O panorama da aquisição de talentos está a mudar, impulsionado por tecnologias como a IA e mudanças demográficas. Hoje, contratar é muito diferente de há 10 anos.

No mundo atual, é fácil mudar de emprego com um clique. Profissionais procuram novas oportunidades como nunca antes, deixando funções atuais com rapidez.

Como pode garantir que o seu negócio se mantém competitivo com na atração e retenção de talento, enquanto navega neste dinâmico panorama?

A Randstad tem a resposta. Através do Randstad Employer Brand Research 2023 partilhamos consigo estratégias de como atrair e reter talentos.

representação de uma reunião sobre rstratégias de atração e retenção de talentos
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Como atrair e encontrar talentos?

Encontrar e reter talento são duas coisas muito diferentes. Encontrar talento trata de encontrar indivíduos com o potencial para se alinharem com as necessidades e metas da sua organização. Retê-los é mais complicado. Continue a ler para saber que medidas pode tomar para encontrar o melhor dos melhores e que medidas pode tomar para os manter.

Crie a sua Employee Value Preposition (EVP)

Encontrar colaboradores talentosos começa com uma ótima employee value proposition (EVP). A sua EVP é o conjunto de recompensas, benefícios e remunerações que o candidato receberá se o escolher como empregador.

Além disso, inclui todos os benefícios que os seus colaboradores podem esperar como parte da sua experiência de emprego. Isto pode incluir atividades sociais, folgas remuneradas, brindes da empresa e mais. Por exemplo:

  • compensação - através de remuneração e benefícios;
  • equilíbrio entre a vida profissional e pessoal;
  • oportunidades de crescimento;
  • eventos e festas da empresa;
  • ambiente de trabalho positivo;
  • contribuições para a pensão de velhice;
  • e muito mais.

Ao criar a sua EVP, é crucial considerar as prioridades dos seus profissionais. Geralmente, os colaboradores priorizam o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, o salário e a progressão na carreira. No entanto, essas prioridades podem diferir ligeiramente de acordo com a localização principal e a indústria da sua empresa. 

Segundo a nossa pesquisa, os profissionais na América do Norte valorizam mais o equilíbrio entre vida pessoal e profissional do que o salário ou compensações. No entanto, os colaboradores na Europa e na América Latina (LATM) valorizam o salário e a compensação acima de qualquer outro benefício no local de trabalho. Consulte o relatório global da Randstad para obter mais informações sobre as diferenças regionais nas EVPs.

Saiba a importância do employer branding para atrair e reter talento.

melhorar a employer brand

Desenvolva o seu employer branding

A marca de empregador (employer branding) é como o seu negócio é percebido por aqueles externos à sua organização e pelos recrutadores. Baseia-se na sua reputação como empregador, nas perceções dos candidatos a emprego sobre a sua marca e nas suas experiências globais com a sua organização. Este conceito multifacetado engloba vários elementos para formar uma visão abrangente de como é trabalhar na sua empresa.

Desenvolver uma marca de empregador pode ser um processo lento que requer marketing estratégico, comunicação eficaz e construção de relacionamentos com colaboradores atuais e futuros. Experimente seguir os seguintes passos para desenvolver a sua employer brand:

• Recolha feedback contínuo sobre o seu processo de recrutamento

Recolher feedback tanto de candidatos bem-sucedidos como de candidatos não selecionados ajudará a compreender o seu processo de recrutamento de um ponto de vista diferente. Isto permitir-lhe-á melhorar e aprimorar continuamente a experiência global do candidato.

• Personalize o seu processo de recrutamento

Ninguém gosta de receber um e-mail padronizado a informar que não foi selecionado para uma função. Se tiver margem para isso, dedique tempo para fornecer feedback personalizado aos candidatos, mesmo aos que não foram selecionados para o cargo.

Personalizar a abordagem mostra respeito pelo esforço dos candidatos e deixa uma impressão positiva, incentivando futuras candidaturas ou recomendações a outros profissionais.

• Assegure-se de que os seus colaboradores são os seus embaixadores

A melhor maneira de melhorar e tornar mais conhecida a sua marca de empregador é através do boca-a-boca da sua equipa atual. Se tratar bem os seus profissionais, eles partilharão isso com as suas conexões profissionais e amigos. 

Além disso, elogiarão profundamente a sua empresa e começarão a sentir um sentido de lealdade. Isso não só tornará o seu negócio num empregador de eleição, mas também melhorará a produtividade dos seus profissionais e reforçará a cidadania corporativa.

• Seja o maior defensor da sua equipa

Concentre-se no desenvolvimento dos seus colaboradores e apoie-os quando têm sucesso. Forneça-lhes a formação e o apoio de que precisam para ter sucesso no seu papel e desenvolverem-se na empresa.

Reconheça a sua equipa pelo trabalho bem feito através de reconhecimento público ou de alguns brindes da empresa, sempre que possível. Experimente implementar um programa de recompensas e reconhecimento que reconheça contribuições e realizações excecionais na sua empresa.

• Assegure uma identidade de marca consistente

Pode parecer um detalhe, mas manter uma identidade de marca consistente em todas as comunicações reforça a autenticidade e o profissionalismo da employer brand.

A consistência na marca estabelece uma identidade coesa e memorável, facilitando aos colaboradores, potenciais candidatos e clientes reconhecerem e conectarem-se com a sua empresa. Isso melhorará a sua presença online e offline, contribuindo também para o sucesso a longo prazo da sua organização.

Utilize os canais certos

Ao tentar atrair novos talentos, é vital que considere a persona do seu colaborador e utilize os canais certos para atrair esse perfil demográfico. Por exemplo, se trabalha na área dos media, poderá estar à procura de indivíduos com afinidade tecnológica que adorem as redes sociais.

Como resultado, o TikTok pode ser o melhor canal para encontrar candidatos. Se procura profissionais experientes, o LinkedIn pode ser o melhor. Recrutadores especializados podem ser necessários para quem trabalha nas indústrias de TI ou saúde. Para recrutamento em massa, experimente usar os populares portais de emprego.

Sabia que 48% dos colaboradores procuram emprego através destes quadros de emprego?

Além disso, a Randstad pode ser um canal valioso para o ajudar a encontrar o seu próximo contrato. Como líder global em soluções de talento, a Randstad compreende diferentes mercados e consegue ligar empresas a candidatos de alto nível e alinhados culturalmente.

O importante é que aproveite o seu conhecimento sobre o seu colaborador-alvo para garantir que investe nos canais certos.Isso permite maximizar o alcance e o envolvimento, ligando-se de forma eficiente ao grupo de talentos mais adequado à cultura da sua organização.

utilização dos canais mais utilizados para procurar emprego para atração de talento para as empresas
utilização dos canais mais utilizados para procurar emprego para atração de talento para as empresas

Canais utilizados para encontrar o próximo emprego

Randstad Employer Brand Research 2023, p.30

Como reter talento?

Depois de atrair o talento, o próximo passo é mantê-lo. Consulte as orientações abaixo sobre como reter os seus melhores profissionais.

Dê prioridade ao desenvolvimento dos profissionais

De acordo com o Randstad Employer Brand Research, a falta de oportunidades de crescimento é a principal razão pela qual um colaborador pode deixar uma empresa.Em 2023, a falta de progressão na carreira foi a terceira principal razão apontada pelos profissionais para deixarem o seu empregador atual.

Dar prioridade ao desenvolvimento dos colaboradores aborda esta preocupação e contribui para uma força de trabalho motivada, empenhada e leal. Reconhecer a importância do crescimento profissional e investir no desenvolvimento dos seus profissionais pode trazer inúmeros benefícios tanto para os indivíduos como para a organização.

Para reter talento, ofereça oportunidades de desenvolvimento, defina percursos de progressão claros e promova colaboradores internamente sempre que possível.

Ofereça pacotes de recompensa competitivos

O nosso Relatório Global de 2023 afirma que a remuneração é o segundo fator mais importante para um colaborador deixar o seu cargo. Rendimentos abaixo da média, combinados com o aumento do custo de vida, estão a levar os colaboradores a procurar novas funções para manter o seu estilo de vida.

Benefícios, folgas extra e equilíbrio entre vida pessoal e profissional — como o trabalho remoto — podem ser tão atrativos quanto um aumento salarial.

A comunicação é fundamental

Uma comunicação eficaz com os seus colaboradores é a chave para os manter. A comunicação aberta e transparente fomenta a confiança, o empenho e um sentido de pertença entre a sua força de trabalho. Quando os colaboradores se sentem ouvidos, valorizados e bem informados, estão mais propensos a manter o compromisso com a sua organização.

Comunique com os colaboradores através de reuniões 1:1, inquéritos de envolvimento, foco no bem-estar e promoção de uma cultura de comunicação aberta.

Incentive os colaboradores a contactar se não estiverem satisfeitos e assegure-se de agir com base nos seus comentários quando oferecidos. Mesmo que não possa implementar as suas sugestões, pode sempre explicar porquê.

A "arte" de atrair e reter talentos no mundo moderno

Encontrar e reter os melhores talentos para a sua organização pode ser difícil neste mundo moderno.Com os avanços tecnológicos e mudanças nas dinâmicas de trabalho, adquirir e reter talento tornou-se mais complexo do que nunca para as organizações.

Ao adotar estratégias inovadoras e acompanhar as tendências, é possível enfrentar este desafio e construir uma equipa que impulsione o sucesso organizacional.

Para encontrar os melhores talentos, procure reforçar a sua EVP, procurar novas contratações através dos canais adequados e dar passos para melhorar a sua marca de empregador. 

Focar-se no apoio e desenvolvimento dos colaboradores atuais, com comunicação aberta e incentivo à formação interna, pode ajudar a enfrentar esse desafio.

Para mais informações sobre como pode reforçar a sua marca de empregador e reter os melhores talentos, consulte o Randstad Employer Brand Research de 2023. Está repleto de informações úteis, estatísticas e dicas sobre a melhoria da experiência do colaborador, a retenção de talentos e a melhoria da sua employer brand.

Atrair e reter talento tem como base uma boa estratégia de employer branding. Na Randstad estamos prontos para ajudar a sua organização no processo de construção da sua employer brand! 

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