contabilista

Enquanto houver uma componente financeira para o mundo empresarial, serão necessários contabilistas. Descobre mais sobre o papel dos contabilistas, os níveis de educação exigidos e os benefícios desta posição.

 

vagas de contabilista disponíveis
1

O que é um contabilista?

Um contabilista é um profissional que monitoriza a saúde financeira tanto de indivíduos como de empresas. Um contabilista com uma prática privada trabalhará com a preparação fiscal, com estratégias de investimento e gestão de património. Um contabilista de uma empresa pode desempenhar vários papéis na manutenção de registos, análise de custos e apresentação de relatórios financeiros.

 

2

salário médio de um contabilista

O salário médio de um contabilista depende de diversos fatores, incluindo do tipo de função exercida, o nível de experiência do profissional de contabilidade, e ainda o tipo de empresa para o qual trabalha. Segundo a Talent, o salário médio de um contabilista ronda os 1.250 euros mensais, sendo equivalente a 15 mil euros anuais. Ainda assim, num nível inicial pode esperar-se que o salário mensal ronde os 12.240 euros anuais, sendo que nos casos de trabalhadores com mais experiência pode ascender até aos 23.300 euros por ano.

quando é que vais ganhar mais como cozinheiro?

Um cozinheiro começa a ganhar mais consoante o seu tempo de experiência neste setor. E se começares a trabalhar em restaurantes mais caros, onde mais se espera de ti e dos teus conhecimentos culinários, então podes rapidamente progredir e receber um melhor salário. De acordo com o Jobted, os cozinheiros experientes (chefes de cozinha) podem chegar a receber mais de 2000 euros por mês.

 

3

tipos de contabilistas

Quando analisas uma descrição de trabalho como contabilista, verás frequentemente uma distinção entre contabilistas sénior e júnior. O título refere-se aos deveres do funcionário. Nesta disposição, os contabilistas júnior têm uma responsabilidade mais comum no que respeita à inserção diária de dados e ao balanço dos livros de registos contabilísticos. Os contabilistas sénior analisam, então, o trabalho e apresentam os relatórios à direção. Os contabilistas experientes podem candidatar-se diretamente a cargos superiores. Após alguns anos, um contabilista júnior pode receber uma promoção para um cargo sénior.

contabilista público certificado

Um contabilista público é um trabalhador responsável, como o nome indica, pela contabilidade pública, sendo que necessita de um certificado para exercer a função, assim como de ter alguma experiência como contabilista. Estes profissionais assumem posições avançadas de contabilidade e finanças numa organização. Atuam também como consultores para entidades privadas e empresariais, ajudando-as a planear o futuro.

contabilista financeiro (ou de custos)

Um contabilista financeiro ou de custos trabalha no terreno com as finanças do mundo da produção. Este tipo de funcionário é responsável pelo seguimento dos custos reais e pela redução dos gastos. Um contabilista de custos trabalhará durante todo o processo, desde a encomenda até à entrega, para encontrar formas de poupar dinheiro. Os negócios com margens de lucro baixas dependem destes contabilistas para os manter ativos.

contabilista fiscal

Tanto pessoas individuais como empresas têm de lidar com impostos. Um contabilista fiscal é um profissional especializado na preparação e liquidação de impostos. Um contabilista fiscal pode ser um membro da equipa de uma empresa de contabilidade. Muitas grandes empresas têm posições para contabilistas que se dedicam à legislação fiscal estatal, federal e internacional.

contabilista forense

Os contabilistas forenses são auditores avançados que rastreiam o dinheiro quando este desaparece. Para a aplicação da lei e dos impostos, os contabilistas forenses procurarão práticas financeiras ilegais ou rendimentos ocultos. As empresas contratam contabilistas forenses em casos de desvio de fundos. Estes contabilistas não só localizam o dinheiro, como também procuram encontrar uma forma de o recuperar.

escriturário

Para manter a transparência financeira, as organizações maiores empregam escriturários, assim como contabilistas. Em anos anteriores, o escriturário era a pessoa que escrevia os registos físicos num livro de contabilidade. Na era digital, um escriturário é responsável pela introdução de transações diárias no software de contabilidade. Depois, os contabilistas sénior analisam estes dados para prepararem relatórios e oferecerem consultoria.

Encontra aqui as vagas disponíveis de escrituários.

contabilista de investimentos

Os contabilistas de investimento ajudam as pessoas singulares e as empresas no planeamento financeiro e nos investimentos. Enquanto muitos contabilistas gerais trabalham com investimentos, os contabilistas de investimentos profissionais concentram-se exclusivamente neste aspeto do trabalho. Os contabilistas especializados neste domínio desenvolvem estratégias de investimento para o crescimento a curto e longo prazo.

auditor

Muitas organizações necessitam de uma auditoria regular para garantirem a transparência financeira. O facto de um auditor examinar os livros evita o desvio de fundos e outras irregularidades. Algumas práticas contabilísticas dedicam-se a fornecer auditorias externas para empresas.

Sabe mais sobre a carreira de um auditor.

contabilista administrativo

Para muitos contabilistas, uma carreira começa com uma posição como contabilista administrativo. Estes profissionais de nível júnior podem ser membros de equipa de um departamento de contabilidade ou podem ser o contabilista dedicado a uma sucursal ou divisão. Os contabilistas administrativos desempenham tarefas contabilísticas básicas, como balanço de livros, preenchimento de relatórios e verificação da precisão de todos os dados financeiros.

4

trabalhar como contabilista

As funções de um contabilista dependem da dimensão da empresa e do seu nível, enquanto contabilista, dentro da mesma. No entanto, algumas expetativas são padronizadas para os contabilistas de todos os níveis.

 

Como contabilista, os pormenores são verdadeiramente importantes. Gosto de analisar o nosso fluxo de trabalho e de procurar formas inesperadas de cortar custos e gerir as despesas. Quando faço bem o meu trabalho, todos na empresa beneficiam.

Sheila Thomas
contabilista
vagas disponíveis
5

educação & competências

 educação & qualificações

Não te podes candidatar a um emprego como contabilista sem algum nível de formação e qualificação.

um curso superior

No mínimo, as pessoas que se candidatem a um cargo de contabilidade de nível básico necessitarão de um diploma universitário. Se a tua licenciatura não for em contabilidade, necessitarás de ter formação extra em áreas como relatórios financeiros e preparação fiscal. Poderás também considerar os benefícios de obter um mestrado em contabilidade. Este curso é fundamental para entrar na Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) e será difícil que avances na tua carreira sem pertenceres a esta Ordem e teres o respetivo diploma.

Formação OCC

Integrar a Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) é fundamental, sendo que este tipo de profissional tem preferência no mercado de trabalho. Para poderes ser contabilista certificado, além da formação académica e respetivo comprovativo, é necessária a realização de uma formação sobre os estatutos da OCC, para conhecer as suas regras e o seu código deontológico. Um estágio profissional e um exame profissional fazem também parte deste processo, sendo essenciais para garantir a entrada na Ordem.

Educação contínua

Como referimos, a entrada na OCC implica um certo número de horas de formação contínua. As leis fiscais mudam todos os anos e as empresas esperam que os seus contabilistas compreendam as novas regras. Para o exercício de outras funções de contabilista é também necessário que aprofundes os estudos, para que as tuas competências se mantenham relevantes. Um contabilista independente terá de realizar esta formação suplementar por conta própria, enquanto que, no caso dos contabilistas que trabalham para empresas, o empregador poderá assumir o custo desta formação.

aptidões e competências

Uma carreira como contabilista não é para todos. Os erros no departamento de contabilidade podem ter efeitos graves numa empresa. Os empregadores precisam que o seu pessoal de contabilidade tenha as competências e a atitude certas.

conhecimentos de matemática

As pessoas que têm uma carreira na contabilidade têm frequentemente uma afinidade natural com a matemática. Podem ser capazes de mexer rapidamente em números sem uma calculadora. No entanto, os contabilistas não precisam de compreender conceitos matemáticos avançados para se destacarem. O cálculo de lucros e prejuízos é uma questão de adição e subtração básica. Os contabilistas devem estar à vontade com a linguagem das estatísticas para criarem e interpretarem relatórios.

atenção ao detalhe

Um contabilista que presta atenção ao detalhe é um forte trunfo para uma empresa. Parte do trabalho de um contabilista financeiro relaciona-se com procurar formas de reduzir os custos e aumentar os lucros. Poupar alguns cêntimos num processo de fabrico pode acrescentar muito aos resultados de uma empresa ao longo de um ano.

competências informáticas

Os contabilistas fazem a maior parte do seu trabalho em computadores. Devem, por isso, ser capazes de criar folhas de cálculo e trabalhar com programas de software de contabilidade. Além disso, este funcionário deve estar à vontade com métodos de comunicação online, como o correio eletrónico, e ferramentas de videoconferência.

capacidade de organização

A manutenção de registos é uma parte do trabalho de um contabilista que requer um elevado nível de organização. Para efeitos de rastreio, o contabilista deve manter ficheiros digitais para que um auditor externo possa encontrar rapidamente os dados necessários. Uma pessoa bem organizada também tornará mais eficientes tarefas morosas como o encerramento de contas de fim de mês.

competências de comunicação

Um contabilista deve traduzir a informação financeira de uma forma compreensível. Os gestores de empresas dependem de uma comunicação clara para a tomada de decisões. Um contabilista é uma pessoa que ajuda os dirigentes a compreender a situação financeira da respetiva organização.

6

FAQs

Aqui ficam algumas das perguntas mais frequentes sobre o trabalho como contabilista:

 

thank you for subscribing to your personalised job alerts.