sales executive

Consegues comunicar facilmente com as pessoas? Compreendes de forma intuitiva as necessidades dos teus clientes? Em caso afirmativo, o papel de um executivo de vendas pode ser a solução perfeita para ti. Servindo como elo de ligação entre o teu empregador e os teus clientes existentes e potenciais, podes trabalhar como executivo comercial em quase todos os setores, desde o farmacêutico ao agrícola.  

empregos como
1

o que é um sales executive?

Como sales executive ou executivo de vendas assumes o papel de elo de ligação entre os clientes e a empresa. Desde o contacto inicial até à facilitação da continuidade dos negócios, a tua capacidade de construir e alimentar uma relação lucrativa tem um impacto direto no crescimento e desempenho da tua empresa. Os executivos comerciais de sucesso são naturalmente bons a criar uma ligação pessoal, utilizando esta habilidade para fazer negociações. Como executivo de vendas, poderás também assumir o papel de gestor de relações com clientes, uma vez concretizada a venda inicial. Como principal ponto de contacto, podes fornecer informações úteis no que diz respeito às expetativas que os clientes individuais possam ter, com o objetivo de aumentar as oportunidades de venda.

o que faz um sales executive?

Os executivos comerciais podem trabalhar em todas as indústrias, e qualquer organização que venda produtos ou serviços requer alguém nesta função. Como executivo de vendas, podes trabalhar em vendas business-to-business (B2B) ou em vendas business-to-consumer (B2C), atuando como o principal ponto de contacto entre o seu empregador e o seu mercado alvo.

Para seres eficaz, deves estar muito familiarizado com os produtos e serviços que estás a vender. Isto pode envolver a participação em eventos de formação e seminários sobre os produtos, mas exigirá inevitavelmente viagens para te encontrares com clientes, o que torna este trabalho ideal para aqueles que adoram visitar novos locais. Um sales executive bem sucedido necessita de um vasto conjunto de competências que incluam boas aptidões pessoais, capacidades de comunicação bem desenvolvidas e a capacidade de antecipar as necessidades dos clientes.

Será que trabalhar como sales executive se adequaria às tuas capacidades naturais em comunicação e construção de relações? Então continua a ler para descobrires de que competências e qualificações precisas para prosperar numa função de sales executive.

sales executive
sales executive
2

salário médio de um sales executive

Um sales executive em Portugal recebe 1.250 euros por mês, em média. Como é usual, o salário tende a aumentar com a experiência e as qualificações que tens enquanto profissional nesta área, pelo que podes receber consideravelmente mais se já tiveres estabelecido o teu lugar no mercado de trabalho. Além do salário base, em alguns mercados, os empregadores poderão também oferecer alguns extras motivadores, tais como bónus quando atinges os objetivos de venda. Em alguns casos, outros benefícios podem também estar integrados, como férias pagas, seguros de saúde ou fundos de reforma.

que fatores afetam o teu salário como sales executive?

Os salários dos executivos comerciais dependem em grande parte da quantidade de experiência que possuem. Por exemplo, os executivos comerciais seniores ganham um salário base mais elevado do que os executivos de vendas júnior ou de nível inicial. Além disso, a indústria em que trabalhas e os produtos ou serviços que vendes podem influenciar o teu potencial de rendimentos. Por exemplo, os consultores de vendas que trabalham na indústria das TI podem ganhar um salário mais elevado do que os executivos de vendas que trabalham na indústria alimentar.

A maioria dos executivos de vendas ganha bónus de desempenho para além dos seus salários base, e trabalhar numa grande cidade pode afetar significativamente o bónus que podes potencialmente receber. Em geral, as cidades maiores têm um custo de vida mais elevado do que as cidades mais pequenas, o que se refletirá na sua remuneração global. Para além disso, a localização de uma cidade pode facilitar-te o cumprimento dos teus objetivos, uma vez que as empresas maiores tendem a basear-se nestes enquadramentos. Em alguns casos, os executivos comerciais trabalham apenas com base em comissões, o que significa que não existe um salário base garantido, e os ganhos dependem totalmente do número de vendas efetuadas.

Os tipos de executivos de vendas incluem:

  • business to business (B2B): como sales executive B2B, estarás principalmente a vender serviços e produtos a outras empresas. Os executivos de vendas B2B utilizam as suas competências para desenvolver relações comerciais com responsáveis de compras e normalmente concentram-se na venda de maiores volumes de produtos a clientes empresariais. Os executivos comerciais B2B geralmente requerem uma compreensão profunda do processo de aquisição empresarial para se destacarem. 
  • business to consumer (B2C): como sales executive B2C, estarás a vender produtos e serviços diretamente a utilizadores finais ou clientes. Os executivos de vendas B2C geralmente gerem um maior volume de clientes do que os executivos de vendas B2B e concentram-se na venda de pequenas quantidades a clientes individuais. 
3

trabalhar como sales executive

Curioso em saber o que faz diariamente um comercial? Continua a ler para obteres informações sobre as tuas perspetivas de carreira e deveres diários.

descrição do trabalho de um sales executive

Embora os deveres relacionados com as vendas possam ser específicos do trabalho e dependam da empresa para a qual se trabalhas, a maioria das funções de sales executive envolvem o seguinte:

  • construir relações: uma das principais tarefas em qualquer função comercial executiva é estabelecer e manter uma boa relação de trabalho com os clientes. Comosales executive, serás muito provavelmente o principal ponto de contacto entre a empresa para a qual trabalhas e os seus clientes. Ao construíres uma relação, o teu principal objetivo é compreender as necessidades únicas do cliente e sugerir produtos e soluções que possam satisfazer as suas exigências. 
  • apresentar produtos e serviços aos clientes: quando uma empresa lança um novo produto ou serviço, os executivos comerciais são responsáveis pela apresentação do produto aos clientes. De facto, a introdução de novos produtos aos clientes, de modo a atualizar os serviços da tua empresa, é uma parte vital das tarefas diárias de qualquer sales executive. 
  • compilar informação e criar relatórios: as vendas são uma parte fundamental de cada negócio, e os executivos de vendas são frequentemente chamados a recolher dados e a compilar relatórios sobre a atividade de vendas e as tendências de compra dos clientes. Em geral, os executivos comerciais devem estar à vontade para trabalhar com números e software de produtividade. 
  • participar em reuniões de formação e seminários sobre produtos: os executivos comerciais precisam de uma compreensão profunda dos produtos que estão a vender. Para este efeito, os executivos de vendas por vezes participam em eventos e seminários externos de formação sobre produtos. Estes eventos são a oportunidade perfeita para te familiarizares com os produtos em si, bem como para estabeleceres uma rede de contactos com os fornecedores e adquirires conhecimentos que te podem ajudar a navegar melhor no circuito de vendas. 
  • atingir os objetivos de vendas: em última análise, a tua tarefa mais importante é atingir os seus objetivos de vendas. Um sales executive é o responsável direto pela rentabilidade financeira do seu empregador, pelo que alcançar estes números é a marca ou a rutura tanto da rentabilidade da empresa como do teu sucesso nesta função.
4

educação e aptidões

Na fase inicial, muitos cargos executivos comerciais não requerem qualificações académicas, mas pode ser benéfico para uma candidatura teres uma qualificação num campo relacionado com negócios. Em alguns casos, poderá ser-te exigida uma qualificação específica para uma empresa especializada em produtos médicos ou químicos. Em geral, as qualificações académicas são menos importantes do que a atitude e as competências nucleares quando se trata de um papel como sales executive.

aptidões e competências

Para teres sucesso na função de sales executive, as tuas aptidões e competências de vendas necessárias incluem:

  • competências pessoais: seres capaz de te ligar adequadamente aos clientes requer boas capacidades interpessoais e excelentes capacidades de comunicação escrita e verbal. Antecipares as necessidades de um cliente é importante, mas a capacidade de comunicar com eficácia e compreenderes plenamente as suas necessidades é vital. 
  • capacidade de trabalhar de forma independente: executivos comerciais trabalham frequentemente para alvos específicos com pouca ou nenhuma supervisão. Para atingires os teus objetivos, tens de ser capaz de gerir o teu próprio dia de trabalho e estabelecer prioridades de tarefas por ordem de importância. 
  • capacidade de organização: acompanhar absolutamente tudo é a forma de transformar uma afinidade natural para a construção de relações numa carreira de sucesso como sales executive. Desde contratos a horários de viagens, documentos de negociação e relatórios de vendas, deves ser capaz de acompanhar as tuas responsabilidades administrativas para fazeres progredir a tua carreira.
5

FAQs

FAQ’s sobre trabalhar como sales executive

thank you for subscribing to your personalised job alerts.