assistente comercial (serviço interno)

Trabalhar como assistente comercial? Isto significa trabalhar arduamente todos os dias para aumentares os números de vendas da tua empresa ou organização e a satisfação do cliente. E estás com sorte: há uma grande procura por assistentes comerciais em todos os tipos de setores. E especificamente para o departamento de vendas interno. Lê mais sobre onde podes trabalhar como assistente comercial, confere o salário médio e encontra vagas disponíveis em grandes empresas.

 

empregos como assistente comercial
1

o que é um assistente comercial?

Um assistente comercial ou um representante de vendas interno é um empregado que vende produtos ou serviços no departamento de vendas de uma empresa. Como um assistente comercial, contactas pessoalmente os clientes e também fazes trabalhos preparatórios para o vendedor no terreno.

 

o que faz um assistente comercial?

Como assistente de um escritório comercial, vais apoiar a venda de um serviço ou produto. Isto pode ser feito de muitas maneiras diferentes. Por vezes, irás simplesmente apoiar os vendedores que saem à rua para vender o produto, mas outras vezes cabe-te a ti fazer o contacto com os clientes por telefone.

Construir relações com os clientes é também uma parte importante do teu trabalho como assistente comercial: és tu que te asseguras de que os clientes retornam numa próxima vez. Encontra as melhores ofertas de emprego para assistentes comerciais abaixo.

ver todas as ofertas
2

salário médio para um assistente comercial

Como assistente comercial ganharás, segundo a Talent, uma média de 1200 euros por mês, correspondentes a 14.400 euros anuais. Em alguns casos, os trabalhadores com maior responsabilidade ou maior experiência na área podem chegar a receber cerca de 18.525 euros anualmente. Em algumas situações específicas, o salário pode ainda ser reforçado por prémios e bónus acordados, devido ao cumprimento de metas ou objetivos relacionados com as vendas. Alguns destes trabalhadores também fazem usufruto de outros benefícios, como um carro da empresa.

 

quando irás ganhar mais como assistente comercial?

Enquanto assistente comercial, apoiarás as vendas e tentarás aumentar a satisfação do cliente, e existem geralmente objetivos claros ligados a este processo. Dependendo do teu papel, também contribuirás para alcançar estes objetivos. Se as metas forem cumpridas, em muitos lugares irás receber um bónus pré-definido.

3

tipos de assistentes comerciais

Existem vários tipos de emprego diferentes que são, na realidade, correspondentes ao trabalho como assistente comercial. Por exemplo, um assistente comercial é frequentemente mencionado em textos de vagas para:

  • apoio às vendas em escritório de pessoal
  • representante comercial interno
  • assistente comercial interno
  • gestor de contas interno
  • funcionário comercial de front office
  • representante de vendas
  • gestor de conta júnior
  • gestor de conta
  • representante comercial

Os assistentes comerciais vêm em todas as formas e feitios e os cargos são muitas vezes bastante semelhantes. É por isso que é conveniente listar os termos mais importantes:

Serviço interno ↔ serviço externo

Existem assistentes comerciais que trabalham em ambiente de escritório e funcionários que trabalham no terreno. A equipa comercial interna refere-se aos empregados que trabalham num escritório e fazem muitas chamadas telefónicas ou tratam de negócios e encomendas em curso. O serviço no terreno refere-se ao pessoal comercial que se dirige aos clientes. Este serviço é, portanto, o rosto que se apresenta ao cliente.

front office ↔ back office

Existe também uma diferença entre o front office e o back office. O front office é constituído por todos os assistentes que procuram novos clientes e tratam dos pedidos recebidos. Estes estão, portanto, na linha da frente do processo de venda e têm todo o contacto do cliente. O back office são os colegas que se ocupam dos assuntos administrativos.

carreira de contabilista
4

trabalhar como assistente comercial

Queres trabalhar como assistente comercial? Lê de seguida o que podes esperar do teu novo desafio. Quais são as tuas tarefas, onde irás trabalhar e quais são os principais empregadores de um assistente comercial? Abaixo deixamos algumas informações que deves saber:

 

encontra o teu emprego
5

oportunidades de carreira como assistente comercial

Um assistente comercial pode evoluir para muitas posições diferentes. Muitas vezes estes são empregos orientados para as vendas, tais como gestor de contas ou delegado. Para o conseguires, para além do trabalho árduo, é frequentemente necessário completar uma série de cursos de formação em marketing e vendas.

explorar mais funções
6

aptidões e competências dos assistentes comerciais

Gostares muito de estar perto de pessoas ao longo do dia. Teres muitos contactos de clientes! Para que possas ver as oportunidades de vendas, é preciso que sejas capaz de avaliar bem os diferentes tipos de pessoas.

  • Conhecimento de línguas: português e por vezes uma segunda língua, como inglês ou alemão.
  • Ser comunicativo: terás de conseguir relacionar-te fortemente com o cliente e ter a capacidade de contar a sua história com clareza. Também terás de comunicar muito com os gestores de contas e colegas internos para manteres todos os processos de encomenda nos eixos.
  • Ser resistente a situações de stress: deves ser capaz de conjugar várias tarefas, de manter uma visão global clara e de mudar rapidamente. Um assistente comercial tem sempre muito em que pensar.
  • Capacidade de priorizar: deves entender o que é necessário no momento, e mudar de estratégia com rapidez quando tal é necessário. Como assistente comercial, isto deve ser intuitivo.
  • Precisão: no back office é evidentemente importante que as encomendas sejam processadas corretamente. Uma administração segura deste processo deve ser a coisa mais normal do mundo para ti
  • Autossuficiência: procuramos funcionários que tomem a iniciativa, trabalhem de forma independente, e compreendam como trabalhar eficazmente em equipa.

que experiência é necessária para ser assistente comercial?

Em alguns empregos como assistente comercial, a experiência de trabalho é uma grande vantagem. As pessoas com formação universitária em economia comercial podem, muitas vezes, começar imediatamente.

Estás curioso sobre se te qualificas para um emprego como assistente comercial? Entra em contacto com a pessoa responsável, indicada no fundo da página da vaga que te interessa!

 

ver todas as vagas
7

vantagens de trabalhar como assistente comercial através da Randstad

Trabalhar como assistente comercial através da Randstad tem muitas vantagens. Por exemplo:

  • seres pago semanalmente;
  • teres acesso ao regime de pensão depois de teres trabalhado durante 26 semanas;
  • teres sempre uma pessoa de contacto, a quem podes recorrer e pedir ajuda caso necessites;
  • poderes rapidamente declarar as tuas horas de trabalho através da nossa Randstad-app e teres sempre uma visão clara do teu horário de trabalho;
  • damos-te o pagamento das férias e o direito a 25 dias de férias.
8

FAQs

Perguntas frequentes (FAQ’s) sobre trabalhar como assistentes comerciais.

 

thank you for subscribing to your personalised job alerts.