A inteligência artificial pode proporcionar um enorme valor comercial - se for utilizada de forma sensata. Eis como direccionar as suas iniciativas de IA para obter o melhor retorno do seu investimento.

O fosso entre a inteligência artificial (IA), tal como vista nos filmes, e a inteligência artificial, tal como vista na vida real, está a diminuir constantemente.

Actualmente, as máquinas desempenham rotineiramente funções intelectuais como a aprendizagem, a percepção e a tomada de decisões. Além disso, as tecnologias de IA contribuem significativamente para a transformação digital, prevendo-se que as despesas com software, hardware e serviços de IA aumentem quase 27% em 2023, segundo o Guia Mundial De Gastos Com Inteligência Artificial, da International Data Corporation (Corporação Internacional de Dados). As organizações estão a utilizar a aprendizagem automática (ML, do inglês “machine learning”), o processamento de linguagem natural (NLP, do inglês "natural language processing") e a análise preditiva para aumentar a produtividade e reduzir os custos.

Interessado em juntar-se à revolução da inteligência artificial? Eis três formas de como as soluções de IA podem beneficiar a sua empresa.

inteligência artificial boa para empresas
inteligência artificial boa para empresas

1. melhor tomada de decisões

Qualquer pessoa pode recolher dados. Descobrir como explorar conjuntos de dados brutos para obter informações que permitam tomar as melhores decisões possíveis é um outro campeonato. A tomada de decisões assistida por IA permite que as organizações analisem mais informações do que é humanamente possível. Em suma, a IA é rápida e não se cansa de tomar decisões.

A IA pode processar dados históricos de vendas, custos comerciais e satisfação do cliente para identificar padrões e prever resultados futuros. Quando combinada com sensores da Internet das Coisas (IoT, Internet of Things), a IA prevê o desempenho e as necessidades de manutenção das máquinas.

As empresas podem também utilizar modelos de IA para desenvolver um quadro normalizado para avaliar o seu impacto ASG (ambiental, social e de governação) ao longo do tempo. Esta aplicação da IA poderá revelar-se extremamente valiosa num futuro próximo, com os activos ESG a representarem cerca de um terço de todos os activos globais até 2025.
 

2. maior produtividade e satisfação dos profissionais

As automatizações baseadas em IA podem beneficiar os quatro principais componentes baseados em tarefas da gestão de uma empresa moderna:

  • apoio ao cliente
  • marketing
  • finanças
  • administração

De acordo com um relatório recente da McKinsey, 30% das actividades em 60% de todas as profissões têm potencial para serem automatizadas. Embora a automatização da IA possa trazer mudanças para alguns profissionais, a maioria dos empregos será melhorada pela tecnologia. De facto, a investigação prevê que a produtividade do trabalho nos países desenvolvidos aumente até 40% até 2035 devido às soluções de IA.

A automatização também tem um impacto positivo na felicidade dos profissionais - um factor crítico no recrutamento e retenção. Um inquérito da Salesforce revelou que 89% dos profissionais a tempo inteiro que utilizam a automatização no local de trabalho estão mais satisfeitos com o seu trabalho. Ligeiramente acima dos 90% afirmaram que a automatização lhes permite poupar tempo e melhorar o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.
 

 

3. redução dos riscos de cibersegurança

O custo global da cibercriminalidade poderá atingir 10,5 biliões de dólares até 2025. Com o aumento do trabalho remoto, da tecnologia baseada na nuvem, das redes 5G e dos dispositivos ligados à IoT, as organizações estão a tornar-se cada vez mais vulneráveis a ciberataques dispendiosos.

A ajuda está à mão. Os processos de IA analítica e preditiva antecipam como os ataques podem ocorrer e o que os pode motivar. Esta informação permite às organizações travar preventivamente as ciberameaças.

A utilização da IA para processar rapidamente grandes quantidades de dados e automatizar fluxos de trabalho também beneficia os profissionais de segurança. Os analistas de segurança ficam muitas vezes sobrecarregados com demasiados alertas e precisam de ajuda para decidir a qual deles dar prioridade. Mais uma vez, a IA não pode substituir a inteligência humana na cibersegurança, mas pode libertar os profissionais para se concentrarem em tarefas mais estratégicas.
 

Embora a IA possa trazer muitos benefícios para as empresas, tem de ser utilizada de forma ponderada e estratégica. Muitas vezes, as organizações experimentam soluções de IA, mas não as integram totalmente nas suas operações. Consequentemente, acabam por gastar muito dinheiro com pouco para mostrar. Os sistemas de IA complexos também podem ser mais susceptíveis a violações de segurança. Por fim, as organizações enfrentam implicações éticas e legais se não empregarem práticas de IA responsáveis. Por conseguinte, considere a possibilidade de estabelecer uma parceria com um especialista em soluções tecnológicas para garantir que os seus projectos de IA têm um impacto positivo e proporcionam um verdadeiro ROI.

Entre em contacto com os Serviços de TI da Randstad.

serviços de TI

artigo adaptado da Randstad USA