data analyst

És analítico e orientado para os detalhes? Gostas de trabalhar com dados num ambiente de trabalho estruturado? Então uma carreira como data analyst pode ser adequada para ti. O teu trabalho envolverá a recolha, organização e interpretação de dados para resolveres problemas e ajudares as empresas na tomada de decisões.

empregos como data analyst
1

o que é um data analyst?

Como data analyst, passas a maior parte do dia a organizar os dados e a ajudar vários interessados a tirar conclusões a partir da informação. Independentemente da indústria em que trabalhas, o teu trabalho consiste em recolher e interpretar dados. Por exemplo, em vendas e marketing, traduzes os números de vendas em provas tangíveis que ajudam a empresa a tomar melhores decisões.

Um data analyst pode examinar dados históricos de uma organização como vendas trimestrais, rendimentos mensais ou tráfego anual na Web e identificar tendências ou padrões pontuais. Aplicas os teus conhecimentos em análises descritivas e de diagnóstico para explicares certas ocorrências ou resultados numa empresa. Para além de compreenderes o passado, como data analyst também ajudas as organizações a fazer previsões. Podes utilizar dados descritivos para detetar tendências e padrões para baseares nelas as tuas previsões. A previsão dos resultados permite às empresas tomar medidas proativas para evitar consequências adversas.

descrição do trabalho como data analyst

Quando uma empresa quer determinar uma linha de ação, confia em analistas de dados para fornecerem provas de dados para os ajudar a tomar uma decisão. A utilização de análises descritivas mantém-te à frente das tendências da indústria. Como data analyst, tens de usar algoritmos complexos, métodos estatísticos e tecnologia de aprendizagem de máquinas para organizares e avaliares os dados. Por vezes, é necessária proficiência na visualização de dados e linguagens de programação de bases de dados para te ajudar na gestão de fontes de dados e bases de dados.

Será que trabalhar como data analyst se adequaria às tuas capacidades analíticas e ao teu amor pelos números? Então continua a ler para descobrires de que competências e qualificações precisas para prosperares na função de data analyst.

empregos como data analyst
empregos como data analyst
2

salário médio de um data analyst

Segundo a Glassdoor, o salário médio de um data analyst em Lisboa, Portugal, é de 1.287 euros por mês, sendo que o valor da remuneração é muito amplo, dependendo do ponto da carreira, da experiência pessoal, das qualificações e do setor. Este é um trabalho em expansão, o que eleva a procura e cria uma tendência de crescimento salarial. Além disso, bónus fornecidos pela empresa e horas extraordinárias que trabalhes poderão ser benefícios para o teu rendimento mensal. Poderás ainda ter outros benefícios dependendo do cargo específico que ocupas e das tuas responsabilidades. 

que fatores influenciam o teu salário como data analyst

Uma carreira como data analyst oferece salários competitivos e benefícios generosos. No entanto, a indústria, os antecedentes educacionais e a experiência são os fatores que determinam o seu salário final. Por exemplo, se tiveres uma licenciatura, os teus ganhos serão inferiores aos de umdata analyst com um mestrado ou doutoramento. Um diploma é o requisito mínimo, e precisas de mais qualificações para garantires um melhor pacote de compensação. A especialização em modelação estatística ou conceção de informação também melhora as tuas perspetivas salariais.

Os salários também dependem da indústria e dos recursos do teu empregador. Por exemplo: finanças, cuidados de saúde, seguros e tecnologia da informação dependem fortemente dos analistas de dados para tomarem decisões e, como tal, pagam melhor. A localização é também um fator determinante devido à grande procura de analistas de dados nas áreas metropolitanas, em comparação com os subúrbios.

3

tipos de data analysts

Alguns tipos de data analysts incluem:

  • analista de business intelligence: o teu trabalho é identificar padrões e interpretar dados recolhidos a partir dos sistemas da empresa. Para além dos dados internos, também recolhes e avalias dados externos dos concorrentes e do mercado para identificar padrões e potenciais problemas que possam afetar o negócio. 
  • analista de logística: como analista logístico, recolhes e organizas dados de processos da cadeia de fornecimento. Utilizas a informação para criar estratégias para otimizar os processos, reduzir as despesas e aumentar a eficiência na produção e distribuição. 
  • analista de sistemas empresariais: és responsável por avaliar e aproveitar os dados para melhorar as funções dos sistemas de tecnologia de informação de uma empresa. Também encontras estratégias para melhorar os sistemas. 
  • analista de marketing: a tua função é utilizar dados para ajudar a equipa de vendas e marketing a compreender o mercado e os clientes. Analisas a informação do mercado-alvo da organização e desenvolves as melhores estratégias de marketing. 

 

4

trabalhar como data analyst

Os analistas de dados são guiados por números e podem utilizar dados para derivar ou explicar ideias e conceitos técnicos. Continua a ler para identificares algumas das tarefas diárias e conheceres a progressão na carreira dos analistas de dados.

ofertas de emprego
5

educação & qualificações

Um data analyst necessita das seguintes qualificações educacionais:

  • licenciatura: precisas de uma licenciatura ou pós-graduação em estatística, economia ou matemática para te tornares um data analyst. Outros assuntos relacionados incluem psicologia e investigação operacional ou campos com ações de formação em estatística. 
  • cursos universitários: podes tornar-se um data analyst estagiário se tiveres um diploma universitário. Entre as cadeiras do curso deverá constar matemática e inglês, sendo que estas áreas são fundamentais para o programa. 
  • estágio: a conclusão de um estágio em análise de dados pode tornar-te um data analyst júnior. Existem vários estágios curriculares e profissionais, alguns dos quais integrados nos próprios cursos da faculdade. Isto permite-te uma aprendizagem prática e melhorada em análise de dados.

aptidões e competências

Um data analyst necessita das seguintes competências transversais:

  • linguagens de programação: como data analyst, lidarás com grandes quantidades de dados e executarás equações complexas. A aprendizagem de uma linguagem de programação estatística melhora a tua competitividade. Python e R são linguagens de estatística populares, mas podes encontrar outras que se adequam à tua função. Também precisas de conhecimentos de programação e gestão de bases de dados para organizares e armazenares dados em bases de dados. 
  • Proficiência na utilização de ferramentas de visualização de dados: como data analyst, é vital apresentares as tuas descobertas de forma convincente. A utilização de tabelas e gráficos ajuda os teus empregadores a compreender a tua interpretação. Assim, precisas de aprender a visualização de dados utilizando várias ferramentas como Excel, Notebook e Tableau. 
  • conhecimentos matemáticos e estatísticos: um data analyst tem de compreender técnicas estatísticas e conceitos matemáticos para interpretar dados. Teres um sólido domínio da matemática e da estatística ajuda-te a tomar decisões sobre as melhores ferramentas a utilizar e melhora a tua compreensão dos resultados. 
  • capacidade de resolução de problemas: um data analyst deve compreender o problema que precisa de ser resolvido ou as perguntas às quais a informação recolhida visa responder. A capacidade de resolução de problemas ajuda-te a encontrar padrões e tendências em vários conjuntos de dados ou a identificar lacunas e erros nos teus métodos de interpretação.
6

FAQs

Perguntas frequentes (FAQ’s) sobre trabalhar como data analyst.

 

thank you for subscribing to your personalised job alerts.