços da Randstad. A Randstad utiliza diversas entidades terceiras para prestar serviços, as quais poderão ter acesso aos seus dados.

● A Autoridades Públicas. Nos termos da lei aplicável, a Randstad está obrigada a divulgar dados à Administração Tributária, à Segurança Social, à Autoridade das Condições de Trabalho, e, na sequência de mandatos judiciais, às autoridades judiciárias.

De acordo com a presente política de privacidade, a utilização da sua informação pode envolver a transferência da mesma para outros países.

quais são os meus direitos?

A qualquer momento, pode solicitar-nos:

● O acesso aos seus dados pessoais;

● A retificação da sua informação pessoal;

● A oposição, o apagamento ou a limitação do tratamento dos seus dados pessoais;

● A portabilidade dos dados pessoais anteriormente fornecidos, de forma estruturada, compatível e num formato legível.

Para exercer os seus direitos, por favor contacte o nosso Encarregado de Proteção de Dados, através do seguinte contacto: privacidade@randstad.pt

Os seus pedidos serão tratados com especial cuidado, de forma a que possamos assegurar a eficácia dos seus direitos.

Poderá ser pedido que faça prova da sua identidade de modo a assegurar que a partilha dos dados pessoais é apenas feita com o seu titular.

Deve ter presente, que em certos casos, nos termos da lei aplicável o seu pedido poderá não ser imediato ou integralmente satisfeito.

De qualquer modo, será informado das medidas tomadas nesse sentido, no prazo de um mês a partir do momento em que o pedido for efetuado.

Tem ainda o direito de apresentar reclamação à autoridade nacional de controlo: www.cnpd.pt.

Posso revogar o consentimento posteriormente?
 

Se o consentimento for legalmente necessário para o tratamento de dados pessoais, o titular dos dados tem o direito de retirar consentimento em qualquer altura. No entanto este direito não compromete a licitude do tratamento efetuado com base no consentimento anteriormente prestado, bem como o tratamento posterior dos mesmos dados, com outro fundamento de licitude, como é o caso do cumprimento do contrato ou da obrigação legal a que a Randstad esteja sujeita.

Caso pretenda retirar o seu consentimento, por favor contacte o nosso Encarregado de Proteção de Dados, através do seguinte contacto: privacidade@randstad.pt.

Ainda tenho dúvidas...

Se permanecer com alguma dúvida referente a esta política ou outras questões de privacidade, ou pretender exercer algum dos seus direitos, por favor entre em contacto, através do e-mail: privacidade@randstad.pt ou pelo endereço postal: Avenida da República, 26 1069-228 Lisboa.

Atualizado a 3 de dezembro de 2020

privacy policy

about randstad

Randstad is committed to the protection of the personal data entrusted to it.

For this reason, all information of a personal nature is processed and protected with care, and always in accordance with applicable law: Regulation (EU) 2016/679, the General Data Protection Regulation (GDPR).

This Privacy Policy explains who we are, for which purposes we may process your personal data, how we process the data, to whom we disclose data, such as, customers and/or other companies within the Randstad Group, where they may be transferred to or where we may access them and what are your rights.

RANDSTAD II - PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, LDA, RANDSTAD RECURSOS HUMANOS, EMPRESA DE TRABALHO TEMPORÁRIO, S.A., SOLISFORM - FORMAÇÃO E SERVIÇOS, LDA., e TEMPO TEAM RECURSOS HUMANOS, EMPRESA DE TRABALHO TEMPORÁRIO, LDA (hereinafter jointly referred to as "Randstad Portugal" or "Randstad"), processes your personal data (also referred to in this policy as "information") in accordance with the purposes described below.

Randstad Portugal is the data controller in relation to the processing of your personal data.

Your personal data will be processed only for the following purposes:

Why do we need your information?

A. Relevant purposes for Randstad workers

-         Human resources management

Includes processing of data required for the execution, compliance and termination of an employment contract, working hours, absences and holidays, processing of wages and other benefits, relationship with the tax administration and Social Security, promotions and career development, training, evaluation, representation and communication with employees, exercise of disciplinary power.

-         Internal and Business Management

Includes activities such as project planning, registration of working times, company’s asset management, providing centralized services to increase the efficiency of operations, audits and investigations, management controls implementation, use of internal databases, file management, insurance, prevention, preparation and management of conflicts.

-         Safety, hygiene and health in the workplace

Includes activities related to safety, hygiene and health in the workplace, the protection of workers and of company’s assets, registration of workers and access management.

-         Analysis and management

Includes activities such as customer satisfaction surveys, management of mergers and acquisitions and sales of business units, and the processing of workers’ data for the purposes of reporting and analysis.

-         Compliance with legal obligations

Includes the processing of personal data strictly necessary for the fulfilment of legal obligations, such as disclosure of data as a result of judicial mandates, collaboration with the regulators and the defence of Randstad’s legitimate interests.

-         Protection of vital interests

The processing of personal data for the protection of vital interests of workers.

B. Purposes relevant to Candidates

-         Recruitment

Includes recruitment activities such as research, selection and placement in Randstad's Clients, as well as related activities. Within this scope, data on the processing of wages and human resource management will also be processed.

-         Execution of contracts

Includes activities such as execution of agreements with customers and partners, as well as the communication with third parties involved in the agreements (insurance companies, beneficiaries, intermediaries) and answer requests for customers and partners.

-         Development and improvement of services

Includes activities necessary for the development and improvement of services provided by Randstad, activity analysis and processing for statistical and scientific purposes. 

C. Purposes relevant to Legal Representatives and Contact Persons

-       Execution and performance of contracts

Includes processing of data required for the execution, compliance and termination of a contract with customers or partners, for the management of the contractual relationship and management of corresponding contacts and, if necessary, for the establishment, exercise or defence of legal claims.

- Compliance with legal obligations

Includes the processing of personal data necessary for the compliance of legal obligations to which Randstad is subject, such as accounting or tax obligations or retention of documents.

How is my information used?

- Legal basis for the processing of your data

Your data will only be used if one of the following situations occurs:  

1] You have provided consent by signing or accepting an online or paper form.

2] Your data is necessary for performance of a contract to which you are a party;

3]Your data is necessary for compliance with the legal obligations regarding the employment contract.

4] Your data is required to comply with a legal obligation to which Randstad is subject, such as the disclosure of data to tax and Social Security authorities, as well as other authorities

5] Your data is required for the purposes of legitimate interests pursued by the Randstad, as long as they do not prevail over the interests or rights, freedoms and safeguards of the data subjects.

Your personal data will not be used for other purposes than those described in this policy, without this being previously informed or, if applicable, your consent is obtained.

Your data will be processed by Randstad applying appropriate technical and organisational measures to ensure a high level of security, pursuant to GDPR.

In relation to job candidates, Randstad defines and analyzes behavior profiles in order to provide better service and recruitment of human resources.

How long will my information be kept?

Your personal data will be kept for the minimum necessary period of time and proportionate in the pursuit of the purposes described above.

In the case of employees, your data will be kept for the purposes of compliance with legal obligations and protection of Randstad’s legitimate interests.

With regard to the recruitment process, and in accordance with the labour law, your data will be kept for a period of 5 (five) years.

As to legal representatives and contact persons, your data will be kept while the contract or any of its obligations is in force and, after, for the period necessary for the compliance with legal obligations or, if necessary, for the establishment, exercise or defence of legal claims.  

Will my information be shared with others?

Your personal information may be disclosed

● Within the Randstad Corporate Group. Randstad is inserted in a multinational business group. Your data may be disclosed to other companies within the group in the context of service provision shared between group companies and for internal reporting purposes. 

● To Randstad customers. Within the scope of human resources recruitment services and provision of temporary work.

● To Randstad’s third-party service providers. Randstad uses various third‑parties to provide services, which could have access to your data.

● To Public Authorities. In accordance with applicable law, Randstad is obligated to disclose data to the Tax Administration, Social Security, the Authority for Working Conditions, and, as a result of judicial mandates, to the judicial authorities.

In accordance with this privacy policy, the use of your information may involve the transfer of the same to other countries.

what are my rights?

At any time, you can ask us:

● Access to their personal data;

● Correction of your personal information;

● Opposition, erasure or limiting the processing of your personal data;

● Portability of personal data previously provided, in a structured, consistent and in a readable format.

To exercise your rights, please contact our Data Protection Office, via the following contact: privacidade@randstad.pt

Your requests will be treated with special care, so that we can ensure the effectiveness of your rights.

You may be asked to make proof of your identity to ensure that the share of personal data is only done with the data subject.

You must bear in mind that in certain cases, in accordance with applicable law your request may not be immediately or fully satisfied.

Either way, you will be informed of the measures taken to this end, within one month from the time the request is submitted.

You also have the right to complain to the national control authority: www.cnpd.pt.

May I revoke consent at a later date?
 

If consent is legally required for the processing of personal data, the data subject has the right to withdraw consent at any time. However, this right does not affect the lawfulness of the processing performed on the basis of the consent previously provided, as well as further processing of the same data, under different lawfulness grounds, as is the case of compliance of an agreement or legal obligation to which Randstad is subject.

Should you wish to withdraw your consent, please contact our Data Protection Officer, via the following contact: privacidade@randstad.pt.

I still have questions ...

If you have with any further questions regarding this policy or other privacy issues, or you wish to exercise any of your rights, please contact by email: privacidade@randstad.pt or by postal address: Avenida da República 26, 1069-228 Lisbon.

updated on 3rd december 2020