engineer

Numa função de engineer aplicas os teus conhecimentos de ciência e de matemática para resolveres problemas do mundo real. Como engenheiro, irás enfrentar problemas que afetam diretamente a sociedade e farás uso da tua criatividade para desenvolveres soluções para eles. A engenharia irá oferecer-te numerosas perspetivas de carreira e oportunidades de emprego. Esta função irá exigir criatividade e pensamento crítico para trabalhares em vários projetos que servem para solucionar problemas.  

empregos como engenheiro
1

o que é um engineer?

Como engineer, vais aplicar os principais conceitos da ciência e da matemática para encontrares soluções práticas para vários problemas técnicos. O teu trabalho conduz a soluções úteis com aplicações comerciais que vão ao encontro das necessidades da sociedade e dos consumidores.

Os engenheiros desenvolvem produtos inovadores fazendo uso de designs e de processos comprovados. Ao criares um produto, num papel de engineer especificas muitas vezes os requisitos e montas os componentes. Também testas as funcionalidades para te assegurares da eficácia e fiabilidade dos produtos. Os processos de conceção, de análise e de teste são utilizados para produzires vários artigos, desde computadores a produtos químicos e produtos automóveis.

o que faz um engineer? 

Como engineer, o teu trabalho envolve a conceção de produtos, bem como a produção e a manutenção de uma grande variedade de produtos. Por exemplo, serás responsável pela supervisão das fábricas para garantires que o equipamento é manuseado de forma apropriada. Também irás descobrir as causas de uma avaria da máquina e completar as reparações que forem necessárias. Estarás envolvido na manutenção para te assegurares de que o equipamento mantém os padrões de produção de alta qualidade. Como engenheiro, trabalhas nas mais variadas indústrias, sendo que isto depende da tua área de estudos. Alguns engenheiros trabalham na construção ou em ambientes industriais, enquanto outros trabalham no setor energético ou farmacêutico.  Trabalhares como engenheiro parece-te adequado ao teu talento para a ciência e a matemática? Então continua a ler para saberes de que competências e qualificações precisas para prosperares numa função de engenharia. 

trabalhos como engenheiro

Man smiling while sitting behind his desk, computer screens displaying programming code.
Man smiling while sitting behind his desk, computer screens displaying programming code.
2

salário médio de um engineer

Segundo os dados emitidos pela Talent, o salário médio de um engineer em Portugal é de 1.342 euros mensais, correspondentes a 16.100 euros anuais e a 8.26 euros por hora. A perspetiva é para que, num nível inicial, o teu rendimento anual ronde os 13.73 euros, com um crescimento de até 30 mil euros por ano, à medida que evoluis na carreira e ganhas mais experiência. Contudo, o teu salário varia em função do setor de engenharia e do número de anos de trabalho que possuis, já que isto impacta diretamente na experiência e na qualidade do teu trabalho como engineer. Nem todos os setores pagam igualmente aos seus engenheiros, sendo que os engenheiros mais bem pagos são os do setor do petróleo e gás, os engenheiros dos setores relacionados com a energia, os engenheiros químicos e os engenheiros de software. Vale a pena recordar igualmente que o salário de um engineer junior tende a ser bastante mais reduzido do que o dos engenheiros seniores, que ocupam cargos de gestão e, como tal, posições de maior responsabilidade. Em cargos de direção, o salário de um engineer poderá também ser substancialmente superior. Além disto, para além do salário base, também poderás receber eventuais bónus, receberás as horas extraordinárias que trabalhares e terás alguns benefícios extra, que variam de acordo com a empresa que te contrata.

que fatores afetam o salário de um engineer? 

O teu salário no exercício da profissão de engineer depende do teu nível de formação e qualificações. Algumas empresas pagam mais a engenheiros com qualificações de pós-graduação. Um licenciado com um mestrado terá um salário inicial mais elevado e melhores hipóteses de progressão na carreira. Para além dos diplomas curriculares, teres um status de oficial ou integrado também melhora o teu plano de remuneração. Além disso, a dimensão da empresa e a complexidade do projeto em que trabalhas determinam os teus rendimentos. Por exemplo, um engineer que trabalha numa central nuclear recebe por norma mais do que um engenheiro que trabalha na indústria da construção. As grandes empresas também têm vastos recursos e costumam, por isso, oferecer melhores pagamentos, na medida em que lidam com projetos complexos e requerem elevados níveis de experiência. 

3

tipos de engineers

Como engineer, é necessário que te especializes numa determinada área de estudos. Alguns dos tipos de engenheiros que podes considerar incluem:

  • engenheiro mecânico: como engenheiro mecânico, prestas assistência na conceção e no desenvolvimento de máquinas e de equipamentos utilizados em processos industriais. Podes trabalhar na produção de sistemas informáticos industriais, de comboios e de vários equipamentos. 
  • engenheiro químico: como engenheiro químico, resolves problemas através da conversão de substâncias químicas em produtos de grande valor. Por exemplo, investigas e desenvolves os produtos médicos a partir de componentes químicos presentes em vários ingredientes. Também elaboras receitas e procedimentos para a criação de múltiplos produtos. 
  • engenheiro civil: o teu trabalho como engenheiro civil inclui a construção e edificação de estruturas como pontes, túneis e linhas férreas. Também podes trabalhar em edifícios para garantires que as suas estruturas sejam seguras e sólidas. 
  • engenheiro eletrotécnico: o teu trabalho consiste em trabalhares com máquinas elétricas e eletrónicas. Podes instalar linhas elétricas em áreas comerciais e residenciais ou produzir produtos eletrónicos. 
  • engenheiro de petróleo e gás: como engenheiro de petróleo e gás, constróis oleodutos para o transporte de petróleo e gás sem colocares em perigo o meio ambiente. 
4

trabalhar como engineer

A engenharia é uma carreira inspiradora que te permite explorar a tua faceta criativa e resolver problemas existentes na sociedade. Iremos explorar algumas das tarefas diárias e o ambiente de trabalho de um engineer.

descrição do trabalho de um engineer

Como engineer, as responsabilidades específicas dependem da tua área de estudos e da tua especialização. No entanto, algumas das tarefas que terás incluem:

  • criares planos usando os desenhos: como engineer, dás vida a uma ideia desenhando o design de um produto que é utilizado para criar um protótipo. Quer se trate de uma máquina ou de um produto, irás visualizar as suas principais caraterísticas e detalhá-las no teu desenho durante a fase de planeamento. 
  • fornecer especificações do projeto: após teres desenvolvido um projeto de conceção, é necessário que desenvolvas de forma clara as suas especificações, já que estas determinam a sua funcionalidade e a sua eficácia. Durante a especificação do produto, deves preparar estimativas e orçamentos sobre o material que será necessário para as fases de produção. 
  • realizar experiências de engenharia: como engenheiro, deves pesquisar e testar a eficácia de um produto. Isto inclui a avaliação do produto em várias condições distintas e a procura de formas para melhorar o seu desempenho. Na engenharia química, deverás realizar experiências para determinar a melhor fórmula ou o melhor processo para o fabrico de bens de consumo. 
  • completar documentos regulamentares: antes de iniciares um projeto, é necessário que completes toda a documentação técnica e regulamentar. Alguns dos documentos abordam as preocupações de saúde e segurança. 
  • criar os procedimentos de manutenção: as máquinas e o equipamento que projetares vão precisar de ser mantidos na sua melhor condição. Assim, deves delinear os procedimentos de manutenção que vão servir para manter todas as suas normas. 
  • escrever relatórios técnicos: como engineer, tens de redigir os relatórios de projeto e de fornecer uma análise de custos desde o início até ao seu fim.
5

educação e aptidões

Algumas das qualificações educacionais de que necessitas para te tornares engenheiro em Portugal incluem:

  • curso universitário: quase todos os trabalhos de engenharia de nível básico exigem que tenhas uma licenciatura, sendo que alguns deles requerem especificamente licenciados com qualificações em ciências e em matemática. Os graus de engenharia estão disponíveis nos campos da mecânica, civil, eléctrica, química e aeronáutica. Também podes ser formado num ramo e trabalhar num setor relacionado com este. Por exemplo, os engenheiros mecânicos podem trabalhar em engenharia aeroespacial ou automóvel. Isto permite-te mudar para áreas com melhores perspetivas de emprego quando sentes que precisas de uma mudança.
  • pós-graduação: após um curso de licenciatura, podes fazer estudos de pós-graduação como um mestrado e um doutoramento. Embora não seja obrigatório, isto ajuda-te a aprofundar os teus conhecimentos na área e é uma mais-valia para que adquiras as competências específicas do setor. Os estudos de pós-graduação são cruciais para que possas entrar no universo da investigação e da conceção de produtos. 
  • estágio: depois de teres obtido uma licenciatura em engenharia, podes fazer um estágio profissional. Este estágio irá proporcionar-te uma formação em ambiente de trabalho, ideal para que ganhes experiência de trabalho e sejas considerado no mercado de trabalho como uma mais-valia.

aptidões e competências

Para além da formação, são necessárias competências transversais para te ajudar a ter sucesso. Algumas das aptidões necessárias incluem:

  • capacidade de pensamento crítico: como engineer, o teu papel central é resolveres problemas. Por isso, precisas de ser inquisitivo e de pensar criticamente para teres boas ideias. Quando o desempenho não satisfaz as normas, deves determinar a causa e encontrar uma solução para os problemas. 
  • atenção aos detalhes: quando és engineer, qualquer pequeno erro pode ser a fonte de problemas significativos. Por exemplo, se algum dos componentes falhar, o produto pode não funcionar ou não corresponder às expetativas. A tua atenção aos detalhes será útil neste tipo de situação. 
  • aptidão científica e matemática: os engenheiros utilizam a matemática avançada para analisar, conceber e encontrar soluções. A aptidão para a matemática, a ciência e a tecnologia vai ajudar-te a resolver problemas e a teres sucesso no teu trabalho. 
  • aptidão para a gestão de projetos: como engineer, farás malabarismos com múltiplos elementos do projeto, desde a sua conceção até à fase de testes e à produção em si. As aptidões de gestão vão ajudar-te a atingir os teus objetivos dentro do orçamento previsto.
6

FAQs

Perguntas frequentes (FAQ’s) sobre trabalhar como engineer.

thank you for subscribing to your personalised job alerts.