Neste artigo, vamos explorar formas e técnicas de como fazer um bom resumo para o Linkedin, tornando-te o candidato ideal.

Muitas pessoas hesitam ao descrever-se e ficam presas na primeira linha da descrição, sem saber por onde começar.

um rapaz a fazer um bom resumo para o linkedin no seu computador
um rapaz a fazer um bom resumo para o linkedin no seu computador

Já deves ter reparado na secção de resumo do perfil do LinkedIn e na sua importância como ferramenta que dá a primeira impressão a qualquer visitante. Esta é a tua oportunidade para te destacares da multidão, dizer "olá" e dar um vislumbre da tua personalidade.

Assim, podes mostrar aos empregadores quem és, o que fazes e despertar o interesse deles, motivando-os a querer saber mais sobre ti.

O resumo permite-te direcionar-te diretamente ao leitor, partilhando aspetos da tua pessoa, desde realizações profissionais até aos teus objetivos de vida.

Esta informação agora faz parte do cartão de visita no topo do teu perfil, que inclui nome, fotografia, título, empresa mais recente, formação e dados de contacto. Quando a maioria dos utilizadores visita o teu perfil, vêem os primeiros 300 caracteres do resumo, enquanto quem usa o LinkedIn Recruiter vê o resumo completo por defeito.

Curriculum vitae VS Linkedin - diferenças e dicas de utilização de ambos

CV vs Linkedin

Por isso, reunimos aqui as melhores dicas para fazerum bom resumo no perfil do LinkedIn que expresse com sucesso e confiança quem és, bem como a tua carreira até à data.

1. Cria uma primeira boa impressão

Quando alguém visita a nossa página do LinkedIn, só vê as primeiras frases do nosso resumo. Se formos criativos como uma personagem, podemos começar o resumo com uma "citação" cativante que fará com que os leitores cliquem em "Ver mais". Outra opção é refletir sobre o que nos distingue e por que adoramos o nosso trabalho, resumindo isso na frase de abertura. Mas tem de ser algo conciso e específico.

2. Pensa como um leitor

Ao escrever, é importante lembrares-te de que te estás a dirigir a alguém. Adapta a tua mensagem resumida ao público que te interessa e ao que é importante para o mesmo. Imagina que estás a ter uma conversa com um colega, um recrutador ou um potencial cliente.

Como é que falarias com ele ou ela e como é que te descreverias? O que é que gostarias que ele soubesse sobre ti? É aqui que é bom começar a ver surgir os primeiros aspectos da tua personalidade.  Por exemplo, um potencial cliente analisa normalmente os seus antecedentes e a sua experiência para determinar se o pode ajudar.

cv

Tira o máximo partido do teu potencial!

começa já!

3. Habitua-te a escrever na primeira pessoa

Após a introdução, evita falar de ti na terceira pessoa e prefire continuar na primeira pessoa. Usar termos como 'Eu' e 'Nós' torna o resumo mais personalizado, dando ao leitor a sensação de ouvir a tua voz, não uma biografia de outra pessoa.

Esta estratégia simples ajuda a tua apresentação a ser memorável e cria uma primeira impressão muito melhor naqueles que visitam o teu perfil. Mostra a tua personalidade e escreve a tua história utilizando qualquer um dos exemplos abaixo:

  • "Como uma criança dos anos 90..."
  • "Enquanto crescia, vi que..."
  • "Fiquei inspirado quando..."
  • "A minha história começa quando...."

4. Utiliza o testemunho de um chefe, de um colega ou de um cliente

Uma citação ou testemunho de alguém que tenha trabalhado contigo é uma ótima forma de destacar uma experiência ou competência única. Não hesites em pedi-lo e tenta dar um toque de emoção quando fizeres referência a algo pessoal.

5. Escrever um bom epílogo

Diz ao teu leitor o que ele realmente quer ouvir. Se quiseres reforçar a tua rede de contactos com profissionais da tua área, podes utilizar expressões como: "Gosto de entrar em contacto com colegas desta área". Se, por outro lado, estiveres aberto a uma nova oportunidade de emprego, experimenta dizer: "Estou aberto a uma nova oportunidade de emprego, se tiver uma sugestão que se enquadre no meu perfil, envie-me um e-mail para aqui...". 

O site da Randstad tem mais de 1000 ofertas de emprego publicadas, em vários setores. Aguardamos a tua candidatura!