Quando os negócios e o mundo do trabalho parecem estar a mudar mais rapidamente do que nunca, é essencial preparar a sua organização e o seu pessoal para o futuro, investindo no desenvolvimento de competências.

Uma função dinâmica de RH deve oferecer formas de assegurar o apoio contínuo da força de trabalho, incluindo o reskilling. O reskilling envolve formação e redirecionamento de trabalhadores para novas posições dentro da empresa, tornando o seu negócio mais resiliente e adaptável a mudanças no funcionamento. Utilizar os trabalhadores atuais para preencher futuras lacunas de emprego é uma estratégia rentável que encoraja o engagement e a retenção dos trabalhadores.

Vamos analisar mais de perto algumas das razões pelas quais o desenvolvimento de competências pode revelar-se crucial para a sua organização e as medidas práticas que pode tomar para implementar um programa de reskilling bem sucedido.

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para insights adicionais sobre o desenvolvimento de competências descarregue 5 estratégias para o upskill da sua força de trabalho

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Competências procuradas

Embora tenha sido sempre verdade que as empresas precisam de competências relevantes e aplicáveis na sua força de trabalho para terem sucesso, os desafios únicos gerados pela rápida aceleração dos desenvolvimentos tecnológicos criaram todo um novo conjunto de competências a pedido. Além disso, cada geração de trabalhadores traz para a mesa as suas próprias motivações e ambições. 

Segundo o World Economic Forum, que se reúne anualmente para discutir tendências globais em economia, tecnologias e sociologia, a automatização irá deslocar 85 milhões de empregos até 2025. Ao mesmo tempo, abrirá 97 milhões de novos postos de trabalho a pessoas com as competências e características certas. Para preencher estes postos de trabalho até 2025 e para além desta data, as empresas precisarão de requalificar os trabalhadores atuais para acompanharem as melhorias da indústria e desenvolverem funções. 

 

Exemplos de oportunidades profissionais com crescimento acelerado incluem:

  • Engenharia de software e computação em nuvem
  • Técnicos de IA
  • Analistas de dados
  • Vendas e marketing
  • Desenvolvimento de produtos
  • Sustentabilidade 
  • Sensibilização social

 

Embora os campos emergentes possam ditar a necessidade de um conjunto específico de hard skills, não negligencie a necessidade de requalificar os seus trabalhadores ao nível de soft skills. 

Por exemplo, o WEC previu que o pensamento analítico, criatividade e flexibilidade estarão entre as competências mais procuradas até 2025. Outras soft skills valiosas incluem:

  • Literacia digital e de dados
  • Inteligência emocional
  • Capacidade de trabalhar no âmbito de uma equipa
  • Gestão do tempo
  • Atitude positiva em relação à aprendizagem

Ao olhar em frente para o que o futuro pode reservar para o seu negócio, o reskilling tanto de hard como de soft skills deve estar no centro dos seus esforços para preparar a sua organização e o seu pessoal.

 

Randstad employer brand photo, internal, people, consultants, branch, branches
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estratégias para um reskilling bem sucedido

O reskilling da sua força de trabalho é comparável a muitos outros projetos e processos empresariais. Tem de adotar uma abordagem estruturada e orientada para os objetivos para minimizar as ineficiências e obter os melhores resultados.

O planeamento dos passos e ações mais importantes que precisa de tomar será crucial para os seus resultados finais.

 

1. não demore

As empresas e os trabalhadores têm muito a ganhar com o desenvolvimento de competências técnicas. As organizações têm acesso a competências e capacidades emergentes que contribuem para o desempenho futuro, enquanto os trabalhadores experienciam um maior engagement no seu trabalho e empregabilidade a longo prazo.

O reskilling tornou-se mais importante do que nunca na era corrente da transformação digital, uma mudança fundamental na forma como as empresas e indústrias operam. É vital fazer dele uma prioridade para a sua organização neste momento, em vez de o encarar como algo "agradável de ter" ou um objetivo a atingir em algum momento no futuro.

Reconhecer a importância de uma ação imediata - e fazer com que toda a empresa participe no projeto desde os gestores de topo até aos membros da equipa júnior - é um primeiro passo crucial no processo. Uma forma de capacitar os funcionários e vender o seu programa de reskilling ou de upskilling é oferecê-lo como uma forma de gerir percursos de carreira.

 

2. analise as suas competências atuais 

Para assegurar que as suas atividades de reskilling são relevantes e produtivas, deve ter uma ideia clara da sua posição atual no que diz respeito a competências na força de trabalho. Pode ser útil fazer alguma investigação dedicada sobre as competências e experiência já cruciais no seu sector e identificar prováveis lacunas de competências no futuro.

Quais são as tendências, desafios e oportunidades emergentes mais significativas, na sua indústria, e tem as qualidades e capacidade necessárias para lhes dar resposta? 

Este é um processo que deve ser seguido se procura melhorar a sua compreensão de onde tem atualmente os recursos e onde tem carências, tais como em competências digitais, que podem revelar-se problemáticas no futuro.

 

3. conheça os seus objetivos

A investigação do estado atual das competências na sua força de trabalho e a identificação de tendências no mercado mais vasto ajudará noutra parte crucial do processo de construção de competências: a identificação dos objetivos que deseja atingir.

Deverá estabelecer resultados claros e tangíveis que pretende obter com este esforço. Ao criar uma estrutura valiosa e planear os seus esforços de reskilling, poderá avaliar melhor os resultados à medida que o projeto avança. 

Uma abordagem que pode revelar-se benéfica é estabelecer objetivos que sejam SMART:

  • Específicos (Specific)
  • Mensuráveis (Measurable)
  • Atingíveis (Achievable)
  • Relevantes (Relevant)
  • Limitados no tempo (Time-bound)

Isto pode ser tão útil para trabalhadores individuais como para o departamento de RH e para a empresa como um todo. Um exemplo de um objetivo SMART que poderia acrescentar foco ao seu programa de reskilling é aumentar em 20% o número de pessoal de TI inscrito em esquemas de formação em cibersegurança ao longo dos próximos 6 meses.

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4. procure recursos

Como qualquer empreendimento no negócio, não pode esperar resultados que valham a pena se não tiver o tipo e a quantidade adequada de recursos para apoiar os seus esforços.

Felizmente, existem medidas que podem aumentar os seus esforços para enriquecer as competências da sua força de trabalho, mesmo que tenha equipas diversificadas e geograficamente distribuídas de trabalhadores à distância. Estes variam desde recursos gratuitos como cursos online abertos e vídeos publicamente disponíveis sobre temas relevantes até serviços mais especializados como certificações da indústria e programas de formação promovidos por associações profissionais.

Encontra módulos de formação que cobrem o desenvolvimento de competências como um todo ou que se especializam em certas áreas, incluindo:

  • Desenvolvimento de competências técnicas
  • Desenvolvimento de soft skills
  • Desenvolvimento de competências de liderança

 

5. conceba de projetos de reskilling à medida e relevantes

Um dos maiores desafios ligados ao reskilling e ao desenvolvimento da sua força de trabalho é o engagement dos formandos. Se deseja que os trabalhadores tenham um desejo genuíno de aprender e renovar constantemente os seus conjuntos de competências, é essencial proporcionar experiências positivas e relevantes que reflitam os interesses e prioridades das pessoas.

Envolva-se com o seu pessoal para descobrir o que estão interessados em aprender, como veem a sua carreira a progredir e onde sentem um défice de competências profissionais. Esta poderia também ser uma oportunidade ideal para falar sobre as abordagens preferidas das pessoas à aprendizagem e quais as plataformas, métodos e ambientes com que se sentiriam mais confortáveis.

Surpreendentemente, considerando todo o foco no reskilling e formação de trabalhadores entre profissionais de RH e liderança empresarial, apenas 20% dos trabalhadores inquiridos no LinkedIn Learning Report de 2022 sentiram que a aprendizagem era uma prioridade máxima no seu local de trabalho. Portanto, para facilitar uma atitude de aprendizagem, é necessário assegurar que todos, desde os gestores de topo até às mais recentes contratações, compreendem a missão de desenvolvimento de talentos da sua organização.

 

6. teste 

Os testes e iteração contínuos podem ajudá-lo a assegurar que as atividades de aprendizagem e reskilling da sua força de trabalho estão em constante evolução, melhorando e respondendo aos últimos desenvolvimentos relevantes para o seu negócio e indústria.

Pode avaliar como os seus programas estão a funcionar, recolhendo feedback dos participantes e convidando a sugestões sobre as melhorias que poderão ser feitas no futuro.

Poderá também ajudar a concentrar-se nas áreas de desempenho ou produtividade que espera que venham a beneficiar de reskilling. Comece por realizar uma avaliação de base das suas métricas de desempenho mais relevantes e acompanhe a forma como estes indicadores mudam à medida que as competências dos seus trabalhadores evoluem. Ao quantificar resultados, poderá tirar conclusões informadas sobre quais os aspectos do seu projeto de reskilling que estão a funcionar bem e onde precisa de mudar a sua abordagem.

 

7. proteja o seu orçamento de reskilling para o futuro

O reskilling não deve ser visto simplesmente como um "one off" ou como uma resposta a curto prazo a um desafio único como uma transformação digital ou um novo projecto, mas sim como um processo contínuo que faz parte do ethos e da cultura da sua empresa

É importante, portanto, assegurar que o orçamento que dedica a este processo seja protegido a longo prazo. Isto pode exigir que apresente um argumento comercial forte para o valor contínuo da requalificação - outra razão pela qual é tão crucial recolher constantemente dados e analisar o impacto do seu trabalho nesta área, tal como referido na etapa anterior.

Ao fornecer provas claras e ricas em dados de como o reskilling beneficia o negócio, pode ajudar a torná-lo uma parte fundamental das operações da sua organização. Esta estratégia coloca a sua empresa e o seu pessoal em posições de prosperar, independentemente de como o mundo do trabalho mude nos próximos anos.

 

 

programas de reskilling em prática

SAP

Esta empresa de software sediada na Alemanha, com mais de 230 milhões de utilizadores na cloud, oferece aos seus trabalhadores um ambiente de aprendizagem e desenvolvimento robusto com mais de 1 milhão de cursos disponíveis. A empresa iniciou a sua modernização digital em 2017 criando e seguindo um roteiro estruturado, incluindo o upskilling de mais de 4.700 trabalhadores e o recrutamento de novas contratações para funções essenciais.

Os trabalhadores atuais da SAP têm acesso a soluções de crescimento dinâmico que incluem:

  • Aprendizagem online e entre colegas
  • Vias de recrutamento interno
  • Programas de intercâmbio de empregos
  • Treino certificado

Iberdrola

Nem todos os programas de formação de trabalhadores são impulsionados pela digitalização. As alterações climáticas mundiais estão a fazer com que as empresas ambientalmente conscientes visem emissões líquidas zero, exigindo uma mudança nas operações e um novo conjunto de competências a nível da procura. A Iberdrola, líder mundial em energias renováveis, é uma dessas empresas.

A empresa planeia reconverter 15.000 trabalhadores para trabalhar em painéis solares e instalações de recarga de veículos eléctricos. Ignacio Galan, presidente da empresa e membro da Mesa Redonda Europeia da Indústria, acredita que estes são os empregos do futuro, e a sua empresa precisa de uma força de trabalho para cumprir o objetivo de uma utilização mais inteligente da energia. 

Ao oferecer aos trabalhadores uma oportunidade de crescimento através de reskilling e upskilling, estas duas empresas estão a ajudar a fechar o fosso de competências profissionais entre as profissões atuais e as que podem nem sequer existir até à próxima década.

 

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para saber mais sobre o upskilling, outro conceito importante, descarregue o nosso pequeno guia 5 estratégias para o upskill da sua força de trabalho

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