Ninguém poderia ter previsto a enorme tensão que a pandemia global iria colocar nos locais de trabalho em todo o mundo. Numa questão de meses, milhões de trabalhadores foram demitidos do seu posto de trabalho ou afastados até novo aviso, dezenas de milhões de trabalhadores foram forçados a transitar para o trabalho remoto e outros foram considerados trabalhadores essenciais que enfrentaram as incertezas de trabalhar durante uma pandemia global.

A boa notícia é que, de acordo com o nosso relatório Workmonitor, 78% da força de trabalho global está pronta a regressar ao local de trabalho. Além disso, 7 em cada 10 trabalhadores inquiridos acreditam que os seus empregadores os apoiaram durante a pandemia. 

No entanto, os trabalhadores ainda estão ansiosos sobre como será o futuro do trabalho. Esta ansiedade entre os trabalhadores pode levar a uma menor satisfação no trabalho, a uma diminuição da produtividade e a um aumento do esgotamento. 

Um estudo global recente mostra mostra que os empregadores podem reduzir este tipo de ansiedade com uma comunicação clara. Mas dos trabalhadores inquiridos, 40% afirmam que o seu empregador não comunicou uma visão clara para o local de trabalho pós-pandémico. Uma razão para esta falta de comunicação é que alguns empregadores ainda estão inseguros sobre o modelo de trabalho que pretendem adotar.

Neste artigo, vamos analisar os diferentes modelos de trabalho para o ajudar a planear um local de trabalho pós-pandémico e determinar qual destes modelos funcionará melhor para o seu negócio.

Tableau 2 - Available for a yellow, turqouise and white background. Please use the version for the background color as indicated in the file name. The zip file contains the illustration in EPS, PNG, SVG and AI format.

que modelo de trabalho é melhor para o seu negócio?

descarregue o nosso infográfico

o que são modelos de trabalho?

 

Em termos básicos, um modelo de trabalho retrata como uma empresa funciona no dia-a-dia e detalha as modalidades de trabalho para a força de trabalho. Não é raro as empresas terem modelos de trabalho diferentes para vários departamentos. Por exemplo, uma empresa pode ter um modelo de trabalho à distância para a sua equipa de vendas, mas manter um modelo de trabalho no local para o seu departamento de RH.

Durante décadas, o modelo de trabalho padrão foi uma semana de trabalho de cinco dias onde a maioria dos trabalhadores trabalhava no local. Contudo, o avanço da tecnologia permitiu que muitos trabalhadores trabalhassem a partir de casa, mesmo antes da pandemia. De facto, um estudo de 2019 revelou que 40% das empresas sedeadas nos EUA ofereciam pelo menos alguns tipos de opções de trabalho à distância e os peritos previam que pelo menos metade dos trabalhadores do Reino Unido estavam preparados para começar a trabalhar à distância mesmo antes do impacto da pandemia.

 

3 principais modelos de trabalho 

 

Embora a evolução do trabalho remoto estivesse lentamente a ganhar ímpeto, a pandemia global forçou mesmo as empresas relutantes em tornar o trabalho remoto uma realidade. Agora, com os efeitos da COVID-19 a começar a diminuir, muitas empresas em todo o mundo são confrontadas com três modelos de trabalho viáveis, incluindo:

 

1. modelo de trabalho presencial

Um modelo completo de trabalho presencial é aquele em que todos os trabalhadores trabalham no seu local de trabalho designado, todos os dias laborais. No entanto, o trabalho à distância pode ser possível em casos extremos, tais como uma criança doente ou em más condições climatéricas. Apesar deste nível limitado de flexibilidade, a maioria das funções do trabalhador deve ser completada no local de trabalho.

Normalmente, espera-se que estes trabalhadores estejam a trabalhar durante horas específicas estabelecidas pelos empregadores. Algumas empresas, no entanto, estão hoje a oferecer maior flexibilidade com horários, oferecendo opções, tais como trabalho a tempo parcial e turnos comprimidos.

 

prós:

Há inúmeros benefícios em seguir um modelo de trabalho presencial, como por exemplo:

  • comunicação em tempo real

Embora a tecnologia de comunicação tenha feito grandes progressos nos últimos anos, ainda é difícil substituir o contacto presencial. Embora 86% dos profissionais prefiram contactar os clientes via correio eletrónico, estudos mostram que a comunicação presencial é 34 vezes mais eficaz. Permite também a tomada de decisões instantâneas, o que pode melhorar a produtividade.

  • colaboração melhorada

Mesmo com o melhor software de reunião virtual, a colaboração pode ser difícil quando não é feita pessoalmente. Estudos sugerem que 93% e uma comunicação eficaz envolve sinais não-verbais. Estas dicas podem ser facilmente esquecidas durante as reuniões virtuais. Além disso, ter a sua equipa reunida num único local permite um brainstorming instantâneo de ideias, resolução imediata de problemas e aprovações em tempo real.

  • maior nível de segurança online

Os modelos de trabalho presencial asseguram também um nível mais elevado de segurança online. Uma vez que todos os colaboradores irão utilizar o mesmo servidor, a empresa pode controlar a segurança de todos os dados. Este fator é particularmente importante para as empresas que armazenam dados altamente sensíveis, tais como uma companhia de seguros de saúde que armazena registos médicos confidenciais dos seus clientes.

 

contras:

Há também várias desvantagens em manter uma mão-de-obra completa no local, como por exemplo:

  • pool de emprego mais pequena

Ao utilizar apenas um modelo de trabalho presencial, a sua empresa limita-se a contratar colaboradores que vivem ou estão dispostos a mudar-se para a sua área. Se a sua empresa estiver sediada numa grande cidade, este fator pode não ser um problema. No entanto, para uma empresa localizada numa zona rural, o trabalho presencial apenas pode limitar significativamente a sua reserva de talentos e o seu potencial para construir uma força de trabalho diversificada.

  • preocupações crescentes com a segurança

Enquanto os efeitos da COVID-19 começam a diminuir, os colaboradores ainda estão apreensivos quanto a regressarem ao local de trabalho a tempo inteiro. De facto, estudos mostram que mais de um em cada dois trabalhadores está preocupado com a exposição à COVID no local de trabalho. Para atrair estes talentos de volta ao local de trabalho, os empregadores devem investir em medidas de segurança acrescidas, tais como dias de baixa obrigatória, testes COVID-19 e equipamento de proteção para os trabalhadores, tais como luvas e máscaras faciais.

  • colaboradores relutantes

Muitos colaboradores, especialmente aqueles que foram forçados a trabalhar à distância durante a pandemia, estão relutantes em regressar ao local de trabalho, pelo menos a tempo inteiro. A realidade é que muitos colaboradores gostaram da flexibilidade do trabalho à distância e de como isso lhes permitiu manter um melhor equilíbrio entre trabalho e vida privada. Um estudo recente revelou mesmo que mais de um em cada quatro colaboradores inquiridos consideraria mudar de emprego se fossem forçados a regressar a um modelo de trabalho presencial a tempo inteiro.

 

quando é que o modelo de trabalho presencial é a opção certa?

Muitas empresas não têm outra opção senão manter um modelo de trabalho presencial. De facto, para algumas empresas, a própria natureza do trabalho proíbe-as mesmo de considerar o trabalho à distância. Por exemplo, os hospitais exigem que tanto médicos como enfermeiros trabalhem no local, a tempo inteiro; as empresas de construção precisam dos seus colaboradores no local de trabalho todos os dias; e os fabricantes exigem que os seus trabalhadores e operadores de máquinas permaneçam na fábrica.

Novos negócios, bem como os que entram numa fase de crescimento, podem exigir maior nível de colaboração que um modelo de trabalho no local de trabalho oferece. É importante que os empregadores avaliem as suas necessidades e objetivos e determinem que tarefas, se existirem, podem ser tratadas à distância ou se é necessário um modelo de trabalho presencial. 

Four colleagues having a meeting in a meeting room. Financial charts in the background.
Four colleagues having a meeting in a meeting room. Financial charts in the background.

2. modelo de trabalho remoto

Um verdadeiro modelo de trabalho remoto é aquele em que todos os colaboradores trabalham a partir de um local remoto. Normalmente, não existe um local de trabalho ou escritório primário, mas algumas empresas têm um local que utilizam para formação e reuniões.

Na maioria dos casos, os profissionais têm a opção de trabalhar a partir de qualquer local, incluindo a sua casa, café local, espaço de trabalho partilhado ou em movimento. No entanto, algumas empresas exigem que as suas pessoas que trabalham remotamente, trabalhem a partir de um local designado, tal como um escritório em casa.

Como empregadores e colaboradores se preparam para um local de trabalho pós-pandémico, muitos estão divididos quanto à eficácia da continuação do trabalho remoto a tempo inteiro. É vital para estas empresas explorar os prós e contras deste tipo de modelo de trabalho ao decidir quais as opções certas para elas.

 

prós:

As vantagens de utilizar um modelo de trabalho à distância incluem:

  • pool global de talentos

As empresas que investem num modelo de trabalho remoto completo podem contratar talentos de qualquer parte do mundo. Este fator é especialmente benéfico para os empregadores que lutam para atrair e reter profissionais qualificados e pode permitir que as empresas construam uma força de trabalho diversificada.

  • melhor equilíbrio trabalho-vida

Algumas empresas que mantêm um modelo de trabalho à distância ainda exigem que os seus colaboradores estejam no horário de trabalho durante um período de tempo específico. Por exemplo, um agente de serviço ao cliente à distância precisa tipicamente de estar disponível em determinadas horas. Outros empregadores, contudo, oferecem aos seus trabalhadores remotos uma maior flexibilidade desde que estejam disponíveis para reuniões agendadas e mantenham uma comunicação rápida.

Esta é uma boa notícia para os colaboradores, bem como para os empregadores. De acordo com o nosso relatório 2021 Employer Brand Research, 1 em cada 4 colaboradores considera a flexibilidade no local de trabalho como um arranjo de trabalho ideal. Este fator pode ajudar a dar aos empregadores uma vantagem competitiva no que diz respeito ao recrutamento de talentos de topo.

  • sem tempos de deslocação

Um dos melhores benefícios para as pessoas que trabalham a partir de casa é não ter tempo de deslocação, o que os pode ajudar a poupar tempo e dinheiro. A ausência de tempo de deslocação também pode beneficiar o empregador, reduzindo ausências inesperadas, atrasos e encerramentos devido a más condições climatéricas.

 

contras:

As desvantagens de utilizar este tipo de modelo de trabalho incluem:

  • maiores riscos de segurança

Ao gerir uma força de trabalho remota, a segurança dos seus dados online pode estar em maior risco. Uma vez que os colaboradores que trabalham à distância podem trabalhar a partir de qualquer local, incluindo cafés e quartos de hotel locais, é seguro assumir que nem sempre se ligam a uma rede segura. Sem as medidas de segurança adequadas, isto poderia colocar a sua empresa em risco de uma violação de dados.

  • distrações em casa

Quando a COVID-19 surgiu, muitos colaboradores foram forçados a criar um escritório improvisado em casa com pouco tempo e recursos. Contudo, as empresas que estão a considerar um modelo de trabalho à distância permanente devem encorajar os trabalhadores a desenvolver um espaço de trabalho dedicado, tanto em casa como em viagem. De acordo com o nosso estudo Randstad Workmonitor, 14% dos trabalhadores à distância acreditam que as distrações inerentes ao trabalho à distância afetam a sua produtividade.

  • cultura da empresa

36% dos executivos acreditam que o trabalho remoto prejudicou a cultura da empresa. A melhor forma de os empregadores poderem combater esta questão é investir numa plataforma de comunicação forte que lhes permita permanecerem ligados aos seus trabalhadores à distância. Além disso, os empregadores precisam de tomar medidas proativas para fomentar as ligações e preservar a cultura da sua empresa.

 

quando é o modelo de trabalho à distância a opção certa?

De acordo com um estudo recente, apenas 16% de todas as empresas em todo o mundo mantêm um modelo de trabalho à distância completo. A razão para este pequeno número é que a criação de um modelo de trabalho à distância completo não é ideal para a maioria das empresas.

Contudo, se a natureza do trabalho para os seus colaboradores puder ser realizada remotamente e a sua empresa tiver construído uma forte plataforma de comunicação para colaboração, este tipo de modelo de trabalho poderia permitir à sua empresa manter-se competitiva e estar preparada para um local de trabalho pós-pandémico incerto.

Man looking serious, sitting at a kitchen table with tablet.
Man looking serious, sitting at a kitchen table with tablet.

3. modelo de trabalho híbrido

A boa notícia é que os empregadores não têm de se comprometer com um modelo de trabalho completo no local ou à distância. Podem ter o melhor de dois mundos implementando um modelo de trabalho híbrido. Como o nome sugere, este tipo de plano de trabalho envolve algum trabalho presencial, bem como algum trabalho à distância.

Os modelos híbridos de trabalho funcionam de uma de duas maneiras. O primeiro tipo de modelo de trabalho híbrido permite que os colaboradores trabalhem alguns dias remotamente enquanto se deslocam para o local de trabalho em dias alternativos. Por exemplo, um trabalhador híbrido pode trabalhar dois dias a partir de casa e três dias no escritório.

O segundo modelo híbrido permite que alguns profissionais trabalhem à distância, enquanto outros devem continuar a trabalhar no local de trabalho. Esta é uma opção comum para empresas onde apenas algumas tarefas podem ser concluídas remotamente. Por exemplo, uma agência sem fins lucrativos pode exigir que os caseworkers continuem a trabalhar no local para que possam encontrar-se com os clientes, enquanto as equipas financeiras ou de marketing podem trabalhar a partir de casa.

 

prós:

Existem vários benefícios de um modelo de trabalho híbrido, como por exemplo:

  • aumento da produtividade

Um estudo recente mostrou que 34% dos empregadores inquiridos viram um aumento na produtividade quando os colaboradores trabalhavam a partir de casa. A opção de trabalhar a partir de casa durante pelo menos parte da semana de trabalho dá aos talentos a capacidade de trabalhar remotamente com distrações limitadas enquanto continuam a ter tempo para colaborar com as suas equipas quando trabalham no local.

  • maior satisfação profissional

A nossa investigação mostra que os profissionais querem um emprego que lhes permita manter um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal. Outras pesquisas mostram que a maioria dos colaboradores consideram um local de trabalho híbrido como o modelo de trabalho ideal. Oferecer um modelo de trabalho híbrido pode melhorar significativamente a satisfação profissional das suas pessoas, o que, por sua vez, pode aumentar a produtividade, diminuir o turnover e melhorar o moral no local de trabalho.

  • atrair talento de qualidade

A manutenção de um modelo de trabalho híbrido pode expandir a sua reserva de talentos a colaboradores que podem estar dispostos a lidar com uma deslocação mais longa se precisarem apenas de ir ao escritório alguns dias por semana. A opção de trabalho à distância também pode ajudar a sua empresa a atrair os melhores candidatos de talento que procuram uma maior flexibilidade no local de trabalho.

 

contras:

Embora os benefícios sejam grandes, existem ainda algumas desvantagens do modelo híbrido, incluindo:

  • falhas de comunicação

Um dos maiores desafios de um modelo híbrido é assegurar que todos estejam na mesma página. Com alguns colaboradores a trabalhar à distância e outros no local, pode ser difícil assegurar que a comunicação flua sem problemas entre todos. De facto, os trabalhadores à distância podem começar a sentir-se isolados se não forem mantidos a par de todos os assuntos relacionados com o trabalho.

  • burnout digital

Num estudo recente realizado pela Monster, 69% dos trabalhadores remotos estavam a debater-se com o esgotamento. Mesmo antes do ataque pandémico, muitos profissionais estavam a passar mais de 7 horas por dia online. Embora este tipo de burnout também possa acontecer no escritório, a principal fonte de trabalho de um trabalhador remoto é online. Acrescente-se o número de reuniões virtuais e sessões de colaboração de equipa que os trabalhadores à distância lidam diariamente, e é fácil ver a rapidez com que o esgotamento pode ocorrer.

  • novo desenho do local de trabalho

A menos que a sua empresa tenha mantido um modelo de trabalho híbrido antes da pandemia, a sua empresa poderá ter de repensar a forma de trabalhar. A criação de um modelo de trabalho híbrido permanente não acontecerá da noite para o dia. A sua equipa não só terá de reavaliar as tarefas e os horários de trabalho, como também poderá ter de redesenhar o local de trabalho físico. Com menos colaboradores no local de trabalho todos os dias, poderá ter de reestruturar o espaço de escritório e desenvolver mais áreas para colaboração e reuniões.

 

quando é que o modelo de trabalho híbrido é a opção certa?

Uma análise aprofundada de 800 empregos diferentes realizada pela McKinsey Global revelou que 20% da força de trabalho poderia efetivamente trabalhar a partir de casa pelo menos três dias por semana. A nossa investigação revelou também que 54% dos empregadores globais permitem aos seus colaboradores trabalhar remotamente durante pelo menos alguns dias. Pesquisas adicionais mostram que mais de 1 em 3 pessoas em todo o mundo querem manter um horário de trabalho híbrido.

Com estas estatísticas em mente, os empregadores devem examinar atentamente todas as tarefas e funções de trabalho para determinar quais os postos de trabalho que podem ser completados à distância e quais as tarefas que preferem que os talentos executem presencialmente.

glasses in various color combinations. Please use the background color as indicated in the file name. This is an image from the illustrated messages.

saiba mais sobre os 3 principais modelos de trabalho e descubra qual o melhor para o seu negócio

faça download aqui do nosso infográfico