A criação de um ambiente de trabalho positivo pode oferecer às empresas uma multiplicidade de benefícios. De acordo com o nosso estudo sobre employer branding, está entre as 5 principais razões pelas quais as pessoas escolhem trabalhar para uma empresa. Não só ajuda a atrair os melhores talentos, como também pode reduzir o turnover e o absentismo, aumentando simultaneamente a produtividade.

Para cultivar um ambiente de trabalho positivo para a sua empresa, é essencial prestar atenção às principais etapas que moldam a experiência do trabalhador desde o momento do recrutamento até à separação. Abaixo, compilámos algumas estratégias que o ajudarão a criar uma atmosfera acolhedora na sua empresa.

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como criar um bom ambiente de trabalho 

 

personalize o recrutamento

O seu processo de recrutamento não só influencia a sua capacidade de encontrar e contratar trabalhadores talentosos, como também diz muito sobre a cultura geral da sua empresa. As más técnicas de contratação podem conduzir a um ambiente de trabalho tóxico. 

Cada ponto de contacto do seu processo de recrutamento deve ser impecável e centrado no ser humano. Por este motivo, muitas vezes é melhor trabalhar com um especialista como a Randstad, que pode ajudar a tornar os esforços de recrutamento mais eficientes. A sua recompensa serão pessoas excelentes que acreditam e apoiam a sua organização e querem ajudá-la a ter sucesso.

Para além de dar um toque humano, siga estas sugestões para ajudar os seus candidatos a terem uma experiência de recrutamento positiva.

  • certifique-se de que as descrições das funções são rigorosas; ninguém quer perder tempo com candidatos inadequados
  • evite longos processos de candidatura, especialmente durante o processo inicial
  • verifique se a homepage de emprego da sua empresa é fácil de utilizar, está atualizada e tem links funcionais
  • mantenha os candidatos informados sobre o ponto em que se encontram no processo, quer enviando avisos de rejeição, solicitando mais informações ou contactando-os para marcar uma entrevista 

 

melhore o onboarding

O onboarding é outro marco importante na experiência do colaborador, uma vez que tem como objetivo integrar os novos colaboradores na empresa. Um programa de integração bem sucedido inicia os trabalhadores numa nota positiva, fornecendo-lhes os conhecimentos, a formação e o apoio de que necessitam para se tornarem membros produtivos da equipa. 

De facto, o onboarding provou ser um elemento-chave para reter e envolver os trabalhadores. As estatísticas mostram que mais de dois terços dos funcionários recém-contratados que passaram por um processo de integração bem sucedido permanecerão na empresa durante três anos. Além disso, uma integração eficaz pode aumentar a produtividade dos novos funcionários em 50%. 

Os procedimentos de onboarding estruturados garantem que todas as etapas do percurso são abrangidas e que todos os novos colaboradores recebem o mesmo nível de integração.

No entanto, não subestime os desafios que o trabalho híbrido ou remoto pode colocar ao seu processo de onboarding. Esteja preparado para se adaptar, conforme necessário, para envolver estes trabalhadores fora do escritório.

Se precisar de ajuda na integração, considere a possibilidade de contactar um especialista em soluções de RH para garantir que cobre estes pontos essenciais.

  • cada nova contratação terá de preencher os formulários legais e os formulários de pagamento necessários
  • a distribuição de equipamento técnico e de palavras-passe ou fichas deve ser imediata
  • os períodos de formação progressiva podem evitar sobrecarregar o novo funcionário - no entanto, ao mesmo tempo, quer que ele se empenhe desde o primeiro dia e não fique a olhar para um ecrã em branco
  • fornecer um mentor é uma ótima forma de ajudar o novo colaborador a familiarizar-se com a disposição do edifício, compreender como são organizados os almoços e as pausas e conhecer uma variedade de novos colegas
  • as sessões programadas com um manager ou representante dos RH podem garantir que o novo funcionário não é esquecido ou excluído.
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invista na formação e no desenvolvimento

Os colaboradores querem desempenhar melhor as suas funções, posicionar-se para uma promoção ou obter uma função diferente através de reskilling. Ao oferecer programas de formação e aulas em vários formatos e temas, mostra que também está a investir nos seus colaboradores. 

Os colaboradores com oportunidades de crescimento e desenvolvimento têm menos stress com a possibilidade de perderem os seus empregos devido aos avanços tecnológicos. Dados da Universidade de Phoenix para a The Society for Human Resource Management confirmam este ponto. Mais de metade dos trabalhadores inquiridos estão preocupados com o facto de os seus empregos poderem ser substituídos e 40% sentem que a tecnologia pode tornar os seus empregos obsoletos. No entanto, a estatística mais reveladora é que mais de 65% dos trabalhadores permaneceriam na sua atual entidade patronal se lhes fossem dadas oportunidades de upskilling e de reskilling. Este facto coloca pressão sobre o empregador se este quiser manter os seus valiosos trabalhadores. 

Além disso, o inquérito da Randstad de 2023 ‘Workmonitor’ revelou que a segurança profissional e financeira é uma prioridade para 92% dos trabalhadores. Embora os trabalhadores se sintam confiantes de que podem encontrar outro emprego, o redimensionamento da força de trabalho e a adoção da automação estão a provocar alguma insegurança. Oferecer aos trabalhadores orientação profissional, juntamente com oportunidades de upskilling e reskilling, pode ajudar os trabalhadores e as empresas a manterem-se competitivos. 

A sua organização tem provavelmente uma variedade de cursos de formação e segurança obrigatórios, alguns deles anuais. Embora sejam necessárias e benéficas, deve distinguir este tipo de cursos das oportunidades de formação e desenvolvimento. Assegurar que todos os seus colaboradores compreendem que tipo de formação está disponível e como aceder à mesma é um papel fundamental do departamento de RH.

 

mostre apreço

A oferta de recompensas pode ajudar a incentivar os trabalhadores e a mostrar-lhes que os valoriza. As recompensas não têm de ser monetárias, mas o dinheiro é sempre bem-vindo, especialmente em períodos de inflação. De facto, muitos trabalhadores esperam que a sua empresa ofereça algum tipo de ajuste do custo de vida para ajudar nas preocupações financeiras.

Para além de monitorizar a sua tabela salarial para garantir uma compensação adequada, considere as seguintes recompensas não monetárias como exemplos de bom ambiente de trabalho.

  • horários flexíveis, incluindo ajustes de turnos, folgas e dias de trabalho
  • trabalho remoto a partir de casa ou num modelo híbrido
  • reconhecimento através de prémios aos funcionários, menções durante reuniões ou em boletins informativos, ou agradecimentos pessoais
  • benefícios diversos, como estacionamento, brindes da empresa e a oportunidade de escolher entre diferentes projetos
  • recompensas para todo o departamento contribuem muito para melhorar o moral e incentivar o trabalho em equipa. Considere refeições de catering, atividades sociais e períodos de pausa prolongados
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desenvolver uma gestão sólida

Com demasiada frequência, as empresas promovem o pessoal a cargos de gestão com base nas razões erradas, como o tempo de serviço ou o desempenho profissional. Infelizmente, o facto de alguém ser o seu melhor vendedor não significa que será um bom gestor de departamento de vendas.

A capacidade de gerir pessoas depende de muitos outros aspetos. A utilização de ferramentas analíticas para avaliar o conjunto de competências pode ajudá-lo a determinar quem é mais adequado para uma vaga. Dedique algum tempo a discutir cuidadosamente os deveres profissionais com cada candidato. Por vezes, a atração por mais dinheiro ou prestígio pode causar uma aceitação precipitada e, em alguns casos, indesejável.

Outra forma de garantir um bom ambiente de trabalho é dar apoio aos novos chefes de departamento (e aos veteranos) através de cursos de formação e desenvolvimento. Os managers precisam de ter um conhecimento profundo da legislação laboral. Além disso, a gestão de conflitos, a tomada de decisões, a motivação e a organização são competências necessárias para um líder bem sucedido e que podem faltar ao seu trabalhador recém-promovido.

Se tiver pessoal para o efeito, providencie um manager mentor que possa ajudar a apoiar as novas funções. Além disso, certifique-se de que a cadeia de comando está claramente delineada. Por exemplo, novos supervisores são muitas vezes recrutados a partir dos atuais membros da equipe, causando uma mudança de papel desafiadora de colega de trabalho para chefe. Só fornecendo um apoio abrangente é que pode ajudar a desenvolver uma experiência de empregador positiva - para o manager e a sua equipa.

 

ofereça flexibilidade

O desejo de gozar a vida e o trabalho, em vez de gozar a vida embora a trabalhar, está a ganhar terreno entre os trabalhadores. Por conseguinte, os empregadores que pretendem um bom ambiente de trabalho devem assegurar um equilíbrio ideal entre trabalho e vida pessoal. O inquérito da Randstad ‘Workmonitor 2023’ sobre as atitudes dos trabalhadores demonstra este princípio.

  • 94% considera o equilíbrio trabalho/vida pessoal importante
  • 61% não trabalharia numa empresa que interferisse com o equilíbrio trabalho/vida pessoal

Uma das formas como uma organização pode influenciar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal é através de uma maior flexibilidade de horários e locais. Embora as oportunidades de trabalho remoto não estejam no nível em que estavam durante a pandemia, elas ainda são significativas para atrair e reter trabalhadores. 

Utilize técnicas de recolha de dados para determinar o que os seus colaboradores pretendem relativamente à flexibilidade do local de trabalho. A criação de um modelo de trabalho híbrido com alguns dias remotos permitidos pode ser tudo o que é necessário para melhorar a experiência de trabalho de muitos dos seus colaboradores. Outros podem preferir uma semana de trabalho de 4 dias ou a possibilidade de alterar o horário de trabalho. 

Two woman sitting in restaurant having a converstation, looking at laptop, smiling.
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ouça e aprenda

Fazer mudanças sem recolher opiniões pode levar a resultados desanimadores. Considere os seus colaboradores como recursos valiosos para criar um ambiente de trabalho positivo. Ao realizar inquéritos e sessões de reflexão, esteja atento às tendências, mesmo que as sugestões variem muito. Por exemplo, 20 pessoas podem ter opiniões diferentes sobre a revisão do bar/cafetaria, mas como todos mencionaram o tópico, sabe agora que a configuração atual não é adequada.

Para além disso, saiba que, devido à sua familiaridade com os processos de trabalho, os seus trabalhadores têm muitas vezes uma melhor compreensão do que o próprio sobre como melhorar a produtividade. Não seja tão rápido a rejeitar a sugestão de um trabalhador de nível básico.

Uma forma de centrar a atenção nos trabalhadores e de a afastar da liderança é deixar que sejam eles a dirigir a reunião. A sua função é ouvir, tomar notas e responder positivamente. Embora algumas ideias possam implicar mais tempo ou dinheiro do que a sua empresa pode despender, existem formas de abordar este assunto com delicadeza, sem rejeitar imediatamente uma sugestão.

 

concentre-se na experiência do trabalhador

Lembre-se de que a experiência do trabalhador está no centro de qualquer esforço para compreender e melhorar o ambiente de trabalho desejado. A experiência do trabalhador engloba todas as interações entre os seus colaboradores e a sua organização, tanto as positivas como as negativas.

Para o ajudar a criar uma experiência positiva para os seus colaboradores, desenvolvemos um modelo para mapear o percurso do trabalhador. Ao identificar os pontos de contacto críticos, desde o recrutamento até à desvinculação, este recurso ajudá-lo-á a identificar áreas de melhoria e a elevar o seu local de trabalho a novos patamares.

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conheça o modelo que pode ajudar a melhorar a experiência dos seus talentos

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