Responder a perguntas de entrevista é uma habilidade inestimável que poderás usar ao longo da tua vida. Alguns têm uma grande aptidão natural para o fazer enquanto outros têm de trabalhar nisso. Mesmo que sejas um talento inato nas entrevistas de emprego, existem algumas perguntas que têm a tendência para complicar a tua vida. É por isso que a prática e a preparação são tão importantes para entrevistas de emprego.

Uma pergunta comum numa entrevista que provavelmente será feita é "porque quer este emprego?" ou variações como:

  • o que o atraiu para este emprego?
  • porque quer trabalhar aqui?
  • porque está interessado nesta empresa?


A tua resposta a esta importante pergunta na entrevista pode ter um grande impacto nas tuas chances de receber uma oferta de emprego. Aqui estão algumas perspetivas sobre a razão dos empregadores fazerem esta pergunta, no que deves focar a tua resposta, e algumas coisas que deves evitar mencionar.

por que os empregadores fazem a pergunta "porque quer este emprego?"

Há sempre uma razão para os empregadores fazerem certas perguntas numa entrevista. Quando perguntam por que deseja este emprego, provavelmente estão à procura de várias coisas. Querem descobrir:

  • os teus objetivos de carreira
  • o que te motiva
  • como esta posição se encaixa nos teus planos de carreira
  • se tens um interesse sincero no emprego
  • como te diferencias dos outros candidatos
porque quer este emprego
porque quer este emprego

no que te deves focar ao responder à pergunta

Ser questionado sobre por que desejas um emprego é a tua oportunidade de mostrar o teu nível de interesse e explicar o que te levou a candidatares-te ao cargo. Aqui estão algumas áreas em que te deves focar:

a equipa ou projetos

Estás interessado em trabalhar com a equipa e no tipo de projetos oferecidos pela organização. Sê o mais específico possível. Talvez haja alguém conceituado na tua área com quem estás ansioso para trabalhar; talvez a empresa tenha anunciado uma grande iniciativa na qual estás entusiasmado por participar. Inclui detalhes para mostrar a tua compreensão do cargo e das pessoas com quem vais trabalhar.

correspondência com as tuas competências

Acreditas que as tuas competências e experiência são uma encaixam perfeitamente no cargo - ou, pelo menos, deverias acreditar, visto que te candidataste! Explica o que vais trazer para a mesa e como as tuas competências podem beneficiar a empresa. Novamente, sê específico. Que competências e características achas que fazem a diferença neste cargo?

a descrição do cargo

Que partes da descrição do cargo te chamaram a atenção? Há uma tarefa específica ou parte do cargo que te entusiasma? Mais uma vez, os detalhes são importantes. Recitar partes da descrição do cargo e como te vês no papel mostra que fizeste o teu trabalho de casa e que te interessas pelo trabalho que poderás vir a fazer. Se fizer sentido mencionares as tuas próprias competências e experiência e relacioná-las com as responsabilidades da vaga, ainda melhor.

progressão e crescimento

Explica como vês oportunidades de progressão a longo prazo neste cargo. Isso mostrará que estás interessado em permanecer na empresa a longo prazo. Apenas tem cuidado para não parecer que estás só interessado neste cargo porque o vês como um trampolim para coisas maiores e melhores. Enfatiza que estás entusiasmado com o cargo atual e que vês o potencial de crescimento no futuro como algo que estás ansioso por conquistar.

novo desafio

Estás entusiasmado com um novo desafio na tua carreira. Por exemplo, estás interessado em gerir pessoas pela primeira vez ao assumir uma função de gestão. Certifica-te de realçar de que forma estás preparado para assumir esta nova responsabilidade.

és um embaixador

Ser fã ou defensor de uma empresa pode ser um grande trunfo. Os empregadores adoram profissionais que acreditam no que fazem. Os embaixadores corporativos são benéficos para a moral e a motivação da empresa. Há muitas formas de explicar por que admiras a empresa. Podes usar os produtos ou serviços deles como consumidor ou talvez admires a excelente reputação deles e estejas ansioso para trabalhar sob a liderança da empresa e fazer parte da cultura.

Com quase todas estas respostas, o segredo é ser o mais específico e detalhado possível ao responder à pergunta. O objetivo é mostrar que fizeste o teu trabalho de casa e que tens interesse genuíno e as capacidades para fazer o trabalho. Se quiseres saber mais sobre como falar sobre ti numa entrevista, lê este artigo.

o que não dizer

Há maneiras certas e erradas de responder a uma pergunta. Neste caso, há algumas coisas que deves evitar dizer ao responder a perguntas sobre por que desejas um emprego.

eu preciso mesmo do emprego

Mesmo que seja verdade, esta resposta dá a impressão de que estás desesperado. Pode fazer com que o empregador questione por que te candidataste ao emprego. Podem questionar se foste recentemente despedido, se está prestes a ser despedido ou se há algo errado com a tua candidatura. Nunca é uma boa ideia plantar essa semente de dúvida e colocares-te na posição de teres de defender a tua candidatura.

o salário é ótimo

Sim, claro que o salário é um fator quando te candidatas a um emprego. Dito isto, não é algo que devas mencionar em voz alta na entrevista. O teu potencial empregador certamente não deve pensar que o dinheiro é a tua principal motivação para querer o emprego. Podem questionar se realmente desejas (ou tens a capacidade de) fazer o papel, ou se estás apenas a ver cifrões.

uma resposta genérica que se aplica a qualquer empresa

Certifica-te sempre de que as tuas respostas são relevantes para a empresa e o emprego a que te estás a candidatar - é por isso que é uma boa ideia referir algo na descrição do cargo. Respostas genéricas não ajudarão o teu caso e podem, na verdade, ter o efeito oposto. Se deres uma resposta banal, pode parecer que estás desinteressado ou que não fizeste qualquer pesquisa sobre a empresa.

não tenho a certeza

Está sempre preparado para esta pergunta. Não ter resposta ou dizer que não tens a certeza é uma oportunidade perdida. Se não conseguires explicar por que desejas o emprego, um empregador provavelmente não te contratará. Se não tens resposta e precisas de um momento para te recompores, é melhor usar uma tática de adiamento do que admitir que não tens resposta. Faz uma pausa e diz "é uma ótima pergunta". Isso dar-te-á alguns preciosos segundos para te recompores e, esperemos, dares a impressão de que estás a refletir, em vez de estares despreparado.

Está sempre preparado para responder por que queres o emprego. Use a tua resposta para mostrar aos empregadores o teu entusiasmo, motivações e reafirmar por que és o melhor candidato para o cargo. A resposta pode ser óbvia para ti, mas nem sempre é evidente para os gestores de contratação. Também é uma boa ideia praticar exatamente o que quer dizer. Podes saber as tuas razões, mas pode não ser tão fácil articulá-las como pensas! Praticar antecipadamente permite-te ver como a tua resposta soará em voz alta.

Estás à procura do teu próximo emprego? Encontra o emprego perfeito nas nossas centenas de ofertas de emprego ativas.

ver empregos agora