gestor de projetos

Uma carreira como gestor de projeto é uma carreira gratificante que te dá uma sensação de realização cada vez que completas um projeto. O teu trabalho tem normalmente uma linha temporal específica com metas definidas. Assim, completares um projeto a tempo é emocionante e dá-te uma sensação de orgulho.

 

empregos como gestor de projetos
1

o que é um gestor de projetos?

Na qualidade de gestor de projetos, a tua tarefa principal é planear e executar projetos. Isso significa que estás encarregado de determinar o âmbito do projeto e os recursos necessários para executares o teu plano até à sua conclusão. Serás também responsável pela gestão das equipas e dos recursos que te são atribuídos. Na qualidade de gestor de projeto, encarregas-te de elementos tangíveis e cruciais como o planeamento e a elaboração do orçamento. Também participas em aspetos menos quantificáveis, como o apoio moral e a liderança das tuas equipas.

Os gestores de projeto são agentes de mudança que gostam de trabalhar num ambiente complexo e dinâmico. Ao trabalhares como gestor de projeto, inspiras outros a alcançar metas e a impulsionar resultados. Também te deslocas entre o grande panorama e os pequenos detalhes - uma competência crucial para o sucesso do projeto. Isto significa que és responsável pela elaboração do plano para a execução de um projeto, criando horários e definindo tarefas de cada membro da equipa que conduzam ao cumprimento dos objetivos.

Ao contrário de outras carreiras em que se trabalha numa indústria específica, os gestores de projeto prestam serviço em todos os setores. Por exemplo, providenciam roteiros em projetos de construção, ajudam no marketing, e apoiam a indústria de TI no desenvolvimento de projetos.

Trabalhar como gestor de projeto iria adequar-se às tuas capacidades de liderança? Então, continua a ler para descobrires de que competências e qualificações precisas para prosperares num papel de gestor de projeto.

empregos como gestor de projetos
empregos como gestor de projetos
2

salário médio de um gerente de projetos

De acordo com a Talent, o salário médio de um gestor de projeto é de 1.667 euros por mês, o que corresponde a 20 mil euros anuais. Estima-se que o salário oscile entre 14.579 euros anualmente para postos de nível inicial e 41.879 euros por ano à medida que se ganha mais experiência. Para além do aliciante salário de base, os gestores de projeto recebem inúmeros benefícios. O seu seguro de saúde faz frequentemente parte do pacote de compensação, e algumas empresas oferecem subsídios de alojamento e transporte. Quando trabalhas horas extraordinárias, o teu empregador compensa com as remunerações acordadas por hora e a conclusão bem sucedida do projeto é muitas vezes recompensada com um bónus.

como melhorar o teu salário como gestor de projeto?

O teu pacote de remuneração depende de vários fatores, e prestar atenção a estes elementos pode aumentar a tua remuneração. Por exemplo, um licenciado ganha menos do que um gerente de projeto com mestrado ou doutoramento. Se melhorares as suas qualificações académicas e acrescentares algumas certificações ao teu currículo, o teu pacote de remuneração refletirá as competências adicionais.

O setor industrial que escolheres para praticares as tuas competências de gestão de projetos também influencia a tua remuneração. Trabalhares como consultor ou gestor de projetos de construção aumenta o teu salário em comparação com o trabalho como gestor de projetos de marketing ou saúde. Para além do setor, a dimensão da empresa também desempenha um papel na determinação do teu salário. Numa grande organização, os gestores de projeto supervisionam uma grande equipa e conduzem projetos complexos. Isso traduz-se, geralmente, em melhores salários quando comparado com as empresas mais pequenas. 

certificação de gestor de projeto ou curso superior

A obtenção da tua certificação em gestão de projectos permite-te aumentar o teu salário e demonstrar a tua competência aos empregadores. É a tua forma de lhes mostrares que tens o que é preciso para gerir uma equipa ou um projeto. Alguns estudos demonstraram que possuir um diploma pode aumentar o seu salário em até 22%. Os gestores de projetos certificados em Portugal ganham mais em comparação com aqueles que não têm uma certificação de gestão de projetos.

  • anos de experiência: A tua experiência como gestor de projeto terá impacto no rendimento que ganhas com o trabalho. Por exemplo, se tiveres dois anos de experiência, ganharás muito menos do que o teu colega com dez anos de experiência.
  • especialização: A tua área de especialização dentro de uma determinada disciplina irá afetar o montante que ganhas com o teu trabalho. Como project manager, pode trabalhar como gestor de portefólio ou gerente de programas.
3

tipos de gestor de projeto

Os gestores de projeto trabalham em diferentes setores e têm papéis diferentes. Alguns deles incluem:

  • gestor de projetos de construção: como gestor de projetos na indústria da construção, o teu emprego é trabalhar em estreita colaboração com arquitetos e criar um plano para a conclusão de projetos. Isto inclui a supervisão de projetos de construção, como estruturas de construção e infraestruturas até à sua conclusão.
  • gestor de projetos de TI: quando és gestor de projeto em TI, a tua função é resolver problemas no teu departamento de TI. Alguns dos problemas com que provavelmente irás lidar são a instalação de novo software ou a atualização de redes. Os gestores de projeto de software também orientam as equipas para desenvolverem novo software.
  • gestor de projetos de energia: em energia, o teu trabalho consiste em supervisionar projetos que conduzam ao desenvolvimento de infraestruturas ou à melhoria das práticas de eficiência energética existentes numa empresa.
4

trabalhar como gestor de projeto

Quando és um gestor de projeto, aplicas um conjunto de princípios que orientam a execução do projeto. Isto significa que precisas de decompor os fundamentos do projeto em tarefas diárias e etapas de referência para as tuas equipas. Continua a ler para descobrires as atividades diárias de um gestor de projeto.

ofertas de emprego
5

educação & qualificações

Podes assumir o papel de gestor do projeto através de diferentes percursos académicos, incluindo:

  • curso superior: obteres uma licenciatura em gestão de empresas ou gestão de projetos coloca-te no caminho certo para uma carreira na gestão de projetos. Podes acrescentar uma qualificação de pós-graduação para aumentares a sua competitividade. Para entrares no curso de licenciatura terás de fazer os exames de secundário correspondentes às áreas solicitadas pelas universidades.
  • estágio: é possível tornares-te gestor de projetos através de um programa de estágio curricular superior ou profissional, que dura cerca de quatro anos. O estágio inclui cursos e formação no local de trabalho. 
  • certificações: como gestor de projetos, pode aumentar as tuas perspetivas de emprego com outros tipos de certificação complementares, devidamente reconhecidos pelo setor.

 

6

FAQs

Perguntas frequentes (FAQ’s) sobre trabalhar como gestor de projeto.

 

thank you for subscribing to your personalised job alerts.