Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades! Cliché, não é? Mas a verdade é que se aplica ao mundo laboral.

o que leva os profissionais a mudar de emprego? 

razões para mudar de emprego

Se ponderou a sua saída da empresa e pretende concretizar essa ideia, vamos então perceber e identificar o motivo que o levou até aqui – é muito importante ter um período de introspeção! E deve estar a perguntar “porquê?” Porque precisa de definir o seu caminho, saber para onde quer ir. Lembre-se sempre desta frase:

quote icon

Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve.

Lewis Carrol

Neste período de introspeção avalie todos os cenários possíveis. Pode questionar-se se o motivo que o levou a ponderar sair é o facto de já não se identificar com a cultura da sua empresa. Ou simplesmente se precisa de estar numa empresa com outro tipo de valores e/ou alinhada com o seu propósito. Se é a sensação de estagnação ou simplesmente por sentir que não tinha mais espaço de aprendizagem.

Até poderá ponderar se em causa está a sua própria função - sente que as suas tarefas estão aquém do que realmente gostaria de estar a fazer? Se esta for a sua situação, poderá começar pela verificação das oportunidades internas. Ponderar sobre aquilo de que mais gosta de fazer, quais as competências que já tem e as competências certas de que precisa, conseguindo identificar o que será foco de desenvolvimento; e, se for uma mudança de carreira, se está disposto a essa mudança pelo tempo e financiamento necessário para “fazer-acontecer”.

como estabelecer objetivos - e mantê-los!

aprenda a definir e manter objetivos

Para se preparar para a sua mudança e começar a trilhar caminho, é importante definir o que realmente é importante para si, mas, também, o que é importante que o seu empregador ou até mesmo futuro empregador tenham a oferecer.

Procurar o seu novo caminho é um trabalho a tempo inteiro, mas também o pode fazer em regime de part-time - vai ter de ser resiliente e encontrar estratégias para gerir as suas expectativas. Comprometa-se consigo mesmo a definir períodos para trabalhar o seu currículoLinkedIn, pedir conselhos a profissionais e ao seu círculo de contactos, identificar tendências de mercado, explorar sites de emprego, de empresas de recrutamento, e conseguir entrevistas, até alcançar o seu objetivo profissional.

Conheça as diferenças entre um currículo e o LinkedIn e tome nota destas dicas de construção.

cv vs linkedin

Poderá até ponderar iniciar a sua própria atividade ou constituir a sua própria empresa. Outro caminho que terá de trilhar, passa por ponderar e avaliar, de modo a verificar a viabilidade do negócio, e se conseguirá retirar os benefícios necessários para fazer face às suas despesas e manter o seu nível de vida desejado. Uma pergunta importante que se deverá fazer neste caminho é a seguinte: “estou disposto a dedicar-me 24/7 ao meu negócio?”. 

Mas lembre-se, primeiro avalie antes de dar o passo seguinte, seja qual for o caminho que venha a escolher.

E se decidiu despedir-se e dedicar-se ao seu negócio, lembre-se de que está a ser contratado pela empresa mais importante, a sua! E as suas tarefas acabaram de ganhar um novo propósito, com novos objetivos a serem alcançados. 

Pode sempre procurar o apoio de profissionais que prestam serviços de career counseling. Se quiser mais informações sobre como podemos suavizar esta fase de introspeção e transição, contacte-nos!

Pode também aproveitar o verão e participar nos workshops com especialistas de recursos humanos que estamos a realizar, e onde poderá encontrar inputs relevantes para a sua fase de transição.

Boa sorte e até breve!

escrito por:
vera alves randstad
vera alves randstad

vera alves

consultant, randstad risesmart