mecânico

Sentes prazer em reparar aparelhos e máquinas avariados? Então, um trabalho como mecânico pode ser a coisa certa para ti. Há sempre uma grande procura por mecânicos, por isso terás uma grande oportunidade de trabalho! Lê mais sobre como e onde podes trabalhar como mecânico, o que é necessário, dá uma vista de olhos ao salário médio, e descobre quais são as tuas oportunidades de carreira.

 

vagas de mecânico
1

o que é um mecânico?

Como mecânico, instalas, manténs e reparas todo o tipo de equipamento. Algumas máquinas com que irás trabalhar estão avariadas e precisam de ser reparadas. Outras são novas e precisam de ser instaladas. Cabe-te a ti saber o que fazer para colocar e manter tudo a funcionar. Onde quer que ocorra uma avaria ou necessidade de manutenção, tu serás como um anjo anunciado.

 

o que é que um mecânico faz?

Como mecânico, és responsável pela instalação, manutenção e reparação de várias máquinas ou dispositivos. E, às vezes, até irás ajudar na construção de equipamento! Uma coisa é certa: o teu trabalho como mecânico tem tudo a ver com a prevenção de problemas técnicos e a sua resolução.

mecanico
mecanico
2

salário médio de um mecânico

Como mecânico a tempo inteiro, segundo a Talent, irás ganhar uma média de 1042 euros por mês, correspondentes a 6,41 euros por hora. Por ano, ou seja, a média de salário de um mecânico ronda os 12,500 euros anuais. Este valor pode, no entanto, aumentar até cerca de 18,675 euros, para mecânicos mais experientes ou de setores específicos e mais especializados. Ao valor poderão ainda somar-se subsídios e bónus, dependendo da empresa para a qual trabalhes e do contrato estabelecido.

quando irás ganhar mais como mecânico?

Como mecânico, ganhará mais a cada ano de trabalho. O setor em que trabalhas tem uma grande influência no teu salário. Em alguns setores são necessários conhecimentos específicos. Tens esses conhecimentos? Se assim for, o teu salário será provavelmente muito mais elevado do que em outros cargos como mecânico. Portanto, continua sempre a aprender, para que possas criar oportunidades de carreira para ti próprio! 

3

oportunidades de carreira como mecânico

Existem várias oportunidades de carreira para mecânicos. Por exemplo, podes avançar para posições técnicas de maior destaque! Tais como estas posições:

  • gestor de trabalho: já tens muita experiência como mecânico? E sentes que mantém uma boa visão geral da situação e que os novos mecânicos te vêm pedir ajuda? Então, um trabalho como gestor poderá ser ideal para ti. Nesta posição, estarás envolvido no contacto com o cliente, terás um papel de consultor e supervisionarás os projetos em curso. Supervisionarás a mecânica, para que o projeto possa ser levado a uma conclusão bem sucedida. 
  • gestor de sistemas: não só sabes como o equipamento funciona, independentemente um do outro, mas também sabes como todo o equipamento é configurado um para o outro. Pensa de forma mais ampla e encara o panorama geral! Alguma coisa corre mal com o software? Então sabes melhor do que ninguém como resolvê-lo de forma rápida e simples.


Queres aumentar as tuas oportunidades de carreira? Então, começa a trabalhar no teu desenvolvimento pessoal.

4

tipos de mecânicos

Cada empresa é diferente. E, portanto, cada empresa precisa de um tipo diferente de mecânico! Como mecânico, podes, portanto, especializar-te numa destas categorias:

mecânico de serviço técnico

Como mecânico de serviço técnico, cabe-te amplamente resolver falhas. Substituirás peças e repararás máquinas, mas também efetuarás a sua manutenção.

mecânico de refrigeração

Vais trabalhar como mecânico de refrigeração? Então, manterás principalmente os sistemas de refrigeração em funcionamento. Estes podem ser congeladores ou frigoríficos, mas também podes trabalhar para empresas de TIC que tenham servidores informáticos numa área refrigerada.

mecânico de telecomunicações

Como mecânico de telecomunicações, trabalharás principalmente para gestores de redes. Serás um elo indispensável quando se trata de telefonar, navegar na Internet e ver televisão. Existe algum problema de funcionamento com a Internet? Então, irás resolvê-lo sem qualquer dificuldade. Instalarás redes de fibra e colocarás a instalação para equipamento de transmissão, entre outras coisas.

técnico de prevenção de incêndios

A tua tarefa mais importante como técnico de prevenção de incêndios é tornar todos os tipos de edifícios seguros contra incêndios. Pensa na impermeabilização de instalações tecnológicas, tais como condutas de água, condutas de ar e condutas de cabos. Os selos são importantes para que as pessoas possam sair de um edifício em segurança no caso de deflagrar um incêndio.

explora outras carreiras
5

trabalhar como mecânico

O que se pode esperar quando se começa a trabalhar como mecânico? Será bom que saibas as seguintes coisas:

 

Pôr um dispositivo a funcionar é sempre um desafio. Nenhum problema é igual ao anterior. Essa variedade de possibilidades mantém-me alerta.

Zeger
mecânico
vagas disponíveis
6

torna-te mecânico com estes cursos e qualificações

Para te tornares um mecânico precisas obviamente da formação adequada. A maioria dos mecânicos segue uma formação profissional intermédia, orientada para a mecânica. 
Já sabes exatamente de que tipo de mecânico te queres tornar? Então segue o curso para mecânico de automóveis ou o curso para mecânico de manutenção e serviço. Dessa forma podes especializar-se imediatamente na tua área!

Dá uma vista de olhos aos seguintes cursos de técnicos:

  • Aprende a manter as instalações em boas condições em todos os momentos com a nossa formação de técnico de serviço.
  • Não tens medo de te sujares? Então, aprende tudo sobre as máquinas de uma fábrica e como repará-las com o curso de engenharia eletrotécnica.
  • Ou amplia os teus conhecimentos em engenharia eletrotécnica com o nosso curso de engenharia mecânica.
7

que qualidades e competências se desenvolve enquanto mecânico?

A caraterística mais importante de um mecânico? Perceção técnica, é claro! A tecnologia não tem segredos para ti: és sempre rápido a descobrir como funcionam os dispositivos ou as máquinas. E também tens os conhecimentos necessários para os reparar. Isso faz de ti o mecânico ideal. Além disso, estas qualidades também são úteis quando se procura um emprego como mecânico:

  • foco na solução: como mecânico, não pensas em termos do problema, mas em termos da solução. És criativo e não te limitas a olhar para os lugares mais evidentes quando queres resolver um problema. Fazes disto um desafio para encontrares uma solução para um mau funcionamento ou um componente partido da forma mais rápida possível. Dessa forma, graças a ti, tudo volta a correr bem!
  • capacidade de ação rápida: podes estar certo de que uma avaria chega sempre no momento errado. Para um mecânico é, portanto, muito importante manter a cabeça fria, agir eficazmente e encontrar a solução para cada problema com rapidez
  • trabalhar em segurança: como mecânico é muito comum que trabalhes com instalações complicadas ou equipamento perigoso. Mantém-te sempre atento aos regulamentos de segurança e assegura-te de que tudo acontece em segurança. Desde a verificação até à substituição de peças e reparações, tudo isto é feito da forma mais segura possível
  • olho para o detalhe: a causa de um mau funcionamento pode ser encontrada em componentes mínimas. Como mecânico é, por isso, muito importante que tenhas um olho clínico para os detalhes! 
9

vantagens de trabalhar como mecânico através da Randstad

Quando se trabalha através da Randstad, tem-se inúmeras vantagens. Por exemplo:

  • pagamento semanal
  • plano de pensão após 26 semanas de trabalho
  • uma pessoa de contacto permanente, a quem te podes dirigir para pedires ajuda
  • a nossa Randstad-app permite-te declarar rapidamente as horas de trabalho e dá-te sempre uma visão clara do teu horário de trabalho
  • damos-te o pagamento das férias e o direito a 25 dias de férias
  • contrato permanente? Um trabalho temporário como mecânico através da Randstad é muitas vezes um passo decisivo para conquistares um atraente trabalho permanente. Todos os anos, milhares de pessoas ganham um contrato permanente com grandes empregadores graças a um trabalho temporário connosco. Além disso, muitas empresas recrutam os seus empregados permanentes parcialmente através da Randstad
10

perguntas frequentes sobre mecânicos

Aqui ficam algumas das perguntas mais frequentes sobre o trabalho como mecânico.

thank you for subscribing to your personalised job alerts.