soldador

Gostas do desafio do trabalho de precisão e da satisfação de saberes que o teu ofício sustenta tudo, desde edifícios a bicicletas? Se este for o caso, podes ter o que é preciso para seres um soldador. Como soldador, utilizarás calor intenso para fundir materiais, criando ligações seguras e robustas para suportar produtos de todos os tipos.

 

vagas de soldador
1

o que é um soldador?

Quando materiais como metais ou termoplásticos precisam de ser agregados, a tarefa requer um soldador. Os soldadores utilizam o calor elevado para fundir materiais, criando ligações fortes e duradouras entre eles. Como soldador, saberás quais são as melhores técnicas a utilizar em cada material e como criar rapidamente uma ligação forte e segura.

Estarás também familiarizado com as práticas e os equipamentos de segurança necessários para tornares seguro o trabalho com temperaturas elevadas para ti e para os outros. Dominarás uma variedade de técnicas diferentes e trabalharás em conjunto com engenheiros e outros profissionais para criares os produtos finais.

A soldadura combina a satisfação mental de padrões técnicos exigentes com as recompensas físicas de um trabalho artesanal de precisão. Se a combinação destes dois te parece boa, então um trabalho como soldador pode ser o ideal para ti.

soldadores na indústria

Toda a indústria que necessite de ligações duradouras entre metais precisa de soldadores.

Se quiseres trabalhar num ambiente interior movimentado, considera as indústrias transformadoras. Os soldadores nestas funções trabalham com tudo, desde ferramentas a contentores, automóveis, navios e aeronaves.

Se preferires mudar de local de trabalho e trabalhar ao ar livre, a soldadura na indústria de construção é para ti. Os soldadores de construção ajudam a criar os esqueletos de aço que sustentam os edifícios modernos. As competências de soldadura são procuradas mesmo em indústrias que te podem surpreender, tais como o fabrico de peças de computador.

Trabalhar como soldador seria adequado ao teu prazer de trabalho de precisão? Então, continua a ler para descobrires de que competências e qualificações precisas para prosperares numa função de soldador. 

soldador
soldador
2

salário médio de um soldador

Os soldadores são trabalhadores vitais em muitas indústrias, e, como soldador, o teu salário reflete a importância do teu trabalho árduo. De acordo com a Talent, o salário médio de um soldador ronda os 1240 euros mensais, sendo que este valor pode ascender até aos 26.880 euros para um soldador mais experiente.

fatores que afetam o salário como soldador

O teu salário como soldador é reflexo da tua familiaridade com diferentes processos de soldagem. Quanto mais aptidões diferentes tiveres, mais elevado será o salário que irás receber pelos teus serviços.

Além disso, as horas de trabalho influenciam a tua remuneração. Os soldadores trabalham frequentemente horas extraordinárias ou em horários socialmente menos comuns. Horários como estes não são para todos, mas se puderes trabalhar nestes turnos, eles podem melhorar os teus rendimentos.

3

tipos de soldador

Os soldadores dividem-se em diferentes categorias com base nas técnicas de soldagem que normalmente utilizam. Por exemplo:

  • os soldadores que dominaram a soldagem com gás inerte de tungsténio (TIG) utilizam este processo mais lento e mais complexo para realizar trabalhos especializados. 
  • os soldadores que empregam o processo mais simples, mas mais rápido de soldagem, por arco elétrico com gás de proteção (MIG), darão por si a trabalhar numa variedade de tarefas diferentes envolvendo painéis metálicos mais espessos. 
  • outras especializações de soldagem incluem a soldagem de tubos, que utiliza processos que incluem a soldadura TIG, mas que tem os seus próprios requisitos específicos. 

A grande diversidade de especializações de soldadura faz do trabalho de soldagem um excelente ponto de partida para encontrares a carreira que mais te convém.

carreira de mecânico
4

trabalhar como soldador

A soldagem é uma área muito variada, e a tua experiência a trabalhar como soldador reflete isso. As tuas opções para ambientes de trabalho incluem fábricas e locais de construção, assim como locais mais remotos como plataformas petrolíferas. Também tens uma grande variedade de diferentes técnicas de soldagem que podes escolher para te especializares.

 

vagas disponíveis
5

educação e competências

Não importa por onde se começa, existem muitos caminhos para desenvolveres as competências técnicas necessárias para seres um soldador. Podes desenvolver as tuas competências através de:

  • um estágio em soldadura, onde o ensino teórico em sala de aula se faça em conjunto com experiências práticas no local de trabalho.
  • um curso de formação ou complementar que te coloque num dos patamares de soldador, que os cursos técnicos de soldadura oferecem.
  • uma formação superior relacionada com soldadura, como uma licenciatura ou um mestrado em Engenharia de Soldadura.

Para além das capacidades de soldadura necessárias, também terás de provar que podes manusear este equipamento em segurança. Os requisitos variam, mas muitos empregadores privilegiam os soldadores com certificação na área da segurança no trabalho.

 

6

localizações com mais vagas para soldador

7

vantagens de trabalhar como soldador através da Randstad

Encontrares o teu trabalho de soldador através da Randstad oferece vantagens importantes, tais como:

  • uma grande variedade de oportunidades de formação e desenvolvimento
  • uma pessoa de contacto experiente que te fornecerá ajuda se necessário
  • um leque de oportunidades na tua área
  • um pagamento semanal ou mensal, dependendo do trabalho
  • contratos temporários e permanentes

Queres um contrato permanente? Um trabalho temporário como soldador é muitas vezes um trampolim para um interessante trabalho permanente. Todos os anos, milhares de pessoas conseguem um contrato permanente com grandes empregadores graças a um trabalho temporário encontrado através da Randstad. Além disso, muitas empresas recrutam os seus empregados permanentes também através da Randstad!

8

perguntas frequentes sobre trabalhar como soldador

Aqui ficam algumas das perguntas mais frequentes sobre o trabalho como soldador.

thank you for subscribing to your personalised job alerts.