manager

Quando és um manager, supervisionas projetos e equipas para assegurares que o seu trabalho cumpre os objetivos empresariais. Os gestores vestem várias funções e asseguram o bom funcionamento de cada parte de uma organização. Para além da planificação e organização, lideras equipas, motiva-las a cumprir as tarefas a tempo, e encoraja-las a contribuir para os objetivos da empresa.

empregos como gestor
1

o que é um manager?

Um manager é uma pessoa responsável por todas as funções de uma parte específica de uma empresa. Podes estar encarregue de um departamento ou de toda a empresa. Desempenhas todas as funções de gestão na tua qualidade de gerente, o que te dá o poder de despedir, contratar, promover e disciplinar os membros da tua equipa.

Dependendo da função, um manager pode ser referido como diretor geral ou supervisor. Por exemplo, os gestores de topo responsáveis pela formulação dos objetivos e estratégias da empresa são considerados diretores gerais. Como diretor geral, és o administrador delegado da missão e dos objetivos da empresa. Os gestores operacionais são também considerados diretores, uma vez que asseguram a eficiência em departamentos específicos de uma empresa. Se dirigires o departamento de marketing, vão referir-se a ti como o diretor.

Os supervisores também são gestores, mas dirigem uma pequena secção de funcionários ou grupos. Como supervisor, asseguras-te de que os membros da tua equipa cumprem as suas tarefas e objetivos.

Para seres um manager bem sucedido, precisas de qualidades de liderança fantásticas e de capacidades de resolução de problemas para fazer malabarismos com as questões que surgem ao gerires a organização. Também precisas de carisma e de grandes capacidades de atendimento ao cliente para manteres a boa imagem da empresa que representas.

Será que trabalhar como manager se adequaria às tuas capacidades de resolução de problemas? Então, continua a ler para descobrires de que competências e qualificações precisas para prosperares na função de gestor.

manager
manager
2

salário médio de um manager

Segundo a Talent, o salário médio de um gestor em Portugal ronda os 1.667 euros por mês, correspondentes a 20 mil euros anuais. Numa posição inicial, no entanto, um manager poderá receber 14.579 euros anuais, valor que, mediante o setor, as responsabilidades e a experiência adquirida, pode chegar aos 41.875 para os melhores trabalhadores. Esta remuneração, como é evidente, flutua em função das funções e do setor de atividade. Alguns setores pagam melhor aos seus gestores pela responsabilidade inerente ao cargo. Para além dos ordenados, os gestores recebem também frequentemente inúmeros benefícios, consoante a posição que ocupam. Um diretor geral pode ter um subsídio domiciliário, motoristas pessoais e outros privilégios executivos, enquanto os supervisores podem usufruir de seguro de saúde e férias pagas. Os gestores também recebem bónus generosos quando atingem as metas e objetivos da empresa.  

que fatores afetam o salário de um gerente? 

Se quiseres aumentar o teu salário como manager, podes mudar para um setor industrial que pague melhor. Por exemplo, um gestor no setor retalhista ganha menos em comparação com um manager no setor financeiro. A tua experiência também influencia a tua remuneração, e numa posição inicial, não podes comparar o teu salário com alguém que tenha vários anos de experiência de trabalho. Melhores qualificações educacionais e certificações também melhoram o teu rendimento. Por exemplo, um gestor com um mestrado e/ou doutoramento ganha mais em comparação com aqueles que possuem apenas uma licenciatura. As pequenas empresas também oferecem um pacote de remuneração mais reduzido, sendo, no entanto imprescindíveis para te dar maior experiência. As grandes organizações pagam mais, devido à complexidade do trabalho e às maiores expetativas. Também poderás aumentar o teu rendimento se trabalhares em grandes cidades em vez de pequenas cidades.

3

tipos de gerentes

Podes tornar-te diretor geral ou concentrar-te em departamentos e campos específicos de uma organização. Alguns dos tipos de gestores incluem:

  • gestor de desenvolvimento de negócios: como gestor, desenvolves planos e estratégias de expansão de negócios. Determinas formas de diversificar o negócio para aumentar os rendimentos e acelerar a expansão. 
  • gestor de marketing: como gestor ou diretor de marketing, supervisionas o departamento de marketing para assegurares que este atinge os seus objetivos. A tua função consiste em construir a visibilidade da marca da empresa. 
  • gestor de projeto: quando és um gestor de projeto, reúnes os recursos necessários para atingires um objetivo. Planeias todos os aspetos de um projeto, desde o seu início até à sua conclusão. 
  • gestor comercial: como gestor comercial ou de loja, supervisionas outros trabalhadores para assegurares um bom serviço de atendimento ao cliente. Também geres o inventário e asseguras o cumprimento dos objetivos de vendas. 

 

4

trabalhar como manager

Os gerentes são líderes que inspiram outros trabalhadores a trabalhar melhor e que resolvem qualquer problema que possa surgir dentro de uma organização. Vamos explorar algumas das atividades e agendas diárias de um gestor.

descrição do trabalho de um manager

Como gestor, tens as seguintes funções e responsabilidades:

 

  • assegurar o bom funcionamento das operações: quer estejas a trabalhar no setor da produção ou no setor comercial, és responsável por assegurar o bom funcionamento das operações quotidianas. Isso significa assegurares o cumprimento do orçamento e que o fluxo de caixa permanece positivo. 
  • definição de objetivos: como manager, precisas de um plano e de definir uma orientação que desejas que a empresa tome. Desenvolves objetivos de curto e longo prazo para te manteres motivado e no bom caminho com a visão da empresa. Também apresentas estratégias para manter a empresa em crescimento. 
  • trabalhar com recursos humanos: os gestores são responsáveis por todas as funções organizacionais, o que significa que podes ajudar a equipa de recursos humanos a identificar as necessidades de recrutamento. Estás também envolvido na contratação de pessoal e na avaliação de desempenho e formação para manteres os teus trabalhadores motivados. 
  • organizar e liderar: não basta planificar. Como manager, precisas de gerir as tuas equipas e de fornecer os recursos necessários para os ajudares a completar as tarefas. Como líder, comunicas e motivas os trabalhadores, e ajudas na resolução de problemas. 
  • verificações de desempenho: medir o desempenho faz parte do papel de um gestor. Após estabeleceres objetivos e atribuíres recursos, deves acompanhar o progresso dos projetos e assegurar que os objetivos são atingidos. É vital tomares medidas corretivas quando surgem problemas para te manteres no bom caminho. 
5

educação e aptidões

Para te tornares um manager, deves começar em posições de nível inicial e ganhar experiência até atingires um cargo de gestão. Também precisas de qualificações educacionais como:

 

  • licenciatura: os gestores precisam de uma licenciatura em qualquer área. Podes fazer uma licenciatura em administração de empresas ou obter uma licenciatura numa área relacionada. Por exemplo, se quiseres tornar-te gestor numa empresa de produção, uma licenciatura em engenharia irá aumentar as tuas perspetivas.
  • mestrado: um mestrado em administração de empresas (MBA) não é obrigatório, mas aumenta a tua competitividade. Se quiseres trabalhar em grandes empresas, um MBA dá-te as competências relevantes. Algumas funções exigem também um doutoramento e outras certificações para melhorar as tuas capacidades de liderança.
  • experiência profissional: para além das qualificações académicas, necessitas de experiência profissional relevante. Podes ganhar experiência em liderança através de estágios e aceitando empregos de nível básico à medida que sobes na hierarquia.

aptidões e competências 

As posições de gestão requerem aptidões e competências técnicas. Algumas das aptidões de que necessitas incluem:

  • conhecimentos específicos da indústria: como manager, precisas de compreender as melhores práticas para um bom funcionamento das operações. Isto significa que o conhecimento específico da indústria é importante para que possas sobressair. Por vezes é necessário dirigires empregados ou formulares estratégias, e a perícia na indústria ajuda-te a determinar se os objetivos são alcançáveis. 
  • capacidades de decisão: os gestores têm de ser decisivos para determinar a direção de um negócio. Terás de tomar decisões significativas com pouco tempo, e as capacidades de tomada de decisão asseguram uma liderança eficaz. 
  • competências de gestão do tempo: como manager, tens de lidar com múltiplas responsabilidades ao mesmo tempo, e sem competências de gestão do tempo, não podes cumprir as tuas tarefas. Também precisas de gerir o tempo da tua equipa e de apresentar estratégias eficientes para dar prioridade às tarefas. 
  • capacidade de liderança: quando é manager, as capacidades de liderança ajudam-te a motivar os funcionários e a conduzi-los para os objetivos da empresa. Também deves prestar apoio aos funcionários para os ajudar a atingir os seus objetivos.
  • perspicácia financeira: quando és gestor, a gestão financeira permite-te criar orçamentos e desenvolver formas rentáveis de conduzir operações comerciais. Também deves rever a posição financeira da empresa e determinar problemas de tesouraria e como corrigi-los.   
6

FAQs

Perguntas frequentes (FAQ’s) sobre trabalhar como manager.

thank you for subscribing to your personalised job alerts.