analista financeiro

És empreendedor e gostas de analisar informação financeira? Então, serás um grande analista financeiro. A função envolve examinar dados comerciais e financeiros e ajudar as empresas a tomar decisões de investimento sólidas com base na tua previsão. Necessitas de ter capacidades analíticas extraordinárias e habilidade na utilização da lógica para fazeres previsões precisas.  

empregos de finanças
1

o que é um analista financeiro?

Um analista financeiro orienta indivíduos ou empresas relativamente a oportunidades de investimento com resultados lucrativos. Utilizarás o conhecimento da indústria, tendências do mercado e dados financeiros para encontrares a melhor estratégia para o crescimento contínuo. O teu trabalho envolve analisar tendências económicas, informação financeira e notícias empresariais. Como financial analyst, podes trabalhar em empresas de investimento ou instituições financeiras como bancos. Algumas empresas também precisam de analistas financeiros internos para monitorizar as suas estratégias de investimento e minimizar os prejuízos. Uma vez que tens de construir modelos financeiros para análise e previsão de dados, a proficiência em vários softwares estatísticos para análise e construção de carteiras é importante. As ferramentas ajudam-te a acompanhar a informação financeira passada e presente e a utilizar modelos de previsão para determinares se um contrato de investimento é viável.

descrição do trabalho de um analista financeiro

Como analista financeiro, podes trabalhar como analista de compra (buy-side), onde o teu trabalho implica o desenvolvimento de estratégias de investimento para investidores institucionais como fundos de cobertura (hedge, funds), companhias de seguros e fundos mutualistas. Os analistas financeiros também trabalham com a venda e orientam indivíduos ou agentes de serviços financeiros sobre as ações, obrigações e investimentos com melhor desempenho. É possível alternar entre clientes do lado do comprador e clientes do lado do vendedor, uma vez que os papéis e modelos de previsão são semelhantes. No entanto, os analistas financeiros do lado do comprador têm responsabilidades mais vastas e devem ser rigorosos. Trabalhar em finanças como analista financeiro parece-te adequado para o teu pensamento crítico e capacidades empreendedoras? Então, continua a ler para descobrires de que competências e qualificações precisa para prosperares na função de analista financeiro. 

Randstad employer brand photo, internal, people, consultants, branch, branches
Randstad employer brand photo, internal, people, consultants, branch, branches
2

salário médio de um analista financeiro

De acordo com a Talent, um analista financeiro em Portugal ganha um salário médio de 1.175 euros por mês, correspondentes a 14.099 euros anuais e a 7.23 euros por hora. Ainda assim, isto é uma média e, num papel inicial, o analista financeiro poderá começar por receber cerca de 13 mil euros anuais, valor que pode ascender até aos 16.500 euros por ano no caso dos trabalhadores com maior experiência. Além disso, os analistas financeiros podem ganhar comissões por investimentos bem sucedidos. Algumas empresas pagam bónus e outros incentivos, assim como subsídios e seguros médicos e de trabalho.

como melhorares o teu salário como analista financeiro 

Podes aumentar o teu salário como financial analyst melhorando as tuas competências e fazendo progredir as tuas qualificações académicas. À medida que melhoras a tua experiência e desenvolves as tuas competências, serás elegível para melhores salários e benefícios adicionais. As tuas funções e área de especialização também influenciam o seu pacote de remuneração. Por exemplo, os analistas financeiros do setor privado ganham mais do que os analistas do tesouro que trabalham para o Governo. É provável que as empresas privadas paguem mais e tenham melhores comissões do que o setor público. A localidade em que trabalhas também influencia o teu pacote de compensações. As grandes cidades com grandes empresas de investimento têm uma maior procura por analistas financeiros. O elevado custo de vida também aumenta o teu salário. As pequenas cidades, com um baixo custo de vida, oferecem um potencial de rendimentos inferior.

3

tipos de analistas financeiros

Alguns tipos de analistas financeiros incluem:

 

  • analista bancário de investimento: a tua responsabilidade como analista bancário de investimento é ajudares as empresas a atingir os seus objetivos financeiros, procurando oportunidades de investimento. Também crias modelos económicos e avaliações completas para determinares o desempenho dos investimentos em curso.
  • analista de pesquisa de ações: a tua função é supervisionar carteiras de investimento para um grupo de empresas de um determinado setor. Podes trabalhar tanto para empresas compradoras como vendedoras para as ajudar a decidir os títulos a deter e os títulos a vender.
  • Analista de tesouraria: como analista de tesouraria, geres as finanças em várias agências governamentais. Supervisionas os rendimentos de investimento, o fluxo de caixa e os valores dos ativos. Também prestas aconselhamento sobre formas de melhorar a solidez financeira.
  • analista de desenvolvimento empresarial: a tua função é otimizar os processos empresariais e aumentar os rendimentos das operações comerciais. Avalias operações e despesas e desenvolves as melhores estratégias.
4

trabalhar como analista financeiro

Uma função de analista financeiro envolve a previsão e análise do desempenho dos investimentos utilizando dados da indústria e vários modelos económicos. Descobre as funções, responsabilidades e ambiente de trabalho de um analista financeiro.

descrição do trabalho de um analista financeiro 

As funções específicas dependem da indústria e da empresa para a qual trabalhas, mas as funções mais comuns incluem:

 

  • organizar informação: o teu trabalho como analista financeiro começa com a recolha de informação de relatórios financeiros históricos, dados macroeconómicos, informação sobre preços de ações e dados contabilísticos de livros de contas. Deves organizar a informação em bases de dados ou folhas de Excel, limpar os dados e organizá-los num formato que faça sentido. É importante que categorizes os dados e acrescentes fórmulas para assegurar uma formatação consistente que seja fácil de compreender.
  • análise dos resultados financeiros: após a limpeza dos dados, é necessário analisares a informação histórica utilizando rácios e métricas para determinares padrões. O teu trabalho é identificar as tendências e comparar o desempenho com outras empresas do setor. A partir desta análise, podes avaliar o valor da empresa e encontrar formas de melhorar os rendimentos dos investimentos.
  • previsão e realização de projeções: a tua análise deve revelar previsões do desempenho da empresa. Podes encontrar vários modelos financeiros para te ajudarem a fazer projeções e a prever o desempenho futuro da empresa. Se estiveres a analisar a viabilidade das oportunidades de investimento, os modelos financeiros ajudam-te a tomar decisões de investimento.
  • desenvolvimento de recomendações: como analista financeiro, o teu trabalho não termina com números esmagadores e com a criação de modelos financeiros. Forneces recomendações sobre formas de melhorar as operações comerciais com base nas projeções. Por exemplo, enumeras oportunidades de investimento viáveis e recomendas formas de melhorar as receitas e a quota de mercado. Para além de escreveres relatórios, tens de fazer apresentações a clientes e investidores.
  • análise de risco: como analista financeiro, podes especializar-te em análise de risco e avaliar potenciais riscos na estratégia financeira de uma empresa. Ajudarás os gestores a identificar fontes de prejuízo e a minimizar os riscos envolvidos nos investimentos financeiros para aumentar os lucros.  
5

educação e aptidões

Podes tornar-te gestor financeiro pelas seguintes vias:

 

  • curso universitário: como analista financeiro de nível básico, precisas de uma licenciatura em economia, finanças, contabilidade ou em outros campos de negócios relevantes. Um mestrado em finanças ou administração de empresas irá impulsionar as tuas perspetivas de carreira.
  • certificações: um analista financeiro necessita de uma certificação, recomendando-se que tenha o CEFA - Certified European Financial Analyst. A certificação melhora as suas perspetivas de emprego e ajuda-te a adquirir um estatuto profissional.

aptidões e competências

Precisas destas competências para teres sucesso na sua função:

  • competências de investigação: o teu trabalho envolve pesquisa de dados a partir de várias fontes para os utilizares na análise financeira. Competências de investigação ajudam-te a encontrar dados históricos de registos de empresas e dados macroeconómicos de fontes do setor. Com informação suficiente, podes fazer previsões a partir da análise de dados.
  • atenção aos detalhes: tens de estar orientado para os detalhes para observares as tendências do mercado e fazeres previsões precisas. A atenção aos detalhes ajuda-te a tirar conclusões perspicazes com base nas mudanças no mercado.
  • capacidade analítica: como analista financeiro, avalias toneladas de dados e fazes conclusões exatas. Precisas de capacidade de análise para fazeres as perguntas certas, tirares conclusões precisas e discernires as melhores soluções para os teus clientes.
  • competências matemáticas: deves ser bom em matemática e com números, uma vez que lidas com cálculos complexos na modelação financeira. Por vezes é necessário utilizares equações complexas para completares a análise de dados. As competências matemáticas também te ajudam a formular modelos financeiros como tabelas e gráficos.
  • capacidade de comunicação: precisas de uma boa capacidade de comunicação para explicares o jargão financeiro complexo aos clientes e investidores. As competências em comunicação e com pessoas também te ajudam a manter relações com as partes interessadas para teres acesso à informação.
6

FAQs

Perguntas frequentes (FAQ’s) sobre trabalhar como analista financeiro.

thank you for subscribing to your personalised job alerts.