coordenador

Um coordenador reúne pessoas, produtos ou recursos com uma finalidade específica. Por exemplo, um coordenador pode planear um evento, convidando pessoas e gerindo os recursos do evento. O trabalho requer capacidades extraordinárias de planificação e gestão de tempo para alcançar objetivos ou completar projetos. Uma vez que este profissional trabalha em vários setores, as funções específicas variam em função da área de atividade.

 

1

o que é um coordenador?

Como coordenador, reúnes vários recursos e elementos para completar um projeto ou planificares um evento. Os projetos ou tarefas que coordenas devem aparecer no título do trabalho. Se trabalhas na construção, organizando horários e equipas de trabalho, és um coordenador de projetos. A principal finalidade da coordenação é a de alcançar objetivos específicos e de assegurar que as operações decorrem sem problemas. Isto significa que tens de criar um plano detalhado de execução de um projeto, e escrever um relatório, detalhando os sucessos e as falhas.

o que faz um coordenador?

Como coordenador, organizas equipas e trabalhas em estreita colaboração com gestores de projetos e outros gestores. Também comunicas com intervenientes externos para assegurar que os padrões do projeto vão ao encontro das expetativas. Se o projeto tiver um gestor de projeto, o coordenador trata das tarefas administrativas, como responder a chamadas telefónicas, tomar notas em reuniões, e prestar serviços ao cliente. Também fiscaliza a orçamentação e supervisiona os vendedores de um projeto.

Uma vez que os coordenadores trabalham em vários setores, os seus conjuntos de competências são diversos. Contudo, os coordenadores de sucesso são eficientes, organizados, e possuem boas competências interpessoais. É crucial ser um excelente planificador para sincronizar e executar tarefas complexas com diferentes grupos.

Trabalhar como coordenador seria adequado para as tuas capacidades de organização e planeamento estratégico? Então, continua a ler para descobrires quais as competências e qualificações de que necessitas para prosperar num papel de coordenador.

ver oportunidades
2

salário médio de um coordenador

Segundo a Talent, o salário médio de um coordenador, em Portugal, ronda os 1.250 euros mensais, o que corresponde a 7,96 euros por hora e 15 mil euros por ano. No momento inicial, no entanto, o salário estimado é de cerca de 12.657 euros por ano, sendo que com a aquisição de experiência e a melhoria das capacidades, o mesmo pode ascender até aos 26.145 euros por ano. O trabalho como coordenador também poderá incluir um conjunto de benefícios extra, sendo que muitas das empresas oferecem seguro médico e subsídios que melhoram a remuneração e facilitam o teu trabalho. Os bónus e o pagamento de horas extraordinárias são também comuns na função.

como podes melhorar o teu salário como coordenador?

Podes aumentar o teu salário melhorando as tuas competências e qualificações, uma vez que a estrutura salarial depende frequentemente de qualificações educacionais e da experiência de trabalho.

Algumas indústrias também pagam mais aos coordenadores devido à complexidade das tarefas executadas. Por exemplo, os coordenadores que trabalham na construção ou em fábricas de produção ganham mais do que os coordenadores de escritório.

A dimensão da empresa ou do projeto também pode influenciar o teu pacote de compensação. Quando trabalhas numa grande empresa, lidas com grandes projetos ou planeias grandes eventos, aumentando assim o teu salário. As grandes empresas têm os recursos necessários para fornecer pacotes de compensação abrangentes, ao contrário das pequenas empresas com orçamentos limitados.

Trabalhar em locais urbanos também melhora as tuas perspetivas salariais devido à grande procura por coordenadores.

carreiras
carreiras
3

tipos de coordenador

Alguns dos trabalhos de coordenador que podes exercer incluem:

  • coordenador de programas: como coordenador de programa, trabalhas para organizações sem fins lucrativos, instituições de ensino ou organizações de alcance comunitário. A tua função é planificar e implementar vários programas que beneficiam o grupo-alvo. Estarás encarregado de tarefas administrativas como preparar relatórios, gerir pessoal de apoio, agendar eventos e gerir orçamentos para o programa.
  • coordenador de projetos: como coordenador de projetos, tratas de tarefas administrativas para o gestor de projetos e membros da equipa. Garantes o bom funcionamento do projeto, encomendando equipamento ou suprimentos, e gerindo fluxos de trabalho e prazos. Também manténs o controlo do orçamento e do agendamento de reuniões para os gestores de projeto.
  • coordenador de eventos: como coordenador de eventos, asseguras-te de que os planos de eventos funcionam como previsto. Realizas as tarefas específicas para assegurar que um evento é bem sucedido, incluindo as reuniões de vendedores e as tarefas de organização para a equipa de planeamento do evento.

Encontra o teu novo emprego.

Estás à procura de um emprego? Temos muitas vagas adequadas para ti. Vamos procurar juntos!

4

trabalhar como coordenador

Se gostas de fazer planos detalhados para eventos ou projetos, irás gostar de trabalhar como coordenador. Vem ver qual será o teu horário de trabalho e as tuas tarefas quotidianas.

carreira de supervisor de atendimento ao cliente
5

educação

Os empregos de coordenador exigem qualificações educativas mínimas, mas não é necessário um diploma para iniciares a tua carreira. Um certificado profissional ou universitário numa das áreas relevantes para o setor poderão ser úteis para garantires um emprego.

Podes estudar para obteres um certificado em gestão de projetos ou numa outra área de estudo relevante. Várias empresas oferecem formação em áreas relacionadas com a coordenação de empresas, indústria ou eventos, havendo também cursos universitários que incluem estas competências e podem contribuir para um avanço mais rápido na carreira.

Para além das qualificações académicas, precisarás de experiência de trabalho para adquirires competências relativas à profissão.

capacidades e competências

Algumas das aptidões e competências que um coordenador deve ter incluem:

  • comunicação: como coordenador, deves ter boas capacidades de comunicação para que sejas claro nas tuas interações escritas e verbais. As capacidades de comunicação irão ajudar-te na articulação de planos, de horários, de fluxos de trabalho, e de direções, ajudando-te a fornecer instruções claras. É crucial comunicares os planos de eventos e os requisitos logísticos aos outros funcionários de forma concisa e clara, para evitares problemas durante a planificação. Também comunicarás regularmente com clientes e fornecedores, e as capacidades de comunicação ajudam a que transmitas as instruções, e possas explicar o plano de execução do projeto.
  • capacidades de liderança: embora tornares-te coordenador não te coloque numa posição de gestão, serás responsável pela supervisão de outros membros da equipa. As competências de liderança irão ajudar-te a orientar e motivar os funcionários para um objetivo e a assegurar que os eventos decorrem de acordo com o plano.
  • capacidade de resolução de problemas: como coordenador, precisas de identificar áreas menos eficientes e de resolver problemas que possam surgir ao longo da execução do projeto. Com as tuas capacidades de resolução de problemas, podes pensar de forma clara e propor soluções para problemas e eventuais atrasos que possam manifestar-se ao logo do projeto.
  • capacidade de gestão do tempo: como coordenador, asseguras-te de que os projetos são concluídos dentro dos prazos estipulados. Isto significa que precisas de gerir de forma eficaz o tempo e de assegurar que os horários de trabalho são cumpridos pelos membros da equipa. As competências de gestão do tempo também te vão ajudar a organizar múltiplas tarefas ao mesmo tempo.
6

FAQs

Perguntas frequentes sobre a carreira de coordenador.

 

thank you for subscribing to your personalised job alerts.