quote icon

Quem disse que as profissões especializadas não são para a Geração Z? Descubra como esta geração com experiência em tecnologia está a deixar a sua marca.

À medida que os trabalhadores mais velhos se reformam, as profissões especializadas enfrentam uma questão iminente: de onde virá a próxima vaga de talentos? A resposta pode estar nas mãos da Geração Z, que deverá ultrapassar os Baby Boomers no mercado de trabalho em 2024. No entanto, atrair esta geração ambiciosa e conhecedora de tecnologia requer uma mudança estratégica na forma como percecionamos e promovemos estas funções vitais.

Há muito tempo que lhes é dito que um diploma universitário de quatro anos é o caminho para o sucesso profissional, a Geração Z pode instintivamente inclinar-se para o ensino superior. No entanto, a narrativa está a mudar. Com o aumento dos custos do ensino universitário, as profissões especializadas surgem como uma alternativa viável e lucrativa, oferecendo um tipo diferente de realização profissional.

Então, como comunicar isto a uma geração que cresceu num mundo digital?

Man and woman sitting at table having a chat, while woman working on a tablet.
Man and woman sitting at table having a chat, while woman working on a tablet.

oferecer estágios e formação no local de trabalho

A Geração Z pode não trazer anos de experiência, mas traz consigo uma nova perspetiva e a capacidade de aprender rapidamente. Os estágios dão aos jovens a oportunidade de ganhar experiência de trabalho, adquirir competências e ganhar dinheiro ao mesmo tempo.

Por sua vez, as empresas que oferecem estes programas beneficiam frequentemente de custos de recrutamento mais baixos, de uma mão de obra mais diversificada e de taxas de retenção mais elevadas. E através da formação contínua no local de trabalho, estes jovens trabalhadores podem melhorar as suas competências na sua empresa à medida que a sua carreira progride. É uma situação em que todos ganham.

 

promover benefícios e valores empresariais de destaque

Para a Geração Z, os valores sólidos da empresa e um bom equilíbrio entre a vida profissional e pessoal são uma expectativa, e não um "bom ter". Para distinguir a sua empresa da concorrência, considere:

 

implementar políticas de trabalho flexíveis

As opções híbridas e remotas podem ser complicadas nos negócios, mas oferecer flexibilidade em termos de horas, dias de folga e férias pode ser um grande atrativo.

 

defender a diversidade, a equidade e a inclusão (DEI)

A Geração Z espera esforços tangíveis em matéria de DEI, pelo que deve promover ativamente as suas iniciativas nos materiais de recrutamento e nas redes sociais.

 

aproveitar as novas tecnologias

Ao incorporar as mais recentes tecnologias e ferramentas, estará a atrair um grupo mais jovem. Mas isso não é tudo. Quando trabalhadores mais velhos e experientes colaboram com trabalhadores da Geração Z com conhecimentos tecnológicos, cria-se uma oportunidade única de aprendizagem. Os colaboradores experientes podem aprender "novos truques", adotando ferramentas contemporâneas e plataformas digitais que, de outra forma, poderiam ter ignorado.

 

ligação com as escolas

O contacto com escolas secundárias locais pode abrir caminhos para apresentações de carreiras, concursos inovadores e oportunidades de experiência profissional.

envolver-se nas redes sociais

Nove em cada 10 adultos da Geração Z utilizam ativamente as redes sociais e cerca de metade passa, pelo menos, duas horas por dia nas mesmas. Manter uma presença forte em plataformas como o YouTube, o Instagram e o TikTok pode ser uma forma poderosa de chegar aos jovens talentos. Partilhe conteúdos pequenos e cativantes - pense em vídeos que mostrem aprendizagens, marcos da empresa ou vislumbres do "dia a dia".

 

realçar os benefícios financeiros

Contrariar o mito de que o sucesso é exclusivo dos licenciados. As profissões especializadas proporcionam um início sem dívidas, segurança no emprego e resistência à rutura provocada pela IA. É um caminho que não só evita dívidas universitárias substanciais, mas também oferece a flexibilidade para mudar de carreira mais tarde, se assim o desejarem.

 

Fonte: Randstad USA

recrute a geração z com a randstad como seu parceiro estratégico!

Atrair a Geração Z pode parecer um pouco um puzzle. A Randstad pode ajudá-lo a resolvê-lo. Entre em contacto hoje mesmo e vamos conversar sobre como trazer o dinamismo da Geração Z para a sua equipa.

aqui