<span>A pesquisa da Randstad
sobre o branding do empregador revelou que os dois melhores motivadores para os
trabalhadores eram, em 2013, a segurança no trabalho e um pacote salarial competitivo.
Com muitas geografias numa situação económica limitada, pode ser difícil para os
gestores de contratação e pequenos empresários oferecerem dinheiro extra quando
os seus próprios orçamentos já estão em dificuldades para se manterem à tona.</span>
<p class="MsoNormal"><span><br>
Eis 10 excelentes incentivos não monetários que pode usar para motivar e reter
os melhores talentos:</span></p>
<ol><li class="MsoNormal"><span>Oferecer condições de trabalho
flexíveis, tais como fornecer aos telecomutadores a possibilidade de trabalharem
a partir de casa uma vez por semana, ou para os funcionários de escolherem o
seu próprio horário de trabalho de base em vez do típico das 9.00h às 17.00h.</span></li>
<li class="MsoNormal"><span>Fornecer planos de formação extensivos
– ambos internos e externos - para os funcionários completarem cursos
credenciados e formação profissional.</span></li>
<li class="MsoNormal"><span>Oferecer reconhecimento
tangível para os funcionários que constantemente se destacam - ou ao enviar um
e-mail com cópia para os líderes das empresas felicitando pelo trabalho bem
desempenhado, facultando ao funcionário uma nota escrita, ou revelando o seu
sucesso durante as reuniões mensais.</span></li>
<li class="MsoNormal"><span>Oferecer um dia de folga (para
além das férias anuais) como recompensa pela realização bem sucedida de uma
tarefa.</span></li>
<li class="MsoNormal"><span>Criar um dia temático mensal
para estimular a moral - por exemplo, dia internacional da alimentação, onde
cada membro da equipa traz um prato tradicional do seu país de origem.</span></li>
<li class="MsoNormal"><span>Oferecer recompensas baseadas
em interesses pessoais específicos - por exemplo, adesão ao ginásio local ou
bilhetes para o espectáculo de teatro mais recente.</span></li>
<li class="MsoNormal"><span>Ofereça tempo fora dos
compromissos profissionais normais para trabalhar em projectos em que os seus
funcionários possam estar interessados, mas que não estejam necessariamente
relacionados com a sua actividade principal.</span></li>
<li class="MsoNormal"><span>Crie um evento mensal ou trimestral
de atribuição de prémios que apresente os esforços dos funcionários que se
destacam continuamente nas suas áreas. Inclua prémios de colegas nomeados que
destaque os funcionários que evidenciam a liderança de forma consistente e ajudem
os seus estimados colegas.</span></li>
<li class="MsoNormal"><span>Proporcione a oportunidade aos
funcionários para se envolverem em trabalho voluntário - tal pode proporcionar não
só uma pausa agradável do escritório, mas também a oportunidade da vantagem
adicional de uma moral reforçada através de actividades altruístas.</span></li>
<li class="MsoNormal"><span>No caso de empresas que possuam
várias filiais, ofereça aos funcionários a possibilidade de mudar de cenário,
alterando cargos por uma semana ou mês.</span></li>
</ol><p class="MsoNormal"><span>Lembre-se, as
recompensas são concebidas como uma forma de demonstrar aos seus funcionários o
seu apreço pelo seu trabalho árduo, e enquanto dinheiro extra é muitas vezes
citado como motivador para os empregados, é muitas vezes a recompensa intangível,
não-monetária que têm o maior impacto na motivação dos funcionários.
Independentemente dos benefícios que oferece aos funcionários, procure fazer do
seu local de trabalho um ambiente onde o trabalho árduo é reconhecido e
recompensado numa base regular.</span></p>