analista de negócios

És analítico? Gostas de pensar fora da caixa e de ter ideias de brainstorming? Então uma carreira como analista de negócios é adequada para ti. Como analista de negócios, irás analisar os dados da empresa, desde registos financeiros a informações sobre as vendas. Também avaliarás modelos de negócio e implementação de tecnologia para várias indústrias. A partir desta análise, podes recomendar formas de melhorar a produtividade de uma empresa.

 

1

o que é um analista de negócios?

O teu trabalho é ajudar o teu empregador a melhorar a produtividade, resolver problemas empresariais existentes, e alcançar os objetivos. Um analista de negócios (também conhecido como analista empresarial) trabalha em conjunto com analistas de dados para analisar as questões que afetam a rentabilidade. Como analista de negócio, irás verificar a informação financeira e os dados da empresa para encontrar lacunas no modelo de negócio que atrasam a produtividade. Também asseguras que a empresa funciona num nível otimizado, identificando desperdícios e introduzindo tecnologias que aumentam a sua produtividade. Após a análise, forneces recomendações para melhorar os processos empresariais, software e produtos.

Para além de analisares os dados internos da empresa, monitorizarás as tendências do mercado e fornecerás soluções viáveis para os problemas da empresa. Terás também um papel de aconselhamento sobre os investimentos da organização e o melhor momento para vender os ativos da empresa.

Uma carreira como analista de negócios está ligada à tecnologia da informação (TI), uma vez que contarás com os conhecimentos estatísticos dos profissionais de TI para analisares dados e tirares conclusões. Podes trabalhar em vários setores empresariais, desde TI até ao setor industrial e comercial. A maioria das indústrias depende da tua perícia para expandir a sua produção e aumentar a sua eficiência. Como analista de negócios precisas de ter competências analíticas excecionais e um pensamento criativo para desenvolver soluções para uma série de problemas empresariais. Irás também aprender novas técnicas analíticas.

Trabalhar como analista de negócios adequa-se às tuas capacidades analíticas e de criatividade? Então continua a ler para descobrires de que competências e qualificações precisas para prosperares num papel de analista de negócios.

o que faz um coordenador?

Como coordenador, organizas equipas e trabalhas em estreita colaboração com gestores de projetos e outros gestores. Também comunicas com intervenientes externos para assegurar que os padrões do projeto vão ao encontro das expetativas. Se o projeto tiver um gestor de projeto, o coordenador trata das tarefas administrativas, como responder a chamadas telefónicas, tomar notas em reuniões, e prestar serviços ao cliente. Também fiscaliza a orçamentação e supervisiona os vendedores de um projeto.

Uma vez que os coordenadores trabalham em vários setores, os seus conjuntos de competências são diversos. Contudo, os coordenadores de sucesso são eficientes, organizados, e possuem boas competências interpessoais. É crucial ser um excelente planificador para sincronizar e executar tarefas complexas com diferentes grupos.

Trabalhar como coordenador seria adequado para as tuas capacidades de organização e planeamento estratégico? Então, continua a ler para descobrires quais as competências e qualificações de que necessitas para prosperar num papel de coordenador.

ver oportunidades
2

salário médio de um analista de negócios

Segundo a Indeed, um analista de negócios recebe um salário médio de 35 mil euros anuais, correspondentes a 2.478 euros mensais. Como é usual, este é um trabalho que pagará melhor de acordo com a experiência, sendo que o valor de salário inicial poderá ser inferior, aumentando quando passares a ser um analista de negócios júnior.

Embora muitos analistas de negócios não sejam trabalhadores permanentes ou a tempo inteiro, algumas empresas oferecem benefícios e subsídios. Por exemplo, receberás seguro médico, transporte e subsídio de habitação. Também poderás ser elegível para bónus de fim de ano e pagamento de horas extraordinárias por trabalhares horas extra.

como aumentar o seu salário como analista de negócios

Uma função de analista de negócios é uma posição inicial na carreira de analista de negócios, mas o teu rendimento irá aumentar à medida que aprendes as regras e ganhas experiência. Por exemplo, as tuas qualificações académicas determinarão o teu escalão de remuneração.

Para além do bacharelato obrigatório para o programa de pós-graduação, podes melhorar o teu salário com qualificações ou certificações de pós-graduação. Ter experiência prévia em funções relacionadas também aumenta os teus ganhos.

Alguns locais de trabalho são melhores para os analistas de negócios. Trabalhar em Lisboa poderá oferecer uma remuneração, mas o custo de vida na capital é, também, mais elevado do que nutras regiões portuguesas.

carreiras
carreiras
3

tipos de analista de negócios

Os analistas de negócios graduados têm vários conjuntos de competências que podem enquadrar-se nas seguintes categorias:

  • analistas de negócios licenciados em TI: como analista de negócios de TI, o teu foco está nos aspetos técnicos de uma organização. Analisarás a utilização de recursos de TI nos processos empresariais e recomendarás formas de os melhorar para uma melhor eficiência. Também identificarás as necessidades de TI empresariais e criarás planos ou estratégias para melhorares a integração de software.
  • analista empresarial de dados: um analista de negócios pode concentrar-se na análise de dados empresariais e tornar-se parte da equipa que desenvolve formas de recolher e analisar dados para uma melhor interpretação.
  • analista de sistemas empresariais: como analista de sistemas empresariais, recolhes e analisas dados de vários sistemas. Também ofereces recomendações sobre as áreas de aperfeiçoamento.

Encontra o teu novo emprego.

Estás à procura de um emprego? Temos muitas vagas adequadas para ti. Vamos procurar juntos!

4

trabalhar como analista de negócio

Como analista de negócios, trabalhas com gestores e líderes de empresas para resolveres problemas ou desenvolveres estratégias de eficiência. As tuas soluções podem incluir o desenvolvimento de novos produtos ou a introdução de programas informáticos.

carreira de assistente comercial
5

educação e aptidões

Podes tornar-te um analista de negócios pelas vias seguintes:

  • universidade: qualquer licenciatura que ensine aptidões analíticas pode ajudar-te a iniciares a tua carreira como analista de negócios. No entanto, a maioria dos empregadores procura licenciados em gestão de empresas, sistemas de informação empresarial ou informática. Licenciatura e mestrado nestas áreas irão dar-te vantagens, sendo ainda importante que, após a formação de graduação, consideres fazer um estágio profissional ou juntares-te a um programa de estágio, para melhorares as tuas competências.
  • estágio: ao concluíres um estágio superior de analista de negócios ou um estágio de gestão de projetos, podes tornar-se um analista de negócios.

aptidões e competências

Como analista de negócios, necessitas de ter as seguintes competências:

  • capacidade de resolução de problemas: o teu papel principal é identificar as práticas nas estratégias empresariais que não estão a alcançar o seu pleno potencial. Avaliarás os problemas e formularás soluções práticas. Isso significa que terás a capacidade criativa de resolução de problemas para dares um contributo substancial durante as sessões de brainstorming.
  • capacidade de comunicação: um analista de negócios deve ser capaz de traduzir ideias, dados e conclusões da linguagem técnica para uma linguagem simples, que os interessados compreendam. Excelentes competências de comunicação irão ajudar-te a estabelecer o contacto com os clientes para identificares as exigências de cada negócio.
  • competências analíticas: terás de ter as competências analíticas para avaliar grandes quantidades de dados e desenvolver ideias para corrigir problemas.
  • competências informáticas: como analista de negócios, terás de ter as competências e conhecimentos de informática para te ajudarem a compreender como funcionam os sistemas técnicos. Utilizarás também métodos estatísticos computorizados para analisares os dados.
6

FAQs

Perguntas frequentes (FAQ’s) sobre trabalhar como analista de negócios.

 

thank you for subscribing to your personalised job alerts.