Embarcar na viagem rumo a uma nova carreira ou a uma nova oportunidade de emprego é, sem dúvida, emocionante. No entanto, para muitos, a ideia de enfrentar uma entrevista de emprego pode despoletar uma onda de ansiedade. A pressão para causar uma impressão duradoura pode causar ansiedade mesmo nas melhores pessoas. Além disso, a incerteza do que está para vir pode fazer com que até os candidatos mais qualificados se sintam nervosos e apreensivos.

Se estás a debater-te com a ansiedade da entrevista de emprego, não estás sozinho. Felizmente, existem formas de te ajudar a ultrapassar estes momentos de nervosismo e a apresentar a melhor versão de ti mesmo aos potenciais empregadores.

Vamos explorar cinco dicas e truques concebidos para aliviar a tua ansiedade numa entrevista de emprego. Estas dicas e truques vão ajudar-te a mostrar com confiança as tuas competências e experiência. Vamos descobrir como podes transformar esses momentos de ansiedade em oportunidades para entrevistas bem sucedidas.

this is a man and a woman using a computer
this is a man and a woman using a computer

1. abraça os teus medos. 

Pode parecer contraintuitivo, mas o primeiro passo para superar a ansiedade da entrevista de emprego é reconhecer e aceitar os teus medos. Em vez de ficares chateado contigo mesmo por sentir ansiedade, reconhece esses sentimentos. Esses sentimentos são naturais e evidenciam a tua compreensão da importância da entrevista. 

Redirecionar a energia mental gasta em autocrítica para uma mentalidade mais construtiva é crucial. Compreende que sentires-te ansioso com uma entrevista de emprego é uma experiência universal partilhada por profissionais de diversas áreas. A natureza avaliativa do processo, que examina todos os aspetos das tuas capacidades, contribui para esta ansiedade.

Considera a ansiedade como uma parte integrante do nosso mecanismo de "luta ou fuga". A ansiedade é uma resposta que nos prepara para enfrentar o desconhecido ou mobilizar os nossos recursos físicos para fugir.

Embora o pico de adrenalina possa vir acompanhado de boca seca e batimentos cardíacos acelerados, tem um objetivo que vai para além da indução de desconforto. Esta reação aguça os nossos sentidos, aumenta o nosso estado de alerta e, em última análise, melhora o nosso desempenho. Aceita os teus medos e encarar a ansiedade como uma parte natural do processo. Isto irá criar uma abordagem mais positiva e capacitada para a tua entrevista de emprego.

 

2. preparar, preparar e preparar ainda mais. 

A preparação dá-te os conhecimentos e as informações de que necessitas. Pede a um amigo ou familiar que te ajude a fazer uma entrevista de simulação. Durante a entrevista simulada, tenta praticar as respostas às perguntas mais comuns da entrevista. Praticar uma entrevista vai ajudar-te a aprender a responder às perguntas e a acalmar os nervos antes do início da entrevista.

Tenta ir mais além do que apenas praticar as respostas às perguntas da entrevista. Tenta praticar a forma como dá cada resposta. Isto vai ajudar-te a evitar proferir "hum" e "uh" e a prevenir o uso excessivo da palavra "tipo". Uma entrevista bem ensaiada e articulada exalará confiança, causando uma impressão positiva e duradoura no entrevistador.

A preparação é a chave para cultivar a confiança e a compostura numa entrevista

como falar sobre os teus pontos fortes e fracos numa entrevista de emprego?

descobre como podes responder a esta questão da melhor forma!

pontos fortes e fracos

3. pensar positivo. 

Pensar positivamente não é apenas um mantra da nova era; a ciência cria ligações entre as perspetivas e os resultados. O fenómeno das profecias auto-realizáveis é real e pode fazer com que aconteça. Estudos mostram que os pensamentos negativos são paralisantes.

Os pensamentos negativos reduzem a nossa concentração e desligam a nossa capacidade de pensar e agir de uma forma grandiosa. Isto faz parte da já mencionada resposta de "lutar ou fugir". Por outro lado, os pensamentos positivos ajudam-nos a ver possibilidades e opções. O que nos leva a desenvolver e dominar novas competências e a aumentar o nosso potencial de sucesso.

Pensa em mudar o teu monólogo interno para incluir afirmações positivas. Cria uma imagem mental em que te sintas relaxado na entrevista e a conversa flui. Pratica respiração meditativa ou ioga; é difícil sentires-te ansioso quando respiras lenta e regularmente. Põe os auscultadores nos ouvidos e ouve música positiva e animada antes da entrevista.

 

4. encontrar uma perspetiva. 

Ninguém participa numa entrevista porque é ambivalente em relação a um emprego - ou pelo menos esperamos que assim seja. O que está em jogo é geralmente muito alto. Dito isto, controla as suas próprias expectativas durante a procura de emprego e o processo de entrevista.

Por outras palavras, não te iludas com o significado da entrevista. Embora seja importante e possa até ser o emprego dos teus sonhos, não é a última oportunidade do mundo. Se a entrevista de emprego não correr na perfeição, existirão outras oportunidades. De facto, sabemos que haverá muitas oportunidades à tua espera.

Evita levar esse desespero para a sua entrevista, por mais desesperado que se sinta. Seja entusiasta. No pior dos casos, a entrevista vai permitir que aprendas mais sobre ti próprio. Descobrirás os teus pontos fortes e fracos na entrevista, para ser ainda melhor da próxima vez.

Randstad employer brand photo, internal, people, consultants, branch, branches
Randstad employer brand photo, internal, people, consultants, branch, branches

5. fingir até conseguir. 

Fingir que se é bem sucedido até se ser realmente bem sucedido funciona numa entrevista de emprego? Sim, funciona. Não estamos a dizer que deves entrar na entrevista e inventar ou mentir sobre as tuas competências e experiência. Pelo contrário, estamos a dizer que, em vez de esperares para ganhar confiança, deves comportar-te como se já a possuísses.

A confiança é uma atitude, não um sentimento. F3L12M3

A linguagem corporal é tudo; senta-te direito, estabelece contacto visual e dá um aperto de mão firme. Mais importante ainda, respirar fundo antes de entrar na entrevista é uma boa ideia. Surpreendentemente, os estudos mostram que os comportamentos precedem as emoções. Se não te sentes confiante, tens de agir como se sentisses, porque isso conduzirá a uma verdadeira confiança.

Um bom entrevistador quer que sejas bem sucedido e compreende que todo o processo de entrevista provoca ansiedade. Ele não está a tentar sabotar-te, mesmo quando observa como funcionas sob pressão. Lembra-te que a pessoa que te está a entrevistar também teve de o fazer antes de ter o seu emprego.

 

navega com confiança nas tuas entrevistas de emprego

Dominar as entrevistas de emprego requer uma mentalidade estratégica. Aceita os medos e canaliza-os para uma perspetiva positiva. A preparação é fundamental - pesquisa sobre a empresa, pratica perguntas comuns e participa em entrevistas simuladas para ganhar confiança.

Mantém uma perspetiva positiva durante as entrevistas, encarando-as como oportunidades e não como desafios. Lembra-te de gerir as expectativas para garantir uma experiência descontraída.

O mantra "Fake it until you make it" sublinha a importância de projetar confiança, influenciando a forma como os entrevistadores te veem. Reconhece que os entrevistadores são potenciais aliados e que, muitas vezes, existe apoio contínuo para o teu percurso profissional.

Estás agora pronto para enfrentar a tua entrevista com confiança e facilidade!

 

Fonte: Randstad Canada

6 tipos de entrevistas

Precisas de mais ajuda na preparação para a entrevista? Não te preocupes, estamos aqui para te ajudar! 

Lê o nosso artigo sobre vários tipos de entrevistas.

tipos de entrevistas