eletricista

Gostas da mecânica dos sistemas de ligação? Então, irás achar que uma carreira como eletricista é gratificante. Um eletricista repara e mantém sistemas elétricos em edifícios e instalações. Continua a ler para saberes como te qualificares para seres eletricista e quais as tuas responsabilidades nesta carreira.  

empregos como eletricista
1

o que é um eletricista?

Um eletricista é um artesão especializado que trabalha com cabos elétricos para edifícios e outras estruturas. Um sistema de instalação elétrica deficiente seria perigoso e conduziria eventualmente a ferimentos ou a um incêndio. Assim, por razões de segurança, é essencial tentar prevenir riscos com cabos e componentes elétricos. Esta posição requer conhecimentos de segurança e competências sólidas em matemática e mecânica, assim como uma boa compreensão das ferramentas e materiais elétricos.

Um eletricista treina normalmente durante pelo menos quatro anos num estágio, que é o primeiro nível para eletricistas. Os níveis mais elevados são o de especialista e o de mestre eletricista. Um aprendiz de eletricista trabalha sob a supervisão de um eletricista experiente e tem uma licença ou certificado de aprendizagem que lhe permite trabalhar com componentes elétricos.

Um especialista completou a sua aprendizagem, sendo reconhecido como profissional elétrico competente que pode trabalhar sem supervisão. Os eletricistas mais experientes tornam-se mestres eletricistas. Têm vários anos de experiência de trabalho no ramo e desempenham funções de supervisão. Os aprendizes precisam de completar várias horas de formação e treino para atingirem um nível mais elevado como eletricistas. Este treino extensivo deve-se ao facto de que existem vários riscos associados ao trabalho com eletricidade. Uma vez que a segurança do eletricista e de terceiros está em risco, é necessário que leves esta ocupação com seriedade. Normalmente, terás de trabalhar como aprendiz de eletricista por cerca de três a seis anos, sob a supervisão geral de um eletricista mestre e a supervisão direta de um eletricista experiente. 

Terás um trabalho constante como eletricista ao instalar, manter, e reparar cabos elétricos para edifícios comerciais, industriais e residenciais. Além disso, alguns eletricistas continuam a estudar e acabam a trabalhar com sistemas elétricos subespecializados de navios, aviões e outras estruturas móveis. Os sistemas de dados e informáticos estão em constante crescimento, pelo que também encontrará trabalho em redes de dados e linhas de cabo. Tal como acontece com a maioria das profissões, haverá vagas de emprego provenientes do crescimento da construção e de eletricistas que deixaram o terreno para se reformarem ou por outras razões.

Trabalhar como eletricista adequa-se à tua aptidão para a mecânica e ao conhecimento dos componentes elétricos? Então continua a ler para descobrires quais as competências e qualificações de que precisas para prosperar numa função de eletricista. 

eletricista
eletricista
2

salário médio de um eletricista

O salário de um eletricista pode ser bastante bom, variando de acordo com o nível ocupado pelo mesmo e a sua experiência. O salário médio deste tipo de profissional em Portugal é de 13.800 euros, que corresponde a 7,08€/hora. Sendo variável, o salário pode ser de cerca de 11.500 euros anuais para um profissional em início de carreira, com possibilidade de ascender até aos 20.000 euros anuais, para os profissionais mais experientes.

fatores que influenciam o pagamento de um eletricista

O salário de um eletricista depende geralmente do seu nível de experiência. Por exemplo, o salário de um aprendiz é consideravelmente menor do que o de um especialista ou mestre eletricista, mas os riscos também o são. O mestre eletricista e o especialista determinam o salário que o aprendiz receberá ao fazer o contrato.

A natureza do trabalho elétrico é perigosa. Alguns trabalhos específicos requerem diferentes níveis de precisão em comparação com outros, e não existe margem para erros. Um nível de dificuldade mais elevado resulta, geralmente, num pagamento superior devido aos riscos mais elevados. Alguns setores industriais também pagam mais aos eletricistas devido à complexidade do seu trabalho. Por exemplo, os eletricistas que trabalham nas indústrias transformadoras, que reparam motores e transformadores, provavelmente ganharão mais do que os eletricistas de instalação.

3

tipos de eletricistas

Um eletricista passa por uma fase de aprendizagem, passando a especialista e depois a mestre eletricista. Poderás escolher uma das cinco especialidades no setor:

  • eletricista de instalação: como eletricista de instalação, instalas e colocas aparelhos e equipamentos de ligação. Instalas fios em edifícios comerciais e residências e fazes a ligação destes a transformadores e disjuntores. Também te asseguras de que as ligações são seguras.
  • eletricista de linha: um eletricista de linha trabalha em linhas elétricas, tanto aéreas como subterrâneas. O teu trabalho consiste em reparar e instalar linhas elétricas. Também verificas os contadores para te certificares de que funcionam corretamente.
  • eletricista automotivo ou eletricista automóvel: o teu trabalho envolve os sistemas de ligação da ignição, sistemas de aquecimento e ar condicionado e travões antibloqueio para garantir o seu correto funcionamento.
  • eletricista industrial: asseguras o funcionamento adequado dos componentes elétricos numa empresa de produção. Desempenhas funções de instalação e manutenção.
  • eletricista de manutenção: concentras-te em manter os sistemas elétricos dentro das normas estabelecidas em ambientes comerciais, residenciais e industriais. Testas a voltagem e reparas cabos danificados.
4

trabalhar enquanto eletricista

A maioria das pessoas conhece as noções básicas do trabalho como eletricista. Contudo, algumas pessoas não sabem que se trata de um trabalho fisicamente exigente. Se estás à procura de uma carreira para te manteres ocupado e estás disposto a trabalhar arduamente, então este é um bom emprego para ti.

descrição do emprego como eletricista

Algumas das tarefas diárias de um eletricista incluem:

 

  • instalação de cabos, sistemas de iluminação e controlo: quase todos os edifícios têm cabos elétricos instalados durante a construção que requerem manutenção regular. Como eletricista, instalas os sistemas de cabos para controlar a iluminação, a comunicação e o fornecimento de energia.
  • manutenção de ligações de cabos e sistemas elétricos: como eletricista, manténs os sistemas de ligação em edifícios existentes. Isso significa que precisas de identificar problemas nos sistemas de cabos e reparar ou substituir os fios avariados.
  • leitura de plantas e diagramas técnicos: o teu trabalho envolve a leitura de plantas e diagramas técnicos para identificares a localização de circuitos e tomadas de corrente. A compreensão dos desenhos técnicos é importante na reparação de máquinas industriais ou na manutenção de sistemas de ligação em edifícios.
  • planeamento e preparação das ordens ou instruções de trabalho: quando trabalhas em equipa, precisas de uma ordem de trabalho para garantires que cobres todas as vertentes do projeto. As ordens de trabalho são preparadas a partir das plantas e desenhos técnicos durante o processo de instalação ou manutenção.
  • execução de todos os procedimentos de segurança: os trabalhos elétricos são perigosos e podem causar acidentes graves. Antes de começares a trabalhar, é necessário assegurares que medidas de segurança são cumpridas. Por exemplo, testares equipamento para trabalhar em altura e garantir que os trabalhadores dispõem do equipamento de proteção pessoal apropriado para o trabalho.
5

educação e aptidões

Algumas das formas de te tornares eletricista incluem:

  • formação: teres um curso fornece-te as competências técnicas e práticas, bem como o conhecimento para a função. Podes obter um certificado com um curso técnico ou profissional reconhecido, havendo inúmeras instituições com esta oferta. O próprio Centro de Emprego nacional – IEFP – tem acordos com alguns centros de formação nesta especialidade.
  • estágio como aprendiz: através de programas de aprendizagem, ganhas formação e experiência com um especialista e um mestre eletricista. Um aprendiz deve acumular várias centenas de horas de experiência no local de trabalho antes de se tornar um profissional. Os empreiteiros e os empresários preferem eletricistas experientes.
  • experiência profissional: quando tens qualificações pós-secundárias, é necessário que melhores os teus níveis de experiência para teres sucesso na função. Estágios e programas de formação profissional dão-te experiência relevante.

aptidões & competências 

Precisas das seguintes qualidades para seres bem sucedido numa função de eletricista:

  • competências técnicas de eletricista: como eletricista, precisas de ter competências técnicas para completares o teu trabalho. Para além dos conhecimentos de segurança, os eletricistas devem ter competências padrão na instalação de cabos, utilizando ferramentas elétricas e equipamento de reparação.
  • competências de trabalho em equipa: como eletricista, precisas de competências de trabalho em equipa, incluindo comunicação e paciência. As aptidões interpessoais ajudam-te a colaborar com os outros durante um projeto. Com elas, podes fornecer instruções claras e ouvir o feedback construtivo de outros membros da equipa.
  • capacidade de resolução de problemas: como eletricista, enfrentas múltiplos desafios que devem ser resolvidos prontamente. Necessitas de capacidades de resolução de problemas para retificar os problemas e evitar que outros surjam.
  • competências físicas: como eletricista, precisas de competências físicas para que consigas levantar cargas pesadas, subir escadas e andaimes ou ficar de pé durante um período prolongado. A aptidão física reduz as probabilidades de lesões. A boa visão é também crucial devido à natureza dos cabos elétricos, codificados por cores.
6

FAQs

Perguntas frequentes (FAQ’s) sobre o trabalho como eletricista.  

thank you for subscribing to your personalised job alerts.