técnico

A maioria das empresas utiliza eletrónica e maquinaria que requer manutenção rotineira para se manter em pleno funcionamento. Quando és técnico, tens o importante trabalho de manutenção do equipamento, de resolução de problemas em caso de avarias e de reparação das máquinas. Para além de manteres as máquinas em funcionamento, também contribuis para melhorar o desempenho de vários equipamentos. Como técnico, tens a liberdade de trabalhar em múltiplos setores de produção e saúde.

empregos como técnico
1

o que é um técnico?

Como técnico, podes assegurar que o equipamento e as máquinas estão devidamente equipados e em bom estado de funcionamento. Realizas procedimentos de manutenção de rotina para identificares quaisquer problemas nas máquinas. As inspeções regulares asseguram a deteção imediata das necessidades de reparação e de resolução de problemas.

Os técnicos não se limitam a resolver problemas mecânicos. Lidam também com falhas elétricas e quaisquer problemas dentro dos sistemas de produção. Asseguram que o processo de fabrico está operacional para evitarem a redução da produção, os tempos de paragem e artigos com qualidade inferior aos padrões. As rotinas de manutenção visam proporcionar padrões de produção de alta qualidade.

o que faz um técnico?

Muitas vezes, o trabalho de manutenção realizado por um técnico divide-se em manutenção preventiva, geral e preditiva. Como técnico de manutenção preventiva monitorizas o equipamento ou as máquinas e completas quaisquer reparações necessárias para evitares avarias e melhorares a vida útil do equipamento. Os produtores de máquinas definem os horários de manutenção periódica, que são cruciais após ciclos operacionais pré-determinados. Durante a manutenção preventiva, trabalhas com engenheiros para desenvolver programas de monitorização e reparação para manter o desempenho das máquinas sem falhas.

Enquanto técnico de manutenção preventiva operas com a expetativa de que uma máquina não esteja em funcionamento no futuro e asseguras que prolongas a vida útil do equipamento. Como técnico, o teu trabalho consiste em instalar ferramentas de monitorização do desempenho para te ajudar a identificar as causas de eventuais falhas. Também realizas testes e verificações regulares para determinares a capacidade de trabalho e métodos de manutenção rentáveis. Como técnico de manutenção geral, tratas de reparações de emergência e de questões gerais que surjam, como falhas elétricas.

Será que trabalhar como técnico se adequaria à tua capacidade de raciocínio dedutivo e atenção aos detalhes? Então, continua a ler para descobrires de que competências e qualificações precisas para prosperares numa função de técnico.

 

empregos como técnico
empregos como técnico
2

salário médio de um técnico

O salário médio de um técnico em Portugal ronda os 1.205 euros mensais, correspondentes a 7.42 euros por hora e a 14.461 euros por ano. Este valor poderá ser inferior quando assumes um cargo inicial, rondando os 11.995 euros anuais, mas também podes chegar a receber 20 mil euros por ano, dependendo da experiência adquirida. Alguns técnicos recebem à hora e pelas horas extraordinárias quando aceitam trabalho de emergência. Para além do salário de base, a maioria das empresas oferece aos técnicos um seguro de saúde e regimes de pensão. Terás também de dias de férias pagos e de bónus anuais por fazeres um trabalho de valor incalculável. 

como melhorares o teu salário como técnico?

O teu salário como técnico depende da tua especialização e do teu nível de experiência. Se trabalhares numa fábrica, é provável que ganhes mais do que um técnico geral. Isto porque um técnico de manutenção numa fábrica lida com reparações complexas e necessita de conhecimentos básicos de engenharia mecânica. As qualificações académicas e a experiência também aumentam o teu pacote de remuneração. Podes aumentar os teus salários trabalhando para uma empresa maior, uma vez que estas terão melhores salários e proporcionarão numerosos benefícios devido à complexidade dos seus projetos.

3

tipos de técnicos

Em vez de trabalhares como técnico geral, podes especializar-te num campo específico, como por exemplo:

  • técnico de manutenção industrial: como técnico industrial, manténs maquinaria em fábricas e indústrias de manufatura. Também podes solucionar problemas de equipamentos para garantires o seu funcionamento de acordo com o esperado. Em caso de problemas ou falhas, executas as reparações. 
  • técnico de manutenção de edifícios: trabalhar como técnico de construção envolve a manutenção regular em propriedades e edifícios residenciais. Após a construção, deves assegurar-te de que os sistemas de canalização, aquecimento e ventilação estão a funcionar. 
  • técnico de manutenção em obras públicas: como técnico em obras públicas, constróis, manténs e reparas calçadas e ruas da cidade. Também inspecionas estradas e linhas férreas para assegurares a segurança dos comboios e veículos. 
  • técnico de informática: como técnico de informática, és responsável pela identificação de problemas em sistemas informáticos e pela procura de soluções. Também detetas regularmente problemas e realizas testes de diagnóstico para verificares a existência de problemas e assegurares que cada parte do sistema informático funciona corretamente.
4

trabalhar como técnico

Tornares-te um técnico permite-te desenvolver competências técnicas notáveis e construíres a tua carreira. Descobre as tarefas que os técnicos realizam diariamente e o seu ambiente de trabalho.

ofertas de emprego
5

educação & qualificações

 

Necessitas das seguintes qualificações para te tornares um técnico:

  • licenciatura: podes obter um certificado ou diploma para aprenderes as competências técnicas relevantes para a engenharia. É possível encontrar cursos de engenharia mecânica ou de manutenção em várias faculdades. 
  • cursos técnicos: alguns cursos técnicos, de teor mais prático, dão-te competências para conquistares uma vaga de técnico. Ainda assim, o ideal é que tenhas também um curso universitário. 
  • estágio: algumas empresas oferecem programas de estágio em engenharia avançada. Esta é uma boa forma de combinares os conhecimentos académicos com a prática profissional. 

aptidões e competências

O conjunto de habilidades ideal para alguém que quer tornar-se um técnico inclui:

  • habilidades de resolução de problemas: a tarefa principal de um técnico é resolver problemas de mecânica que impedem o funcionamento adequado de um equipamento. Isto significa que é necessário teres uma capacidade criativa de resolução de problemas para desenvolveres soluções e reparações que permitam restaurar o desempenho de uma fábrica ou da maquinaria. O raciocínio dedutivo reforça a tua capacidade de resolução de problemas e ajuda-te a isolar a causa principal da falha nos relatórios ou observações da equipa de produção. 
  • destreza manual: quer estejas a determinar a causa de um problema ou a reparar os danos, precisas de utilizar ferramentas específicas. Isso significa que deves ser hábil na utilização das tuas mãos e das ferramentas à tua disposição para manipulares os componentes das máquinas durante a instalação. Por vezes, é necessário substituíres peças de máquinas durante as reparações, o que é fisicamente exigente. 
  • atenção aos detalhes: quando és técnico, deves detetar falhas num sistema ou nas funções de uma máquina por observar ou ouvir os ruídos que produz durante o funcionamento. Se compreenderes as operações de rotina do equipamento, a tua atenção aos detalhes ajudar-te-á a identificar problemas no sistema. 
  • capacidades de comunicação: as tuas capacidades de comunicação ajudar-te-ão a transmitir instruções claras a outros técnicos ou a explicar uma solução para a falha da máquina. A comunicação escrita excecional permite-te criar procedimentos de manutenção e manter a documentação necessária para cumprir as orientações de produção. 
  • gestão do tempo: precisas de programar e planear as rotinas de manutenção para garantires que são feitas a tempo. É igualmente importante reservares tempo na sua agenda para problemas inesperados na maquinaria ou pedidos de resolução de problemas.
6

FAQs

Perguntas frequentes (FAQ’s) sobre trabalhar como técnico.

thank you for subscribing to your personalised job alerts.