operador

Como operador, asseguras-te de que as instalações técnicas no teu local de trabalho funcionam de forma ideal. Para os empregadores, és o elo indispensável no processo de produção! Curioso sobre um emprego como operador? Lê mais sobre como e onde podes trabalhar como operador, o que é preciso, analisa o salário médio, e descobre quais são as tuas oportunidades de carreira.

vagas de operador
1

o que é um operador?

Como operador, asseguras-te de que as máquinas e instalações funcionam e permanecem em funcionamento. És o principal protagonista no processo de produção. Juntamente com os teus colegas, asseguras-te de que o produto final é produzido com a máxima qualidade. Existem dois tipos de operadores: operadores de máquinas e operadores de processo.

 

o que é que um operador faz?

Como operador, serás o responsável por:

  • manter as máquinas operacionais
  • reconhecimento e resolução de pequenas anomalias de funcionamento
  • comunicação de avarias graves ao departamento técnico
  • execução de tarefas de manutenção e limpeza
  • controlo e registo da produção
operador
operador
2

salário médio de um operador

Segundo a Talent, o salário médio anual de um operador oscila entre os 9.643 euros e os 17.280 euros anuais, dependendo da experiência de trabalho e do setor para o qual seja realizada a atividade. A média mensal de salário, em Portugal, situa-se, portanto, nos 1.110 euros mensais, equivalentes a 6,8 euros por hora e a 13.319 euros anuais.

benefícios adicionais

Como operador, trabalhas geralmente por turnos. Isto significa que recebes uma compensação adicional ao teu salário. Especialmente quando se trabalha ao fim-de-semana ou à noite, este subsídio pode ascender às centenas de euros extra por mês. Como operador, também recebes frequentemente um bom subsídio por deslocação.

quando é que o teu salário como operador vai aumentar?

Como operador, o teu salário irá aumentar todos os anos. O setor em que trabalhas tem uma grande influência no seu salário. Por exemplo, percebes cada vez mais sobre uma máquina específica? Se assim for, a tua responsabilidade irá crescer, e, com ela, também ganharás mais. Também irás receber mais se fores responsável por mais máquinas ou por máquinas maiores. Portanto, continua sempre a aprender, para que possas criar melhores oportunidades de carreira para ti!

3

oportunidades de carreira como operador

Existem várias oportunidades de carreira para operadores no campo técnico. Por exemplo:

  • líder de equipa: sabes como manter todas as máquinas a funcionar sem problemas e vigiar de perto o processo de produção. Também gostas de supervisionar os teus colegas e de manter uma visão geral da situação.
  • mecânico: descobre se instalar máquinas e resolver disfunções é o que mais te agrada. Se o for, considera a posição de mecânico! Terás de ser habilidoso, criativo e um problema técnico será somente um desafio para ti. Explora mais sobre esta carreira aqui.
  • gestor de sistemas: não só sabes como funciona um equipamento independentemente do outro, mas também compreendes como todo o equipamento é configurado em conjunto. Pensas de forma mais ampla e vês o panorama geral! Nesse caso, talvez a posição de gestor de sistemas seja o teu próximo desafio! 

Queres aumentar as tuas oportunidades de carreira? Então, começa a trabalhar no teu desenvolvimento pessoal.

descobre a tua vaga
4

tipos de operadores

Existem dois tipos de operadores que se enquadram na profissão de operador: operadores de máquinas e operadores de processo.

operador de máquinas

Como operador de máquinas, és responsável por parte do processo de produção. É frequente que sejas responsável por uma máquina específica e que te caiba certificares-te de que esta continua a funcionar sem problemas. Detetaram uma avaria, desvio ou descontrolo? Deixarão isto contigo! 

operador de processo

Como operador de processo, és responsável por todo o processo de produção e asseguras-te de que todas as máquinas continuam a funcionar sem problemas. Controlarás frequentemente as máquinas através de sistemas informáticos, e, portanto, serás, literalmente, a pessoa por detrás da máquina.

Conheça o José, operador fabril da Cotesi que dedica o seu dia-a-dia à gestão de máquinas de produção de corda.
explora outras carreiras
5

trabalhar como operador

O que podes esperar quando começas a trabalhar como operador?

 

quote icon

Como operador tens de ser realmente perspicaz; fazer vista grossa perante um erro leva rapidamente a uma perda de produção. Felizmente, estou bem treinado neste domínio!

Rogier
operador
vagas disponíveis
6

torna-te operador com estes cursos e qualificações

Como operador, necessitas de formação técnica especial. Dessa forma, estás bem preparado para tudo o que se possas encontrar no teu trabalho! É por isso que os empregadores pedem um certificado de operador. Podes obter este diploma seguindo um curso técnico de área técnica.

carreira de operador de produção
7

que qualidades e competências se desenvolve enquanto operador?

Como operador, é evidentemente de extrema importância que tenhas conhecimentos técnicos ou, pelo menos, que consideres a tecnologia interessante! Porque com as tuas competências técnicas, elevas cada processo de produção para um nível superior. Estas qualidades também são importantes:

  • autonomia: como operador, és frequentemente responsável por (parte de) uma máquina. Gostas de ter esta responsabilidade e sabes como lidar com ela! Deves pensar em soluções e não em problemas, porque só assim as máquinas continuam a funcionar sem problemas.
  • precisão: por vezes, um acidente está mesmo ao virar da esquina... mas com o teu olhar atento ao detalhe, manténs sempre um olho no processo de produção. Há algum produto errado no tapete rolante? Tira-o do caminho!
  • flexibilidade: juntamente com os teus colegas, assegura-te de que as máquinas continuam a funcionar sete dias por semana, 24 horas por dia. Isso também significa que trabalhas em horários diferentes. Os turnos são da tua responsabilidade.
Neste vídeo o Rúben Nascimento diz-te quais são as competências-chave para o bom desempenho de um operador de máquinas numa fábrica de materiais de construção.
9

vantagens de trabalhar como operador através da Randstad

Trabalhar através da Randstad oferece-te uma série de vantagens. Por exemplo:

  • pagamento semanal
  • regime de pensão depois de teres trabalhado 26 semanas
  • teres sempre uma pessoa de contacto a quem podes recorrer e pedir ajuda
  • a nossa candidatura Randstad permite-te declarar rapidamente as horas de trabalho e teres sempre uma visão clara do teu horário de trabalho
  • damos-te o pagamento das férias e o direito a 25 dias de férias
  • contrato permanente? Um trabalho temporário como operador através da Randstad é muitas vezes um ponto de partida para um trabalho permanente apelativo. Todos os anos, milhares de pessoas conseguem um contrato permanente com grandes empregadores graças a um trabalho temporário connosco. Além disso, muitas empresas recrutam parcialmente os seus empregados permanentes através da Randstad.
10

perguntas frequentes sobre operadores

Aqui ficam algumas das perguntas mais frequentes sobre o trabalho como operador.

thank you for subscribing to your personalised job alerts.