quote icon

O futuro tem inteligência artificial (IA) e tu podes, e deves, usá-la a teu favor!

Chat GPT está disponível ao público já há mais de meio ano, e desde então que uma das principais preocupações se prende com o facto de a inteligência artificial poder vir a eliminar milhões de postos de trabalho. Hoje, e segundo o último inquérito “Future of Jobs”, elaborado pelo World Economic Forum (WEF), é já um facto assumido (a Renascença fez um resumo dos pontos principais do estudo em “​Inteligência Artificial vai eliminar 14 milhões de postos de trabalho nos próximos cinco anos”). Mas e se pensarmos na inteligência artificial não como um inimigo, mas como um aliado, que nos pode ajudar na procura de emprego?

A inteligência artificial veio para ficar e, por isso, apenas nos resta aprender a utilizar esta ferramenta a nosso favor, certo?

Continua a ler para saberes mais sobre:

  • os benefícios do uso do chat gpt na procura de trabalho
  • cuidados a ter quando utilizas o chat gpt na procura de emprego
  • dicas e exemplos de como usar o chat gpt na tua procura de emprego

 

benefícios do uso de Chat GPT na procura de trabalho

faz mais, em menos tempo

O Chat GPT pode ajudar-te a poupar muito tempo! Ao teu comando, rapidamente te dá um rascunho de um currículo ideal ou de uma carta de apresentação, uma lista de questões para as quais te deves preparar para responder em entrevista, ou até te filtra as funções mais adequadas ao teu perfil.

personaliza-o às tuas necessidades

Com base nas tuas preferências e nos critérios que partilhas com ele, o Chat GPT fornece resultados personalizados, quer pretendas aprofundar um determinado conjunto de competências, explorar funções e carreiras novas, ou mesmo escrever um resumo personalizado para uma determinada vaga.

recebe uma nova perspetiva

O Chat GPT tem acesso a uma quantidade imensa de dados, e, por isso, pode fornecer-te informações e sugestões que talvez não tenhas pensado por ti próprio.

acesso a muita informação, num só local 

Com a IA deixas de precisar de pesquisar em diferentes fontes as respostas que procuras: basta ires colocando questões ao Chat GPT, que ele vai-te dando as respostas, todas num só local, e no imediato. Tendo acesso a uma vasta quantidade de dados, esta ferramenta consegue fornecer-te informações detalhadas sobre funções, empresas e tendências do mercado.

exemplos de questões e prompts a colocar ao chat gpt

1. dar recomendações de funções com base nas tuas qualificações

Coloca esta questão ao Chat GPT, completando-a com as tuas informações.

Podes e deves acrescentar o máximo de dados possível, como cursos, e experiências profissionais, curriculares e extracurriculares.

Quais são as funções e/ou os cargos mais recomendados para alguém com as seguintes qualificações: [insere aqui as listagem das tuas qualificações e competências. podes copiar do teu perfil do LinkedIn ou do teu currículo, por exemplo]

Dá-me opções de cargos disponíveis em Portugal.

Com base na resposta, podes, por exemplo, criar alertas para novas vagas de emprego com os cargos e as funções listados pelo ChatGPT, tanto no LinkedIn como em MyProfile. No LinkedIn, inclusive, consegues especificar as empresas que mais te atraem.

 

2. conhece melhor as carreiras e empresas do teu setor de eleição

Seja no seguimento da questão do ponto anterior, ou como um novo pedido, podes também pedir ao chatbot de IA uma lista de empresas focada numa indústria específica - pode ser sobretudo útil para quem não conhece o mercado em Portugal ou para quem está a pensar mudar de carreira ou setor de atuação.

Dá-me exemplos de 15 empresas, pequenas, médias ou grandes, que atuem no mercado português, no setor [insere o teu setor], que tenham necessidade crescente de [inserir a função que procuras].

Não sabes bem que setores existem em Portugal? Experimenta perguntar-lhe simplesmente “Que setores de atividade existem em Portugal?” antes de colocares a questão acima.

 

3. otimiza o teu LinkedIn com IA

Pede ao Chat GPT que te apresente uma forma mais otimizada de te apresentares no LinkedIn.

Otimiza o meu "sobre" do perfil de LinkedIn, de forma a que o meu perfil seja apresentado mais vezes nas procuras dos recrutadores por perfis nas áreas de [insere as tuas áreas de interesse, entre aspas], em Portugal.

Aqui está o texto do meu "sobre" atual:

"[inclui o teu “sobre” atual]"

Apresenta duas versões: uma que seja uma otimização deste "sobre", e outra nova versão com base nas melhores práticas do mercado e de SEO, inserindo keywords com maior utilização no LinkedIn durante a procura por candidatos.

No fim, garante que o texto segue estas 5 dicas para te apresentares com sucesso no LinkedIn.

 

4. cria o teu currículo com a ajuda da IA

Se já tens um currículo criado, podes pedir à IA que te otimize, ou recrie, os seus conteúdos:

Aqui está o meu currículo: [copias os vários conteúdos].

Estou a candidatar-me a um emprego como [inserir função]. Aqui está a sua descrição: [inserir descrição da vaga].

Otimiza o meu currículo para que se ajuste às palavras-chave desta descrição de emprego.

Se quiseres criar do zero, podes, por exemplo, pedir-lhe para criar o conteúdo para o currículo ideal para responder a uma vaga de emprego, e no final copias para o chat a descrição da vaga em questão. Não te esqueças de lhe dar outras informações relevantes, como:

  • a tua formação e certificados que possas ter
  • experiências anteriores (profissionais, curriculares e extracurriculares)
  • as tuas principais competências (sobretudo competências que possam ser úteis à função à qual te pretendes candidatar)
  • projetos em que possas ter estado envolvido
  • dados de performance alcançados em funções anteriores

Usa as suas respostas como inspiração, e não faças um simples copy-paste. Aproveita e  confirma se cumpres estes 25 pontos para garantir que tens um cv de sucesso.

 

5. cria a tua carta de apresentação com a ajuda da IA e personaliza-a de acordo com a vaga

Idealmente, deves enviar uma carta de apresentação personalizada para cada empresa/vaga a que te candidatas.

O Chat GPT pode ajudar-te a personalizares o conteúdo desta consoante a vaga e a empresa em questão, basta que lhe peças para incluir, pelo menos, um detalhe específico sobre a empresa e como tu podes contribuir para o crescimento da mesma.

Se quiseres a sua ajuda para criar uma nova carta de apresentação, dá-lhe a descrição da vaga à qual te candidatas e o conteúdo do teu currículo e dá-lhe a ordem:

“Aqui está o meu currículo e a vaga para a qual me estou a candidatar: [insere os respetivos conteúdos]. Escreve uma carta de apresentação, formal e profissional, que destaque os meus conhecimentos, e mostre que sou a pessoa ideal para a vaga em questão.”

No final, garante que a tua carta de apresentação inclui estes 3 elementos-chave.

 

6. prepara-te para a entrevista e coloca as melhores perguntas ao recrutador

Vais para entrevista e estás com receio das perguntas que te possam fazer? Também podes utilizar a inteligência artificial para te preparares, por exemplo:

“Imagina que és um perito no setor da tecnologia, e que estás a entrevistar um candidato para um lugar de Engenheiro de Software. Dá-me as 5 questões que farias a alguém de nível superior, e indica referências (links) onde possa encontrar informações adicionais.”

***

“Aje como um recrutador numa entrevista de emprego a um candidato para a função de [inserir a função para a qual vais ser entrevistado]. Limita-te a 5 questões e dá-me exemplos de respostas para cada pergunta.”

 

cuidados a ter quando utilizas o chat gpt na procura de emprego

Apesar das inúmeras vantagens e utilidades que o Chat GPT nos oferece, é importante ter em atenção alguns detalhes para garantir os melhores resultados, nomeadamente:

sê específico e dá muita informação

Quando colocas uma questão à IA, sê o mais específico e detalhado possível para conseguires respostas mais adequadas ao teu pedido. Fornece o máximo de informação possível sobre as tuas qualificações, competências, e experiências profissionais anteriores, assim como da vaga à qual te pretendes candidatar com a sua ajuda.

Lembra-te que podes sempre reforçar o teu pedido com mais informações e novo pedido, por cima da resposta anterior da IA.

revê e confirma que a informação é fidedigna

A IA pode ser uma excelente ferramenta para te ajudar a candidatares-te a um emprego, mas cabe-te a ti certificares-te de que as informações que apresenta sobre ti, no currículo ou na carta de apresentação, por exemplo, são verdadeiras e coerentes. Além disso, sem reveres e adaptares o texto, um recrutador conseguirá facilmente perceber se submeteste um texto escrito por um chatbot de IA, pois pode-lhe faltar um tom humano, pode estar com erros ortográficos ou escrito num idioma que não o teu (por exemplo, em português do brasil quando o queres em português de Portugal).

Além disso, o ChatGPT pode fabricar pontos sobre a tua experiência e as tuas qualificações que são completamente falsos, e mentir numa candidatura de emprego não é uma boa ideia.

 

Como podes ver, a inteligência artificial pode ser um grande aliado na tua procura por emprego, podendo ajudar a aumentar a probabilidade de conquistares o emprego certo para ti!

Explora o Chat GPT, o Bing AI, o Perplexity AI ou outro chatbot de inteligência artificial ao máximo, aprende a abraçar estas novas ferramentas digitais, e começa já hoje a utilizá-las a teu favor!

about the author
Mariana Mota
Mariana Mota

mariana mota

marketing and communications consultant, randstad portugal