O mercado de trabalho é caracterizado por uma mudança contínua. A competitividade cada vez maior, obriga a uma permanente evolução e constantemente temos de nos adaptar a novas formas de trabalho, a novas formas de estar, novas formas de ser, a novos hábitos. A premissa através da qual nos devemos guiar é o facto de que toda a mudança nos leva a experienciar novas situações e deve ser vista como positiva.

Algo que ajuda a blindar a nossa confiança e segurança num processo de procura de emprego é o desenho de um plano de ação, com etapas bem definidas e medidas específicas a tomar para alcançar objetivos.

O ponto de partida deverá ser o autoconhecimento. Momentos de introspeção são perfeitos para termos total clareza sobre quem somos, o que valorizamos, o que nos realiza, o que nos motiva e qual é o nosso propósito pessoal. É desafiante e poucas pessoas gostam de o fazer, mas só assim conseguiremos definir o nosso objetivo profissional e delinear toda a estratégia de comunicação com o mercado de trabalho até à integração num novo projeto.

Gostaria então de o convidar a refletir sobre as seguintes questões:

- quem é?

- quais os seus interesses e motivações?

- quais os seus pontos fortes?

- quais os casos de sucesso de que mais se orgulha?

- em que ambiente profissional se sente mais energizado?

- que decisões precisa de tomar sobre o seu desenvolvimento pessoal e profissional?

- o seu marketing pessoal impulsiona o seu objetivo profissional, resume a experiência, competências e motivações, para que recrutadores e rede de contactos possam compreender facilmente quem é e qual é a sua proposta de valor?

- de que forma projeta a sua marca e os seus valores para o mundo?

- tem presença ativa nas redes sociais profissionais e interage com a sua rede de contatos?

Se não encontrou uma resposta imediata a todas estas questões, tome o seu tempo. Procure perceber que funções se ajustam melhor ao seu perfil de competências, que ambientes profissionais se alinham com os seus valores e oriente a sua pesquisa de uma nova oportunidade profissional com base naquele que acredita ser o melhor caminho para si.

como utilizar a inteligência artificial (IA) e o ChatGPT na procura de emprego


 

ChatGPT e a procura de emprego

A neurociência tem mostrado que existem algumas ferramentas práticas que ajudam a lidar com momentos desafiantes de forma mais efetiva. Qualquer iniciativa que acalme o nosso sistema nervoso será bem-vinda, uma vez que ajuda a reduzir a libertação de cortisol, responsável pelo stress e ansiedade. Falo de meditação, mindfullness, da prática de desporto ou qualquer outra atividade que traga conforto e equilíbrio. Cada pessoa ao seu próprio ritmo, encontrando a estratégia que melhor se adeque a si.

Sugiro que:

·    Acredite na máxima “quando se muda é sempre para melhor”. Explore as suas competências e pense no seu desenvolvimento pessoal e profissional. 

· Encare a mudança como algo necessário, evitando por isso uma posição defensiva para não haver nenhum bloqueio em relação à mudança.

· Não se acomode. Alargue a sua zona de conforto!

· Reconheça pontos a desenvolver e crenças limitadoras para que possa controlá-las e avançar de forma positiva. A sua auto-estima, segurança e autoconfiança são fundamentais neste processo.

· Mantenha-se informado sobre o mercado de trabalho.

· Faça uma boa gestão das suas expectativas. 

· Compreenda as suas emoções.

about the author
ana viçoso randstad
ana viçoso randstad

ana viçoso

manager, outplacement, professionals