human resources manager

És empreendedor e tens uma personalidade assertiva e entusiástica? Gostas de gerir ou coordenar pessoas para realizar tarefas? Então terás uma carreira emocionante como gerente de RH! Estes são líderes vitais nas suas empresas que supervisionam o recrutamento de funcionários e melhoram as políticas e processos de recursos humanos no local de trabalho.  

empregos em recursos humanos
1

o que é um human resources manager?

Os gestores de recursos humanos contribuem para o sucesso de uma empresa, tratando de questões relacionadas com os funcionários e maximizando o valor destes numa empresa. No teu papel de gestor de RH, o teu trabalho envolve recrutar novos funcionários e gerir os trabalhadores para garantir que estes se tornem ativos valiosos para o teu empregador. Para além da gestão de desempenho, também geres as promoções, formação e desenvolvimento de todo o pessoal da empresa.

Para fazeres um excelente trabalho, precisas de te concentrar nas necessidades individuais dos trabalhadores e no seu ambiente de trabalho. Por exemplo, é vital que os trabalhadores tenham um ambiente de trabalho propício para aumentar a sua produtividade. Para além de apoiares o pessoal da empresa, o teu papel implica lidar com aspetos desconfortáveis do emprego. Tratarás de infrações de recursos humanos, despedindo trabalhadores e disciplinando os empregados.

A tua responsabilidade específica varia em função da dimensão da empresa. As pequenas empresas têm geralmente um gestor de recursos humanos para cobrir todas as funções, enquanto que numa grande empresa, é provável que trates de um aspeto específico da gestão de funcionários. Trabalhar como gestor de RH adequa-se à tua personalidade empreendedora? Então, continua a ler para saberes de que competências e qualificações precisas para prosperar numa função de human resources manager.

human resources manager
human resources manager
2

salário médio de um human resources manager

O salário médio de um human resources manager em Portugal ronda os 1.250 euros por mês, equivalentes a 15 mil euros anuais. Numa posição inicial podes contar receber cerca de 13.200 euros por ano, valor que poderá aumentar até aos 21.250 euros anuais para trabalhadores com mais experiência no setor. O salário e benefícios extra irão variar em função da dimensão da empresa, da indústria e do seu nível de experiência. À medida que aumentas os seus conhecimentos e prestas serviços especializados, é expectável que recebas melhor, sendo que todos estes fatores afetam diretamente o teu pacote de remuneração. Alguns empregadores podem oferecer extras como subsídios de transporte e alimentação ou mesmo seguros de saúde.

que fatores afetam o salário de um gestor de recursos humanos?

Como gestor de recursos humanos, o teu salário é baseado na tua experiência e nas tuas qualificações. Os postos de nível de entrada pagam menos, mas irão ajudar-te a ganhar uma experiência inestimável e basilar para a tua carreira. Com conhecimentos especializados e competências especializadas, o teu pacote de remuneração passará a refletir os teus níveis de qualificação. É crucial que aumentes gradualmente as suas aptidões para aumentares o teu valor na área dos recursos humanos e aumentares, desta forma, o teu pacote salarial. 

3

tipos de human resources manager

Numa pequena empresa, tratarás de todas as tarefas de recursos humanos sozinho, mas nas grandes empresas, um hr manager concentra-se numa das seguintes áreas:

  • gestores de recursos humanos de relações laborais: como gestor de recursos humanos de relações laborais a tua responsabilidade é supervisionar as políticas do emprego e assegurar que a empresa cumpre a legislação em contextos sindicais e não sindicais. Irá coordenar as queixas e tratar das reclamações dos trabalhadores que afetam a empresa. As relações laborais envolvem também a negociação de contratos de trabalho, incluindo salários e benefícios. 
  • especialista em postos de trabalho: quando és responsável por postos de trabalho no departamento de recursos humanos, a tua função é fazer corresponder as competências às funções de trabalho. O processo começa com o recrutamento e seleção para identificares os melhores candidatos para um posto de trabalho. Durante as promoções, utilizas os detalhes de gestão de desempenho para promoveres os empregados de acordo com os conhecimentos especializados. 
  • gestores de RH de compensação e benefícios: como gestor de recursos humanos de compensação, a tua função principal é assegurares que os empregados são compensados pelos serviços que prestam. Também asseguras que o teu empregador acompanha os pagamentos do seguro de saúde dos trabalhadores e os benefícios exigidos pela lei. 
4

trabalhar como human resources manager

Para te tornares um human resources manager de sucesso, deves ter um dom para reconhecer o talento e a perícia na organização do pessoal de uma empresa. Algumas das tuas responsabilidades e tarefas diárias como gerente de RH são explicadas abaixo.

descrição do trabalho como human resources manager

Quando és um gestor de RH, a tua responsabilidade gira em torno do capital humano da tua empresa. Isso significa que precisas de adequar os trabalhadores da empresa à tarefa, com base nas suas aptidões e competência. As principais responsabilidades de um gestor de RH incluem:

  • recrutamento e seleção: irás trabalhar com vários intervenientes para preencher as vagas de negócio do teu empregador. O teu papel principal é assegurares o cumprimento das políticas internas de contratação, e garantires que a empresa cumpre os regulamentos. 
  • gestão de remunerações e tarefas administrativas: como human resources manager, as tuas tarefas administrativas incluem o agendamento de empregados, a gestão da folha de pagamentos e o armazenamento de registos de empregados. Ao calendarizar os funcionários, deves atribuir horas de trabalho iguais com base em grupos de trabalho e assegurar-te de que todos recebem tempo livre e pausas adequadas em intervalos regulares. Manter registos e ficheiros dos empregados também assegura o cumprimento dos regulamentos. 
  • assegurar a saúde e segurança: os gerentes de RH asseguram que os empregados dispõem de todo o equipamento de segurança de que necessitam para completarem as suas tarefas. Ao cumprirem as normas de saúde e segurança dos ambientes de trabalho, os gestores de recursos humanos minimizam os riscos de acidentes no local de trabalho. A garantia da segurança no local de trabalho também reduz a rotura e os problemas de produtividade. 
5

educação e aptidões

Podes tornar-te um human resources manager, obtendo as seguintes qualificações e certificações educacionais: 

  • licenciatura e mestrado: o primeiro passo na tua jornada para te tornar gestor de recursos humanos é obteres uma licenciatura em gestão empresarial e recursos humanos, gestão ou psicologia. Uma vez concluída a tua licenciatura, podes procurar uma posição de nível inicial em recursos humanos para melhorares as tuas competências e experiência. Uma pós-graduação também impulsionará mais rapidamente a tua carreira para uma posição de gestão. 
  • estágio: podes iniciar a tua carreira na área dos recursos humanos através de programas de estágio, tais como a estágios profissionais ou curriculares. Muitas empresas oferecem estágios de RH, sendo comum, inclusivamente, que existam acordos entre a faculdade e o local de trabalho. 
  • certificações: vários cursos relacionados com gestão de relações humanas e recursos humanos estão disponíveis no ensino profissional, incluindo pelas formações certificadas do IEFP. As certificações fornecem garantia aos empregadores sobre competências especializadas adquiridas durante a formação.

aptidões e competências

Para além das qualificações académicas, é necessário que tenhas competências técnicas e soft skills exemplares para te tornares um gestor de recursos humanos. Algumas das competências incluem:

 

  • capacidades de comunicação: deve ter excelentes capacidades de comunicação, uma vez que estabeleces a ponte entre a empresa e os melhores talentos da indústria. A tua capacidade de comunicação vai ajudar-te a fornecer instruções claras aos empregados e a relatar o progresso no teu departamento aos interessados. O conhecimento de vários modos de comunicação é crucial para o teu sucesso e promove a transparência.
  • conhecimentos administrativos: uma vez que o teu papel envolve agendamento e arquivo, os conhecimentos administrativos vão ajudar-te a gerir as tuas tarefas de forma eficiente. Deves organizar as tuas tarefas para evitar a falha de prazos ou o esquecimento de pormenores importantes. 
  • proatividade: se não fores proativo, perderás os sinais vermelhos e os indícios de problemas até que estes aumentem. Deves recolher os problemas dos funcionários quando estes surgirem e lidar prontamente com eles. Com proatividade, poderás acompanhar as tendências emergentes na cultura e tecnologia do trabalho. 
  • competências de coaching: a formação e o desenvolvimento dos trabalhadores asseguram o crescimento e motivam os funcionários. Necessitas de competências de coaching para formares os empregados e organizares workshops para o desenvolvimento profissional. Estas competências são também úteis para o trabalho integrado.   
6

FAQs

Perguntas frequentes (FAQ’s) sobre trabalhar como human resources manager  

thank you for subscribing to your personalised job alerts.