consultor

Tens conhecimentos técnicos numa indústria específica? Podes aconselhar ou orientar as pessoas a tomarem boas decisões? Então deves considerar tornar-te um consultor. Os consultores ajudam no desenvolvimento e crescimento de uma pessoa ou de uma entidade. Normalmente, um consultor serve como mentor ou guia para uma organização numa posição de liderança.

empregos como consultor
1

o que é um consultor?

Um consultor é uma pessoa com talentos e experiências especializadas num determinado campo. Utilizam os seus profundos conhecimentos para aconselhar outros no desenvolvimento dos seus próprios conhecimentos multidisciplinares e interfuncionais.

Como consultor, consultas os clientes mas não és um assessor. Os assessores são fixadores e fornecem respostas concretas, análises, opiniões de peritos e recomendações práticas. Como consultor, orientas os teus clientes para identificar questões nos seus negócios e desenvolver as melhores soluções em vez de ditar os passos que devem tomar.

Um consultor apoia os processos de planeamento sem necessariamente fornecer respostas. Em vez disso, oferece orientação e sugestões para ajudar os seus consultantes a chegar a conclusões sobre as suas opções e estratégias. O objetivo do conselheiro é ajudar a encontrar soluções através da razão e da interação. Os consultores desenvolvem relações profissionais com os consultantes e obtêm acesso aos seus conhecimentos, experiências, redes, educação e muito mais a nível pessoal.

Os bons consultores sabem como comunicar eficientemente. Escutam de forma construtiva para compreenderem todos os aspetos de uma situação, depois acedem e utilizam a sua história para fornecer informação relevante. Mais importante ainda, os conselheiros exalam um forte sentido de liderança.

Será que trabalhar como conselheiro se adequaria às tuas capacidades de liderança e conhecimentos específicos da indústria? Então, continua a ler para descobrires quais as competências e qualificações de que necessitas para prosperar num papel de consultor.

empregos como consultor
empregos como consultor
2

salário médio de um consultor

Se olhares para o mundo profissional ao redor do mundo irás aperceber-te de que os consultores estão em todo o lado. As suas funções variam de acordo com o setor da indústria e as competências, experiências e aptidões também são variáveis em função disso. Assim, como imaginas, também o leque de salários possíveis é bastante variável. Num nível inicial, um consultor pode receber 15 mil euros anuais, valor que poderá atingir os 32.885 euros por ano no caso dos consultores mais experientes. A média do salário é de 20 mil euros por ano, correspondentes a 1.667 euros mensais. 

como melhorares o teu salário como consultor?

A experiência e os conhecimentos específicos da indústria ditam geralmente o pacote de compensação de um consultor. Podes melhorar as tuas competências técnicas com qualificações adicionais e conhecimento contínuo das tendências da tua indústria. Também deves ganhar experiência, assumindo várias responsabilidades na tua área de especialização. Por exemplo, se quiseres ser um consultor financeiro de sucesso, começa por te tornares um analista financeiro ou de investimentos para compreender a indústria. Os consultores ganham melhores salários nos centros urbanos, e poderás ter de te deslocar para as cidades para beneficiares de salários mais elevados. As grandes cidades oferecem oportunidades desafiantes que aumentam as tuas competências, e a procura de consultores por parte das grandes empresas faz subir os salários e os benefícios.

3

tipos de consultores

Alguns dos tipos comuns de consultores incluem:

  • conselheiros políticos: como conselheiro político, crias as tuas próprias estratégias e planos. Estás intensamente envolvido em campanhas políticas e também trabalhas com funcionários eleitos. Os conselheiros assistem a reuniões, gerem horários, sugerem próximos passos e identificam os elementos necessários para influenciar os partidos no apoio a um político. Também conduzes e analisas sondagens para melhor compreender o panorama político. 
  • consultores académicos: o teu papel é manter os estudantes no bom caminho, aconselhando-os através de conquistas académicas e promovendo escolhas inteligentes relativamente a objetivos de carreira. Como consultor académico, trabalhas com os estudantes, fornecendo avaliações honestas dos interesses interpessoais e académicos, competências, fraquezas e pontos fortes. 
  • consultores energéticos: um consultor energético assegura que uma organização tenha o apoio necessário para um amplo conjunto de funções relacionadas com a eficiência energética. Eles investigam, informam e aconselham sobre processos de fornecimento de energia. O trabalho deles promove uma melhor gestão dos riscos e das aquisições. Também fomentas decisões inteligentes nos mercados energéticos.
4

trabalhar como consultor

Trabalhar como consultor consiste em ajudar empresas e indivíduos a desenvolver e melhorar os seus processos empresariais e as suas trajetórias pessoais. Vamos explorar o percurso profissional e as tarefas específicas de um consultor.

ofertas de emprego
5

educação & qualificações

Como consultor, precisas de ser um especialista na tua indústria e possuir recursos valiosos para resolver os problemas dos seus clientes. Algumas das qualificações de um conselheiro incluem:

  • licenciatura: para te tornares um consultor, precisas de completar um curso de graduação numa matéria relevante. Por exemplo, podes seguir um curso relacionado com consultoria, negócios, finanças, economia ou gestão. Embora uma licenciatura seja suficiente para te dar um emprego, deves considerar a possibilidade de obter uma pós-graduação numa área de estudo relevante.
  • experiência profissional: precisas de anos de experiência para te tornares um consultor. Por exemplo, se pretendes tornar-te um consultor financeiro, precisas de experiência numa posição empresarial de alto nível para prestares um aconselhamento eficaz. Podes começar com estágios após a licenciatura para ganhar experiência de nível básico. Também podes trabalhar em posições iniciais e de gestão de nível intermédio para aprenderes o que é preciso.

aptidões e competências

Algumas das qualidades de um consultor incluem:

  • competências interpessoais: quer trabalhando com a direção superior ou sugerindo uma linha de ação a um político local, um conselheiro deve ser excelente, mesmo sob pressão, na interação com todos os tipos de pessoas. 
  • auto-consciência: a auto-consciencialização é essencial para ajudares as pessoas a compreenderem-se a si próprias e para lhes dares a capacidade de desenvolverem os seus pontos fortes. A compreensão dos teus pontos fortes e fracos proporciona uma base sólida para aceitares os dos outros. Este princípio ajuda os consultores a destacarem-se nas suas práticas.
  • capacidades analíticas: como conselheiro, precisas de avaliar todos os aspetos de um negócio antes de dares orientações. Fortes competências analíticas ajudam-te a avaliar planos e orçamentos empresariais e ajudam-te a desenvolver melhores estratégias para as empresas. As competências analíticas também melhoram a tua capacidade de resolução de problemas. 
  • capacidades de liderança: como conselheiro, necessitas de ter capacidades de liderança para prestares ajuda eficaz aos empresários. Para conduzires uma equipa ao sucesso, tens de ganhar a sua confiança e lealdade através de excecionais capacidades de liderança.
6

FAQs

Perguntas frequentes (FAQ’s) sobre trabalhar como consultor.

thank you for subscribing to your personalised job alerts.