Numa época em que o digital domina, onde a tecnologia fornece oportunidades e recursos facilitadores, a área de Recursos Humanos não lhe fica imune e tem utilizado estas novas tecnologias e estratégias para promover a constante inovação nos processos de Recrutamento & Selecção (R&S). 

Se já era prática corrente o uso de ferramentas como MSN, E-mail, Skype, WhatsApp e LinkedIn para o contacto com os candidatos, a entrevista presencial ainda era um factor determinante no processo de R&S. No entanto, e fruto do actual contexto de pandemia que se vive, a entrevista online passou a ser uma solução imprescindível e com resultados bastante promissores para o futuro do sector. 

Mas será que a entrevista online pode ser considerada igual à presencial? 

Mesmo para quem já tenha experiência em entrevistas presenciais, quer seja na posição de entrevistador quer na de candidato, percebe que o comportamento  e a preparação para a entrevista online são diferentes, não apenas por estarem num ambiente diferente, mas porque a distância causa efeitos psicológicos que acabam por influenciar o comportamento do candidato e a preparação correta da mesma impacta directamente o resultado final. 

Para além do seu currículo e da forma como o candidato responde às questões colocadas, existe um outro factor que pode influenciar muito a forma como este é avaliado durante uma entrevista online: a linguagem corporal. Na verdade, os gestos e atitudes, podem dizer muito sobre o candidato, denunciando até por vezes o que não é dito por palavras. 

Deste modo e para que aquilo que diz esteja em consonância com a forma como se comporta, apesar de toda a literatura existente e de fácil acesso sobre o comportamento ideal em contexto de entrevista, presencial ou digital, a verdade é que continua a existir um elevado número de candidatos que não só não se prepara devidamente para uma entrevista, como ainda em ambiente digital, talvez fruto do distanciamento entre as partes, negligencia a postura e a apresentação pessoal.

É a pensar nestes que escrevo este artigo, em que deixo algumas dicas de linguagem corporal que devem adoptar ou evitar durante a entrevista online para que potenciem o seu desempenho. 

1. Postura

  • Não recline as costas para trás. Reclinar as costas para trás sugere aborrecimento ou falta de interesse.
  • Não incline o corpo demasiado para a frente. O inclinar-se muito para a frente também pode ser problemático, podendo o entrevistador considerar que o candidato está a ser muito solícito ou ameaçador. 
  • Postura neutra é o ideal. A postura deve resumir-se ao clássico "sentar-se direito" e ligeiramente inclinado para a frente. Deste modo envia uma mensagem de atenção, autoconfiança. Esta postura faz também as pessoas parecerem mais altas, o que é considerado, um pouco por todo o mundo, como um sinal de astúcia, confiança e credibilidade. 

2. Gestos

  • Tenha atenção aos gestos bruscos. Apesar do campo de visão numa entrevista online ser menor, o candidato tendencialmente eleva as mãos ao nível da camara e os gestos bruscos podem cortar psicologicamente o espaço entre o candidato e o entrevistador de forma agressiva, mesmo à distancia. Apontar é muitas vezes visto como um gesto agressivo ou mesmo rude. O ideal é evitar gestos com as mãos que sejam muito rápidos, repetidos ou agressivos.
  • Uma postura fechada é um sinal negativo. Colocar as mãos nos bolsos, atrás das costas ou da cadeira, cruzar braços sobre o peito é um sinal de que o candidato está fechado, agressivo ou totalmente passivo. Nem sempre se vê a totalidade dos braços mas vê-se os ombros que denunciam os gestos dos braços. 
  • Deve sempre parecer aberto e amigável. Significa que as suas mãos devem estar visíveis e prontas a gesticular, naturalmente. 

3. Tiques

  • Os tiques são comuns em situações de alta pressão. São uma manifestação nervosa de um desejo natural do candidato dar o seu melhor. Estes gestos não são propriamente um problema, pelo menos a maior parte das vezes. Pequenos tiques, como brincar com o cabelo, mexer nas unhas ou na pulseira e anel, só se tornam problemáticos quando começam a distrair o entrevistador. 
  • Evite levar objectos supérfluos para a entrevista. Objectos como anéis, relógios e joalharia podem distraí-lo e levar a que acabe por lhes mexer em demasia. Se não 'brincar' com estes haverá menos hipóteses de distrair o entrevistador, que vai manter a sua atenção focada onde deve estar: na sua conversa.

4. Gestos faciais

  • A linguagem corporal que se pode tornar mais prejudicial numa entrevista passa pelos gestos faciais. Costuma dizer-se que "os olhos são o espelho da alma". Desde virar os olhos a olhar fixamente, a pestanejar muito, o segredo de uma entrevista de sucesso está nos olhos. É aqui que a entrevista online sente maiores obstáculos, pois o candidato deve olhar para a câmara como se esta fosse o entrevistador, sob pena de se perder a noção de proximidade ou o contacto visual. Para minimizar isso, a câmara deve estar ao nível do olhos e de frente para os olhos, nem abaixo nem de lado e isto tanto é valido para o candidato como para o entrevistador. 
  • Evite olhares fixos. Não olhe fixamente. É importante parecer confiante e olhar para a câmara como se esta fosse os olhos do entrevistador, mas fixar o olhar durante um longo período de tempo pode ser interpretado como agressivo. 
  • Olhe nos olhos somente durante algum tempo. O contacto visual quebra-se quando se sente que ocorreu uma ligação. A próxima vez que sentir “um clique” deve manter o contacto visual por mais um pouco e depois afastar. 
  • Não se esconda do contacto visual. Olhares esguios e assustados demonstram que o candidato é uma pessoa em quem não se pode confiar. É unânime considerar que responder a uma questão a olhar para um quadro na parede ou para o chão é o primeiro passo para não ser escolhido, pois revela timidez e insegurança. É importante estabelecer uma ligação durante a conversa e um contacto visual equilibrado é fundamental para a mesma.
  • Olhar para o relógio. É um pormenor que pode parecer mínimo mas é intolerável em contexto de entrevista, pois denuncia eventuais pressas ou impaciência, minimizando as hipóteses de sucesso na mesma. 

Em resumo...

Para enfrentar uma entrevista deve pautar sempre pela moderação, tanto na postura, como no gesticular e no contacto visual com a câmara. 

Lembre-se sempre que uma cara sorridente desperta mais simpatia do que uma cara fechada. Para além disso, transmite uma atitude positiva, pois um sorriso é a moldura perfeita das personalidades optimistas e entusiastas.

O seu tom de voz pode transmitir entusiasmo ou desânimo. Tenha cuidado com a forma como apresenta o seu discurso e preocupe-se em falar devagar para ser bem entendido.

Dica adicional

Os peritos em linguagem comportamental consideram que o primeiro passo para resolver aspectos com os quais não se sinta tão confortável é aceitá-los. A maior parte das pessoas não sabe quais são os seus tiques ou hábitos corporais a evitar e como os amigos ou a família poderão estar relutantes em apontá-los, o ideal será gravar em vídeo, ou com o telemóvel, uma entrevista sua para saber como é que se comporta. Peça a um amigo para fazer de entrevistador e para fazer muitas e variadas perguntas, mas de uma forma séria. Lembre-se de que os profissionais de recursos humanos são peritos em ler os sinais dos corpos das pessoas com quem interagem, e isto também é válido para entrevista online.

escrito por

Gisela Alves

randstad portugal