rececionista

És social? Gostas de interagir com as pessoas? Então, trabalhar como rececionista pode ser uma carreira excitante para ti. Um rececionista lida com a comunicação e a calendarização de uma empresa ou organização. Uma vasta gama de setores necessita de rececionistas, por isso é normalmente um trabalho estável e seguro. Sabe mais sobre as necessidades iniciais do cargo, salário e potencial de crescimento.

empregos como rececionista
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o que é um rececionista?

Um rececionista é um empregado essencial para muitos tipos de instituições e empresas. Como o nome indica, um rececionista recebe visitantes. Cumprimenta as pessoas que entram no edifício ou atendem chamadas telefónicas e respondem aos e-mails da empresa. Embora a maior parte do trabalho dos rececionistas esteja relacionada com o atendimento ao cliente, estes lidam frequentemente com uma grande variedade de tarefas administrativas. Alguns rececionistas prestam assistência na marcação de compromissos, arquivo de registros e triagem de correio.

o que fazem os rececionistas?

A tua função como rececionista pode variar muito, dependendo do ramo. Em alguns casos, és responsável pela limpeza e arrumação de uma área de receção ou pelo fornecimento de bebidas aos visitantes. Alguns rececionistas também se ocupam de dinheiro. Eles aceitam pagamentos ou gerem a contabilidade da empresa.

Quando a maioria das pessoas pensa em rececionistas, imaginam uma pessoa a trabalhar num edifício de escritórios. Embora seja verdade que a maioria dos rececionistas estão empregados em escritórios, enquanto rececionista, também poderás trabalhar noutras indústrias. Encontrarás esta posição em qualquer local de trabalho que necessite de alguém que coordene as interações entre clientes e funcionários. Por exemplo, alguns rececionistas trabalham em escritórios de advogados, recebendo novos clientes e orientam os visitantes para as suas marcações. Nos hospitais, dirigem os pacientes para as áreas de tratamento certas e organizam os seus registos médicos. Os rececionistas também trabalham em hotéis ou empresas de produção na receção para receber os visitantes.

Trabalhar como rececionista iria ao encontro das tuas competências sociais? Então, continua a ler para saberes de que competências e qualificações necessitas para prosperares numa função de rececionista.

empregos como recepcionista
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salário médio de um rececionista

Segundo a Talent, o salário médio de um rececionista em Portugal ronda os 1.219 euros mensais, que correspondem a um rendimento anual de 14.625 euros. Ainda assim, quando começas a tua carreira, num nível inicial, conta receber cerca de 9.302 euros anuais, valor que poderá aumentar até aos 18.900 euros mensais com o avanço da tua carreira e à medida que ganhas experiência.

Alguns empregadores pagam aos seus rececionistas à hora, sendo que a remuneração pode variar consoante o horário de trabalho. Além disso, um trabalhador a tempo inteiro poderá receber outros benefícios, como subsídios de alimentação e transporte. Férias pagas e bónus anuais poderão ser outras vantagens em algumas empresas.

que fatores afetam o salário de um rececionista?

Um dos principais fatores que influenciam o teu salário é a localização. Os rececionistas em regiões com custos de vida mais elevados tendem a receber um salário mais elevado. As regiões com maiores salários para os rececionistas são Lisboa e Porto. As variações no salário também dependem do campo de aplicação do papel e das responsabilidades adicionais. 

Muitos rececionistas de nível básico prestam principalmente apoio ao cliente por telefone. Alguns rececionistas assumem mais um papel de assistente administrativo, o que conduz a um salário mais elevado. Os rececionistas que trabalham em áreas especializadas recebem remunerações mais elevadas. Por exemplo, se trabalhares num hospital ou escritório de advogados, o teu pacote salarial poderá ser mais elevado do que o de um rececionista de uma empresa comercial. Geralmente, os setores de destaque, como o financeiro, proporcionam salários mais elevados para os rececionistas.

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tipos de rececionista

Embora os rececionistas não se dividam em categorias rigorosas, existem vários tipos de postos neste domínio. Alguns dos empregos de rececionista comuns incluem:

  • rececionista de balcão: a tua função é controlar o balcão de atendimento e encaminhar os visitantes que entram no escritório para os seus compromissos. Também asseguras que a área de receção está arrumada, e podes acrescentar toques decorativos para a tornar mais acolhedora.
  • rececionista de empresas: o teu trabalho é ajudar os assistentes executivos com tarefas repetitivas como rastreio de chamadas e tratamento de correio. Também escreves os apontamentos dos executivos para o pessoal e resumes relatórios de vários departamentos.
  • rececionista de recursos humanos: numa empresa, como um responsável de departamento de RH, sentas-te à entrada dos escritórios do departamento. Executas também tarefas administrativas como a gestão das férias ou licenças por doença, preenches papéis para novos funcionários, e planeias viagens de funcionários.
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trabalhar como rececionista

Estás interessado em saber mais sobre a realidade quotidiana de ser um rececionista? Aqui estão algumas das coisas que poderás vir a encontrar.

ofertas de emprego
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educação & qualificações

Um papel de recepcionista não requer educação formal, e é necessária uma experiência mínima de trabalho. Por exemplo, se tiveres experiência prévia em vendas ou serviços de atendimento ao cliente, podes conseguir um emprego como recepcionista. Também podes ingressar na carreira através de uma qualificação universitária como um diploma ou um curso profissional. Por exemplo, podes frequentar um curso superior de comunicação e marketing, administração, ou relações públicas, entre outros; ou optar por um curso profissional de secretariado. Terás vantagens, também, em investir em cursos de línguas, já que falar vários idiomas é uma aptidão muito valorizada pelos empregadores.

Algumas das aptidões necessárias para um rececionista incluem:

  • comunicação eficaz: como rececionista, deves ter capacidades excelentes de comunicação verbal. Deves falar com calma e profissionalismo perante todos os visitantes. Competências de escuta ativa e de serviço ao cliente também te ajudam a sobressair na função.
  • capacidades interpessoais: como rececionista, tens de ser um bom jogador de equipa. Deves interagir e colaborar com vários funcionários no escritório. Precisas de competências pessoais para poderes ajudar todos os funcionários nas suas funções.
  • competências de multitasking: um rececionista lida com muitas tarefas como rastrear chamadas, gerir o tráfego de chamadas e gerir uma área de receção movimentada. Competências de multitasking ajudam-te a definir prioridades e a assegurares a realização de todas as tarefas.
  • destreza técnica: como rececionista, o teu trabalho envolve a manutenção de equipamento de escritório e o funcionamento das fotocopiadoras, sistemas telefónicos e impressoras. As competências técnicas irão facilitar o teu trabalho e melhorar o teu desempenho. Também precisas de conhecimentos de informática para as tuas tarefas de secretária.
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FAQs

Perguntas frequentes (FAQ’s) sobre trabalhar como rececionista.

 

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