operador de empilhador

Os operadores de empilhadeira realizam um trabalho essencial em lojas de ferragens e armazéns. Nesta posição, terás um trabalho estável e desfrutarás de uma boa perspetiva de emprego. Aprende tudo o que precisa de saber sobre como te podes tornar um operador de empilhador.

empregos como operador empilhador
1

o que é um operador de empilhador?

A maioria dos armazéns tem uma equipa dedicada ao levantamento de cargas pesadas, mas alguns produtos são demasiado pesados para serem levantados por uma pessoa. Os operadores de empilhadeira utilizam maquinaria pesada para levantar as cargas mais pesadas. 

Como condutor, usas a empilhadeira para:

  • levantar paletes
  • transportar materiais
  • empilhar produtos
  • colocar as entregas nas prateleiras superiores
  • carregar as paletes em camiões
  • remover itens do armazém

Não precisas de muita educação ou experiência para seres um operador de empilhador - se conseguires conduzir e utilizar maquinaria, és a pessoa certa para o trabalho. No entanto, é essencial que sigas as precauções de segurança sempre que operas uma empilhadora. Algumas pessoas saltam alguns passos para poupar tempo, o que resulta em produtos danificados e acidentes de segurança.

outras responsabilidades

Para além da movimentação de mercadorias, és responsável por inspecionar as máquinas, manter o controlo do inventário e informar os supervisores sempre que tiveres um problema. Manterás um registo e reportarás quaisquer problemas com o inventário, incluindo produtos danificados ou em falta. Outras responsabilidades incluem manter o chão limpo e cuidar de derrames e obstáculos antes de subires para a empilhadeira. O teu supervisor vai dar-te formação no local de trabalho para garantir que sabes como utilizar corretamente a empilhadeira. Uma vez que tenha estes conhecimentos, poderás trabalhar em praticamente qualquer armazém ou local de armazenamento.

empregos como operador empilhador
empregos como operador empilhador
2

salário operador de empilhador

Um operador de empilhador em Portugal recebe mensalmente uma média de 1.048 euros, correspondentes a 12.578 euros por ano. Ainda assim, o salário é muito variável de acordo com o ponto de carreira, sendo que, numa fase inicial, poderás fazer 8,976 euros anuais e, quando tiveres experiência, o teu salário pode ascender a 33.688 euros anuais. Além disso, o salário depende do número de horas que trabalhas, sendo que terás ainda a possibilidade de ganhar alguns bónus, dependendo da empresa que contrata os teus serviços.

fatores adicionais

Algumas instalações contratam operadores de empilhadeira não certificados, mas se obtiveres a tua certificação, terás um aumento no pagamento. A região em que trabalhas também terá muito a ver com o teu salário. As grandes cidades pagam mais do que as zonas rurais, embora também tenhas de considerar o custo de vida nessa região. A maioria dos operadores obtém oportunidades de horas extraordinárias que influenciam o horário e o pagamento. Terás mais oportunidades de fazer horas extraordinárias durante as férias, quando as pessoas encomendam produtos e materiais em maiores quantidades.

3

tipos de operador de empilhador

Os operadores de empilhadeira dividem-se em duas categorias: certificados e não certificados. Alguns empregadores não te contratam nem olham para o seu currículo se não estiveres certificado. Quando és um trabalhador certificado, isto significa que fizeste formação e realizaste um teste escrito e prático para provares que sabes o que está a fazer. O exame testa a tua capacidade de operar a empilhadora e de praticar protocolos de segurança. Contudo, alguns empregadores contratam operadores de empilhadeira não certificados e oferecem a certificação no local de trabalho.

4

trabalhar como operador de empilhador

Ser um operador de empilhador parece um trabalho simples, mas é um pouco mais complicado do que se possa imaginar. Eis o que precisas de saber antes de te candidatares para este emprego.

ofertas de emprego
5

educação & qualificações

Os operadores de empilhadeira não precisam necessariamente de ter muita formação. De facto, alguns empregadores aceitarão um diploma do ensino secundário. Por esta razão, este trabalho é popular entre as pessoas que acabaram de terminar o ensino secundário e precisam de obter alguma experiência profissional. Os empregos de operador de empilhador são também excelentes para os adultos mais velhos que não frequentaram a faculdade ou que não obtiveram um diploma. Se conseguires conduzir, operar maquinaria e obedecer aos regulamentos da empresa, qualificas-te como operador de empilhadores. Deves obter uma certificação profissional caso queiras evoluir profissionalmente na empresa, mas para além disso, o teu empregador irá dar-te toda a formação de que necessitas.

6

FAQs

Perguntas frequentes (FAQ’s) sobre trabalhar enquanto operador de empilhador.

thank you for subscribing to your personalised job alerts.