A Inteligência Artificial (IA) tornou-se uma parte fundamental das nossas vidas nos últimos anos, revolucionando desde a forma como criamos listas de compras até à forma como os programadores escrevem código.

Embora a IA tenha muitas capacidades interessantes, como a capacidade de criar deep fakes, algumas pessoas ficam preocupadas com um possível impacto negativo que a IA possa ter no setor tecnológico. Especificamente, se programas de IA superinteligentes como o ChatGPT irão substituir por completo os profissionais de tecnologia.

De acordo com o Randstad Employer Brand Research, 18% dos profissionais de TI e tecnologia (globalmente) temem perder o emprego devido aos avanços na IA, sendo que esse número aumenta para 31% na América Latina (LATAM). Por outro lado, impressionantes 97% dos proprietários de empresas acreditam que o ChatGPT será benéfico para as suas empresas!

Então, qual é a verdade? Vamos explorar o futuro da IA no setor das TI, considerando tanto as oportunidades incríveis que ela apresenta quanto as preocupações válidas que levanta. O potencial da IA para melhorar a eficiência e produtividade em várias indústrias é inegável, mas também devemos abordar o impacto que pode ter nos profissionais.

o risco que a IA representa para a indústria de tecnologia e TI 

A IA continua a crescer a uma velocidade incrível. Em breve, será uma parte integrante das nossas vidas profissionais e pessoais, não apenas uma ferramenta útil para acelerar os processos. Isso significa que os empregadores e os profissionais devem estar preparados para as mudanças que a IA trará.

Identificámos as principais ameaças para a indústria. Exploramos como isso pode afetar os profissionais e discutimos o que os empregadores podem fazer para mitigar esses riscos e fortalecer a sua marca como empregador.

risco 1: subestimar o impacto da IA 

Subestimar o risco da IA será o principal erro de muitos empregadores.

Por exemplo, alguns empregadores podem decidir não investir em IA, vendo-a como uma moda passageira ou um contratempo. No entanto, entretanto, os seus concorrentes estarão a aprimorar as suas competências em IA. Eles vão aproveitar a IA para otimizar processos, melhorar a eficiência e obter uma vantagem competitiva. Sem perceberem, os proprietários de empresas podem ficar para trás!

Para mitigar este risco, seja proativo na adoção de soluções alimentadas por IA, ofereça formação aos profissionais e procure oportunidades para incorporar a IA nos seus processos de trabalho atuais. Ao ser um dos primeiros a adotar e aceitar a revolução da IA, os empregadores podem navegar pelos desafios e prosperar na paisagem em constante evolução da indústria de tecnologia.

risco 2: crescente receio de perda de emprego 

De acordo com o Randstad Employer Brand Research, 18% dos profissionais de TI e tecnologia a nível global temem perder o emprego devido à IA. Além disso, 8% dos profissionais globais pretendem mudar de emprego no próximo ano. O medo de perder o emprego é um preditor direto do comportamento de mudança de emprego, e a pesquisa da Randstad revelou que 43% daqueles que temem a perda de emprego afirmaram que pretendem mudar nos primeiros seis meses de 2023!

A segurança no emprego foi considerada o terceiro fator mais importante quando os funcionários estão à procura de um novo empregador. No entanto, a Goldman Sachs afirma que a IA poderá causar 'disrupção significativa' no mercado de trabalho, o que vai diretamente contra a necessidade de segurança dos seus profissionais. Isso, sem dúvida, deixá-los-á stressados e poderá até fazê-los procurar outro emprego. Como resultado, deve prestar muita atenção às preocupações dos profissionais sobre a segurança no emprego e o impacto da IA na empresa.

Para aumentar o sentimento de segurança no emprego dos profissionais, ofereça sessões regulares de formação para os, promova a promoção interna e evite despedimentos em massa sempre que possível. Certifique-se de discutir com os profissionais sobre como a empresa está e publique atualizações regulares sobre a empresa na página intranet do seu local de trabalho. Isso aumentará o investimento dos seus profissionais na sua empresa e ajudá-los-á a sentir-se mais seguros.

risco 3: desafios na adaptação ao local de trabalho

Adaptar os processos e tecnologias no local de trabalho para incorporar a IA pode ser dispendioso, demorado e pode reduzir a produtividade no local de trabalho por algum tempo. Como resultado, as empresas podem hesitar para alterar os seus sistemas e processos existentes. No entanto, evitar por completo a integração da IA significaria perder as vastas oportunidades que ela oferece para o crescimento e a inovação.

Mas aqui está a questão: os benefícios da IA podem superar em muito os desafios a curto prazo. A IA tem o potencial para otimizar as operações, automatizar tarefas repetitivas e melhorar os processos de tomada de decisão. Por exemplo, a Forbes estima que 40% do trabalho dos vendedores poderia ser automatizado usando a IA. Embora isso possa parecer assustador, isso não tornaria os vendedores obsoletos. Em vez disso, permitiria que os profissionais de vendas se concentrassem em tarefas que acrescentam valor e façam mais dinheiro para as suas empresas! Com o tempo, os ganhos de produtividade podem ser substanciais, levando a uma eficiência aumentada e a poupanças de custos.

Além disso, a utilização da IA abre portas para novas possibilidades. Isso ampliará o alcance de mercado, dará às empresas uma vantagem competitiva e tornará os funcionários mais produtivos durante o dia de trabalho. À medida que mais empresas integram a IA, aquelas que evitam a mudança correm o risco de ficar para trás nas respetivas indústrias.

a evolução do emprego no setor tecnológico

Agora que explorámos os riscos que a IA pode trazer para a indústria das TI, vamos aprofundar como os programas de IA estão a remodelar os papéis tecnológicos existentes e como recrutamos para eles. Esta secção explora algumas formas críticas pelas quais a IA afetará a atração de talentos, juntamente com estratégias para os empregadores se prepararem para esta mudança no local de trabalho.

remodelar e requalificar os papéis tecnológicos existentes

Para atrair os melhores talentos tecnológicos, os empregadores devem priorizar programas de aquisição e reciclagem de competências. Oferecer oportunidades aos profissionais para aprenderem e adquirirem competências relacionadas com a IA não só aumentará o seu valor dentro da empresa, mas também tornará a organização mais atrativa para potenciais candidatos que procuram oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional.

Além disso, a formação e progressão na carreira são o 5.º fator mais importante na escolha de um empregador ideal. Portanto, formar os seus profissionais não só faz sentido a nível empresarial, mas também melhorará a sua employer brand!

melhora a experiência do candidato

A IA pode revolucionar a experiência do candidato ao automatizar tarefas rotineiras, fornecer feedback em tempo real e oferecer recomendações de emprego personalizadas. O processo simplificado e a experiência personalizada durante o processo de candidatura destacarão a sua empresa como empregador de eleição. Os empregadores que aproveitam a IA para melhorar esta jornada destacar-se-ão num mercado de talentos competitivo.

fomenta uma cultura de inovação

Os profissionais de tecnologia serão atraídos por empresas que promovam uma cultura inovadora e abracem a IA como uma ferramenta de progresso. Em vez de posicionar a IA como uma ameaça à segurança no emprego, os empregadores devem criar um ambiente que encoraje a experimentação, a comunicação aberta e uma mentalidade de crescimento no que diz respeito à IA.

Demonstrar um compromisso com soluções impulsionadas pela IA será atrativo para candidatos que procuram locais de trabalho inovadores e dinâmicos, permitindo-lhe recrutar os melhores talentos de TI para a sua empresa.

elimina a parcialidade do processo de recrutamento

Práticas de recrutamento isentas de preconceitos são essenciais para garantir uma força de trabalho diversificada e inclusiva. Infelizmente, o preconceito e o preconceito inconsciente são traços inerentemente humanos que podem dar a alguns candidatos uma vantagem injusta sobre outros durante o recrutamento.

Felizmente, a IA não é afetada por esta condição humana. Ao utilizar ferramentas de IA, como a pontuação automática e a comparação de referências, os empregadores podem eliminar a parcialidade do processo de recrutamento para garantir uma força de trabalho justa e diversificada. No entanto, um estudo da Universidade de Cambridge descobriu que a IA pode reforçar estereótipos humanos se estes estiverem integrados no processo de recrutamento. Estas tecnologias selecionarão candidatos com base em traços ideais do candidato, o que poderia ser considerado tendencioso.

Em geral, o uso de processos de aquisição de talentos impulsionados pela IA reforçará o compromisso de uma organização com práticas de contratação justas e equitativas, destacando-a como empregador de eleição e fortalecendo a employer brand. No entanto, o uso de IA no processo de recrutamento destaca a necessidade de analisar as questões e os testes de recrutamento quanto ao preconceito inconsciente, benevolente ou outros tipos de pensamentos tendenciosos.

o que realmente importa na era da IA para o setor tecnológico

O rápido desenvolvimento da IA tem provocado uma transformação revolucionária tanto na indústria tecnológica como nas nossas vidas pessoais. Na verdade, a IA é a força motriz que nos impulsiona para um futuro onde máquinas inteligentes e a inteligência humana se fundem para criar possibilidades sem precedentes.

No entanto, alguns profissionais estão preocupados com o que a IA pode significar para o seu papel no trabalho. Preocupam-se em ter o seu emprego substituído por máquinas ou, pior ainda, que o seu trabalho se torne completamente desnecessário neste cenário em constante mudança.

Mas isso não precisa de ser o caso. Em vez de ver a IA como uma ameaça, os profissionais podem usá-la como uma ferramenta poderosa que complementa as suas competências e conhecimentos. Na era da IA, o foco desloca-se das tarefas manuais e repetitivas para responsabilidades mais estratégicas, criativas e complexas. As capacidades da IA podem ampliar o potencial humano, permitindo que os profissionais trabalhem de forma mais inteligente e eficiente.

Para os profissionais, a chave está na adaptação e no aprimoramento das competências para prosperar neste cenário dinâmico. Incentivar a aprendizagem ao longo da vida e adquirir competências relacionadas com a IA não só garantirá a segurança no emprego, mas também abrirá novas e empolgantes oportunidades e fortalecerá a marca do empregador. Em vez de serem substituídos, os profissionais podem tornar-se contribuidores valiosos para projetos impulsionados pela IA, aproveitando o poder da IA para resolver problemas complexos, tomar decisões baseadas em dados e impulsionar a inovação.

Interessado em obter mais informações sobre os sentimentos dos profissionais em relação à IA e como ela os afetará? Marque uma reunião para saber tudo sobre o Relatório do Setor do Randstad Employer Brand Research! O nosso relatório está repleto de factos e números para o ajudar a tirar o máximo partido dos seus profissionais de TI. Além disso, ficará a saber como os profissionais percecionam as marcas dos empregadores, dependendo da demografia e localização, bem como aprenderá a alavancar a relação entre empregador e empregado para obter resultados ótimos.