promotor de vendas

És confiante e extrovertido? Tens sentido de iniciativa e talento para as vendas? Então considera uma carreira como promotor de vendas. Os promotores de vendas aumentam o reconhecimento e a venda de produtos, serviços e eventos. O trabalho mistura vendas e marketing direto em várias indústrias. A maioria dos promotores trabalha em empresas de comércio a retalho e de manufatura que lidam com alimentos e bebidas, produtos de beleza e de cuidados pessoais, moda e outros.

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o que é um promotor de vendas?

Um promotor de vendas influencia potenciais clientes para comprarem os produtos da sua empresa. Como promotor de vendas, crias e aumentas o interesse dos clientes pelos produtos, fazes apresentações, dás amostras e fazes demonstrações conforme a necessidade. Uma das formas de o fazer é dar-lhes a conhecer o que faz destes produtos uma escolha melhor dos que os concorrentes oferecem.

Note-se que um promotor de vendas não é o mesmo que um auxiliar de vendas num espaço, que ajuda principalmente os clientes com qualquer coisa que queiram comprar. Um promotor de vendas cria consciência e tenta influenciar os clientes na compra de produtos específicos. Ao abordar potenciais clientes com um discurso promocional, pretende-se que os consigas influenciar e persuadir a experimentarem os produtos da tua empresa. 

Constróis também uma presença positiva da marca para os produtos que promoves. Normalmente, a empresa para a qual trabalhas coloca-te numa loja ou área de vendas a retalho com uma exposição dedicada, onde os potenciais clientes verão os produtos.

Trabalhar como promotor de vendas adequar-se-ia ao teu talento em vendas e sentido de iniciativa? Então continua a ler para descobrires as competências e qualificações de que necessitas para prosperar num papel de promotor de vendas.

 

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salário médio de um promotor de vendas

A Talent apresenta dados sobre o salário médio dos promotores em Portugal, em que a média salarial se encontra nos 1.200 euros, sendo que isto corresponde a 14.400 euros anuais. Ainda assim, deves considerar que, no começo da tua carreira, é possível que o salário seja inferior (rondando os 12 mil euros por ano) e que, com o teu esforço e dedicação, poderás atingir uma experiência que se refletirá na remuneração, que pode, em alguns casos, atingir os 20 mil euros anuais. O setor e a empresa para a qual trabalhas têm um impacto direto no teu salário, sendo que alguns destes trabalhos incluem uma comissão pelas vendas que efetuas, o que melhora, também, a tua perspetiva salarial.

que fatores influenciam o salário de um promotor de vendas?

Como promotor de vendas, o teu salário depende do teu nível de experiência e dos produtos que estás a lançar. O teu salário aumenta com a experiência, por isso, quanto mais anos trabalhas como promotor, mais ganhas. Os produtos que promoves e o tamanho do local também influenciam os teus ganhos. Por exemplo, as pessoas que trabalham em supermercados ou lojas de retalho podem ganhar menos do que as que promovem produtos de saúde ou eletrónicos.

O local onde vives e trabalhas também influencia o teu salário. Trabalhar nas grandes cidades está correlacionado com um custo de vida mais elevado e melhores salários.

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tipos de promotor de vendas

Alguns dos tipos de promotores de vendas incluem:

  • promotor de vendas B2C (business to consumer): vendes diretamente aos clientes, abordando-os nas lojas de retalho ou nas ruas. Como promotor de vendas B2C, também fazes a demonstração de produtos aos clientes e persuades as pessoas a comprar artigos por telefone.
  • promotor de vendas B2B (business to business): vendes e apresentas os produtos de uma empresa a grandes agências de distribuição e outras empresas. O papel também envolve a demonstração de produtos em feiras comerciais e a procura de novos clientes.
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trabalhar como promotor de vendas

Um promotor de vendas é um membro valioso da equipa de vendas, que demonstra as características e benefícios do produto aos clientes. O papel requer um conhecimento profundo dos produtos da empresa para construir o conhecimento da marca.

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educação e aptidões

Não é necessária educação formal para te tornares um promotor de vendas, mas teres formação em marketing, num curso superior ou profissional, pode ajudar-te a conseguir uma vaga. Experiência prévia em vendas ou marketing também pode ajudar a que te destaques no papel. 

Alguns empregadores estão interessados em candidatos com conhecimentos de uma língua estrangeira, especialmente se o trabalho promocional for em feiras comerciais e eventos que atraiam audiências internacionais.

A maioria das empresas organiza sessões de briefing e formação sobre as características do produto. Após a formação, deverás ser capaz de responder a quaisquer perguntas relativas aos produtos ou serviços.

aptidões e competências

Algumas das qualidades de um promotor de vendas incluem:

  • competências de marketing: as competências de marketing são essenciais se pretenderes distinguir-te neste campo. Isto exige excelentes conhecimentos sobre os produtos e a capacidade de construir confiança com os clientes, publicitar os teus produtos e desenvolver campos de vendas criativos e convincentes. 
  • habilidades de atendimento ao cliente: um promotor de vendas requer excelentes habilidades de atendimento ao cliente para persuadir os clientes a considerar a compra de um produto. Deves ser capaz de fazer perguntas com confiança e responder às preocupações dos potenciais clientes. 
  • capacidade de uma apresentação confiante: ter uma excelente capacidade de apresentação é essencial. Uma boa apresentação liga o serviço, o produto e o público. Deves ser confiante e articulado ao falares de um produto. 
  • capacidades interpessoais: como promotor de vendas, necessitas de capacidades interpessoais, pois nem todos os clientes estarão dispostos a comprar o teu produto ou a ouvir a tua apresentação. É também importante que te prepares para lidar graciosamente com a rejeição. A persuasão e a paciência são também valiosas para lidar com diferentes personalidades. 
  • capacidade de comunicação: como promotor de vendas, uma excelente capacidade de comunicação é essencial porque o trabalho é baseado em conversas. Isto inclui anunciar ou criar consciência do produto, fazer apresentações e demonstrações e vender os produtos. 
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FAQs

Perguntas frequentes (FAQs) sobre trabalhar como promotor de vendas.

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