Candidatou-se a uma nova oportunidade profissional e foi convidado para uma entrevista? A entrevista de emprego é uma das partes mais importantes do processo de seleção e pode ser uma experiência intimidante. Contudo, com um pouco de preparação, pode aumentar as suas hipóteses de sucesso, e reduzir os seus níveis de stress.

Embora as entrevistas variem, a sua abordagem à preparação da entrevista é essencial. Faça-o corretamente e pode compreender a empresa, adaptar as suas respostas e ultrapassar a ansiedade e o stress para impressionar o empregador - assegurando o papel que deseja.

Aqui estão algumas dicas úteis sobre como se preparar para a sua próxima entrevista de emprego:

1. Estude a descrição da vaga

Comece a sua preparação para a entrevista lendo a descrição das funções da vaga à qual se candidatou, e entendendo a posição, os requisitos e as responsabilidades envolvidas. Conhecerá o papel de dentro para fora, pelo que durante a entrevista poderá associar claramente os seus conhecimentos e a sua experiência ao que a empresa está à procura.

Prepare-se fazendo o exercício de corresponder as suas competências e realizações relevantes a cada ponto do anúncio. Se não tiver uma determinada competência, não entre em pânico - os empregadores não precisam necessariamente de um candidato que coloque um check em cada caixa.

 

quote icon

a maioria dos candidatos terá dominado algumas competências mas faltam outras. Portanto, seja honesto e prepare uma resposta que mostre como pode melhorar estes atributos e fazer referência a quaisquer competências que tenha e que irão acelerar o processo de aprendizagem.

2. Investigue a empresa

Antes da entrevista, pesquise a empresa à qual se candidata, e fique a conhecer melhor a sua oferta de produtos e/ou serviços, a entender a indústria e nicho em que opera, a missão, visão e valores da empresa, bem como sua cultura organizacional, projetos recentes e sucessos notáveis.

Mostrar na entrevista que tem conhecimentos sobre a empresa e que se deu ao trabalho de pesquisar sobre a mesma, demonstra que está interessado pela empresa e que tem iniciativa.

Uma boa dica de preparação para entrevistas é visitar o website da empresa e navegar nas suas páginas das redes sociais. Desta forma conhecerá melhor as mais recentes atividades da empresa, notícias, relatórios anuais, atividade de marketing, informação 'Sobre nós' e muito mais.

3. Tente conhecer melhor os seus entrevistadores

Por vezes, ser-lhe-á dito quem o entrevistará - frequentemente o chefe da equipa, chefe de departamento, ou diretor da empresa. Uma boa dica de preparação é pesquisar previamente o perfil do seu entrevistador, em jornais ou no LinkedIn, por exemplo, para conhecer melhor as suas funções, experiência de carreira, e interesses profissionais.

Conhecendo estes pontos, pode mais facilmente, e com fluidez, estabelecer uma conversa significativa com os entrevistadores, relacionar-se com estes e mostrar o seu interesse.

Se não lhe disseram quem o irá entrevistar, não tenha receio de perguntar.

Smiling man sitting at his dining table with a drink and his laptop. Looking away. Kitchen in the background.
Smiling man sitting at his dining table with a drink and his laptop. Looking away. Kitchen in the background.

4. Releia o seu CV e a carta de apresentação

Releia cuidadosamente o seu currículo e a carta de apresentação para se certificar de que não se esqueceu de mencionar alguma experiência relevante para a vaga. Pense que competências e experiências são mais relevantes e como as poderá apresentar na entrevista e ligar às funções e responsabilidades da oportunidade a que se candidata.

Leia estas dicas para saber como apresentar o seu percurso profissional.

5. Pratique as suas respostas a perguntas comuns de entrevistas

As perguntas de entrevista podem variar, mas existem algumas perguntas comuns para as quais se pode preparar. Prepare respostas com antecedência, para que possa responder de forma clara e confiante durante a entrevista, e pratique dizê-las em voz alta para se sentir mais confiante e preparado.

Quer lhe perguntem sobre as suas fraquezas ou como trabalha em equipa, a maioria das perguntas das entrevistas insere-se geralmente em quatro categorias: de competência, comportamento, hipotéticas e stress.

Como responder a perguntas de entrevista baseadas na competência

As perguntas de entrevista baseadas em competências visam expor as suas competências gerais (soft skills), e competências específicas (competências específicas do trabalho). Aqui, a técnica STAR - situação, tarefa, ação, resultado - é uma boa abordagem para formar respostas durante a preparação da entrevista.

Como gerir questões de comportamento desafiantes na entrevista

Estas perguntas visam colocá-lo a falar sobre como demonstrou uma competência específica ou como lidou com uma determinada situação.

De acordo com o inquérito Global Talent Trends 2019 do LinkedIn, as perguntas comportamentais eram a forma mais comum de as empresas avaliarem as competências transversais, com 75% dos profissionais de recursos humanos a utilizá-las.

Normalmente, concentrar-se-ão no trabalho de equipa, na liderança ou na gestão de trabalho sobre pressão, por isso tente preparar uma história de sucesso adequada para cada um.

Como responder a perguntas hipotéticas

Também conhecidas como perguntas situacionais, aqui o entrevistador tentará testar as suas capacidades de resolução de problemas numa situação hipotética. Foram o terceiro ponto mais comum de avaliação de competências transversais, de acordo com o inquérito do LinkedIn de 2019, após perguntas comportamentais e de leitura da linguagem corporal.

Ao responder a questões hipotéticas, lembre-se desta dica: faça referência a experiências anteriores, explicando como o prepararam para a situação.   

Como lidar com questões de stress

Estas perguntas tentam testar como reage e responde sob pressão.

Podem também tomar a forma de puzzles cerebrais, que testam aleatoriamente as suas capacidades de lógica ou matemática, se for algo relevante para o cargo vago.

Aqui, ao longo de toda a conversa, mantenha-se calmo, não se ofenda e lembre-se de que nem sempre precisa da resposta factualmente correta. Explore estas 5 perguntas comuns feitas em entrevistas e não se esqueça que a linguagem não verbal também denuncia muita informação aos entrevistadores.

6 tipos de entrevista e como ter sucesso em todas

explora aqui

6. Prepare perguntas para fazer ao entrevistador

No final da entrevista, a maioria dos entrevistadores dar-lhe-ão a oportunidade de fazer perguntas.

Esta é uma grande oportunidade para mostrar os seus conhecimentos existentes, entusiasmo pelo papel e aprender mais sobre a empresa.

Tente pensar em quatro ou cinco perguntas significativas a fazer. Evite fazer perguntas sobre remuneração ou benefícios, em vez disso prepare perguntas específicas sobre o papel, a direção estratégica ou a cultura de trabalho da empresa. Foque-se em questões que poderão ajudá-lo a entender melhor o que é esperado de si caso seja contratado.

7. Vista-se adequadamente

Certifique-se de se vestir adequadamente para a entrevista, levando em consideração a cultura corporativa da empresa. Isso pode ajudar a demonstrar que é um candidato profissional e sério.

8. Peça feedback

Se se sentir confortável, não tenha medo de perguntar como se saiu no final da entrevista. Mostra que está a levar o papel a sério, e que quer melhorar as suas capacidades profissionais.

No caso de não ser bem sucedido, peça também um feedback ao entrevistador - isto pode ajudar a aperfeiçoar a sua técnica e assegurar o sucesso mais tarde.

Para mais informações e conselhos sobre como se preparar para a sua entrevista, explore outros artigos mencionados aqui e disponíveis no nosso blog tendências 360. Em alternativa, contacte a nossa equipa ou pesquise as nossas vagas disponíveis.