employer branding
O employer branding é essencial para as empresas presentes no mercado de trabalho atual, para se distinguirem da concorrência, e atraírem e reterem profissionais talentosos. Além disso, uma boa employer brand pode melhorar a reputação de uma empresa, aumentar a produtividade e o envolvimento dos seus colaboradores e, em última análise, conduzir ao sucesso financeiro. Vamos aprofundar o assunto.
O que é o employer branding?
Se trabalha numa empresa ou no setor público, provavelmente já ouviu falar do termo employer branding. No entanto, sabe o que significa? Employer branding é o processo de promover a reputação, a missão e os valores de uma empresa para atrair novos talentos e garantir a retenção dos mesmos. Para o fazer, os empregadores devem destacar os aspetos positivos da organização, mostrando aos potenciais colaboradores por que é um ótimo local para trabalhar.
Os aspetos que devem ser destacados no employer branding incluem:
- propósito, valores e missão da empresa
- ambiente de trabalho
- benefícios e remuneração
- oportunidades de desenvolvimento
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qual é a origem do termo employer branding?
A origem do termo "employer branding" foi mencionada pela primeira vez por Simon Barrow, presidente da People in Business, numa conferência em 1990. Apenas seis anos depois, o Journal of Brand Management publicou o primeiro artigo sobre "employer branding", escrito por Simon Barrow e Tim Ambler. Essa primeira abordagem escrita descreve o termo "employer branding" como: "o conjunto de benefícios funcionais, económicos e psicológicos fornecidos pelo emprego, e identificados com o empregador". Em 2005, foi publicado o primeiro livro sobre employer branding, trazendo o melhor da gestão de marca para a gestão de recursos humanos.
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qual é o objetivo principal de uma estratégia de employer branding?
O objetivo principal de uma estratégia de employer branding é garantir que os colaboradores na empresa tenham uma experiência de trabalho positiva e que haja uma redução da rotatividade de colaboradores. Essa estratégia de atração e retenção de talentos faz com que a empresa se destaque da concorrência, o que não impacta apenas a sua reputação, mas também contribui para a felicidade dos colaboradores.
Porque é o employer branding importante? Porque é que interessa?
Quando pensa na sua empresa ou organização, como descreveria a sua essência, o seu ADN? Vê o seu local de trabalho apenas como um meio para um fim, ou entende as suas forças e o seu apelo para a aquisição de talento? Quando falamos de employer branding, falamos da identidade da marca. Conhecer a identidade da sua empresa, o que ela representa, como a sua cultura funciona, quais são os seus principais objetivos, a visão para o futuro e os passos para lá chegar, são informações cruciais que podem levá-lo mais longe.
O employer branding consiste em mostrar ao mundo quem a sua empresa é. Torná-la tão atrativa que o talento venha até si, em vez de ter de ir procurá-lo.
O que os empregadores fazem para atrair novo talento demonstra o quanto eles acreditam no propósito da empresa, o que, consequentemente, impacta a imagem que aqueles que são externos à organização têm dela. Por isso é tão importante investir na sua estratégia de employer branding. Se está interessado em fazer a sua empresa crescer, devia estar disposto a investir esforços para, mais tarde, ver os resultados surgir, com colaboradores mais motivados e satisfeitos.
benefícios do employer branding
Primeiro, é importante compreender-se como o employer branding se relaciona com o branding corporativo e o branding do consumidor. Vamos começar por esclarecer os termos:
O branding corporativo refere-se à forma como uma empresa se apresenta ao público, incluindo a sua visão, os seus valores e a sua estratégia. Está ainda relacionado com a proposta de valor para os principais stakeholders.
Por outro lado, o branding do consumidor é o branding criado para produtos ou serviços direcionados a um público-alvo. Inclui segmentação de clientes, jornada do cliente e experiência.
O employer branding relaciona-se com a segmentação de colaboradores, a proposta de valor do empregador (em inglês, “employer value proposition”, EVP) e as estratégias de recrutamento e retenção. E como é que o employer branding se relaciona com o branding corporativo e o branding do consumidor? E como é que todos se relacionam entre si? Este é um ecossistema completo. No centro, temos a visão, a missão, e os valores valores, a cultura e a personalidade da empresa. Todas essas dimensões influenciam-se mutuamente e impactam a percepção e experiência da empresa como uma corporação, como um serviço/produto e como empregador. Compreender este ecossistema é fundamental para impulsionar o desempenho e ter uma empresa preparada para o futuro.
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atrair os melhores talentos
Uma employer brand forte permite-lhe atrair candidatos altamente qualificados que podem aumentar significativamente a eficiência em toda a sua organização. Estes candidatos só mostrarão interesse na sua empresa se sentirem que esta lhes pode oferecer vantagens que contribuam para a sua progressão na carreira, a nível profissional, e que estejam totalmente alinhadas com os seus valores e convicções.
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reter profissionais
Quando os profissionais se sentem valorizados e apreciados, é mais provável que queiram permanecer na empresa a longo prazo. Quanto mais os seus profissionais se identificarem com o objetivo da sua empresa e com o lado humano da mesma, mais apelativo se torna trabalhar nela.
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aumentar a satisfação dos profissionais
A retenção dos profissionais está relacionada à sua satisfação. Os seus profissionais obtêm uma sensação de alívio quando percebem o reconhecimento dos seus colegas. A sua satisfação contribuirá para um sentimento de pertença e também atuará de forma a promover a employer brand da empresa.
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criar motivação intrínseca
Ser reconhecido pelos superiores, colegas e colaboradores contribui para a motivação intrínseca. Uma estratégia adequada de employer branding, focada na retenção de talentos, criará processos e formas de compartilhar apreço e feedback positivo. A motivação não apenas beneficiará a produtividade dos talentos nas suas tarefas individuais, mas também trará vantagens para a equipa. Uma equipa forte tem uma probabilidade maior de entregar resultados excelentes.
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construir reputação da marca
Com uma estratégia de employer branding, pode melhorar a reputação da sua marca e criar a imagem que deseja. Para melhorar a confiança, credibilidade e a fidelidade dos clientes, a reputação da sua marca deve ser forte e transmitir mensagens percebidas como confiáveis. Ao demonstrar que se preocupa com a felicidade dos seus profissionais, aumenta a confiabilidade e o sentimento de pertença.
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foco no propósito
O propósito é cada vez mais um impulsionador para todos os nossos processos de tomada de decisão. Empresas com propósitos fortes, que podem ser incluídos na sua proposta corporativa, do consumidor e do empregador serão bem-sucedidas e desenvolverão confiança e lealdade entre seus stakeholders, como clientes e funcionários.
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economia de tempo e dinheiro
Ao desenvolver uma estratégia de employer branding bem-sucedida, pode economizar tempo e dinheiro em custos de recrutamento. Terá uma conversa constante com talentos, atraindo-os para as suas vagas abertas e reduzindo os custos de aquisição. A qualidade das candidaturas aumentará porque as pessoas entenderão melhor quem você é como empregador e qual é a sua proposta de valor. Os talentos que se candidatarem estarão alinhados com a sua cultura e com o seu propósito.
Além dos benefícios do employer branding para o seu negócio, deve também considerar por que razão os seus colaboradores devem querer trabalhar consigo. Quão atraente é a sua employer value proposition (EVP)? O que tem para oferecer? A cultura da sua organização, as oportunidades de progressão na carreira, a possibilidade de horários flexíveis ou recompensas são todos fatores importantes para a aquisição de talento.
como construir uma estratégia de employer branding de sucesso
Pode estar a questionar-se como construir uma employer value proposition (EVP) bem-sucedida para atrair novo talento e garantir que a sua empresa seja uma das principais escolhas para os colaboradores. Não é um processo simples, precisa de vir do coração e do ADN da empresa para o mundo, mas é fundamental para ter um employer branding bem-sucedido.
A primeira coisa que deve ter em mente é que a EVP corresponde à forma como a empresa articula o valor que oferece aos colaboradores e a experiência que podem esperar de uma carreira na sua organização. Isso está enraizado no propósito, na missão, nos visão e nos valores da empresa, e será por meio das suas estratégias de employer branding que pode promover e comercializar a sua employer value proposition para atrair e reter talento de topo.
A EVP é, na verdade, uma pirâmide. Na base, temos a relação contratual onde se encontram a remuneração e os benefícios. Isso é transacional, mas fundamental. A sua empresa deve garantir que é competitiva, pagando de forma justa, recompensando contribuições, e fornecendo programas para gerir a saúde e o bem-estar dos colaboradores.
No meio da pirâmide da employer value proposition, está a diferenciação, onde a carreira, o estilo de trabalho e o bem-estar desempenham um papel importante. A experiência é fundamental para apoiar os talentos na sua jornada profissional, proporcionando flexibilidade e bem-estar físico, financeiro e emocional.
No topo da pirâmide está a singularidade, o fator mais emocional, por assim dizer. Aqui, a empresa associa uma proposta única ao propósito, ligando os talentos com a missão e visão da empresa, proporcionando um trabalho gratificante e com significado para os colaboradores, e desenvolvendo um sentimento de pertença.
employer brand e recrutamento
A employer brand e o recrutamento estão intimamente ligados. A sua employer brand tem uma influência directa na capacidade da organização para atrair e reter talentos. De facto, a marca de empregador de uma empresa pode desempenhar um papel significativo no processo de recrutamento, uma vez que pode influenciar a qualidade e a quantidade de candidatos que se candidatam a vagas de emprego. Um exemplo claro disto é o facto de uma empresa com uma employer brand forte poder receber um maior volume de candidaturas de candidatos altamente qualificados que são atraídos pela reputação e cultura da empresa. Pelo contrário, uma empresa com uma estratégia de marca de empregador mais fraca pode ter dificuldade em atrair candidatos qualificados e pode ter de investir mais tempo e recursos em esforços de recrutamento.
Os seus esforços de recrutamento devem estar alinhados com a sua estratégia de employer branding, que deve ser uma melodia única onde tudo está em sintonia e onde os talentos podem compreender todo o seu ecossistema. O marketing de recrutamento é fundamental, mas sempre sob a égide de uma estratégia de employer branding bem sucedida.
Em conclusão, quanto mais forte for a sua estratégia de employer branding, mais facilmente atrairá os candidatos que procura para desenvolver funções concretas. A Randstad pode ajudá-lo a melhorar a sua estratégia para atingir os objetivos definidos e garantir que os candidatos certos se candidatam às vagas disponíveis na sua empresa.
exemplos de employer branding
O employer branding é um mundo cheio de possibilidades para as organizações. Compreender verdadeiramente o que os empregados querem, como chegar até eles e reter a sua atenção, é crucial para garantir o sucesso da sua empresa. A experiência da geração Z no local de trabalho é diferente da das gerações anteriores, uma vez que o local de trabalho está a mudar rapidamente ao longo dos anos.
As tendências actuais para o quiet quitting, os métodos de trabalho híbridos e a flexibilidade estão a ganhar terreno, tornando-se mais indispensáveis com o passar do tempo. É necessário continuar a aprender a aplicar estratégias para garantir a produtividade no seu local de trabalho. O bem-estar dos seus profissionais terá um grande impacto no seu desempenho durante o horário de trabalho, tendo uma influência directa nos resultados da sua empresa.
Então, quais são algumas das táticas de employer branding que pode implementar na sua organização?
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defina a sua EVP
Certifique-se de que tem uma proposta de valor clara e apelativa para o empregador, com ofertas únicas e oportunidades justas para os profissionais.
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crie oportunidades de progressão na carreira
Proporcionar oportunidades de progressão na carreira para atrair e reter candidatos qualificados para as vagas em aberto na sua empresa.
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crie uma experiência positiva para os profissionais
Certifique-se de que o seu processo de contratação é eficiente, transparente e justo para todas as partes envolvidas, de modo a criar uma reputação positiva para a sua empresa.
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meça a sua employer brand
Medir e acompanhar regularmente o impacto dos seus esforços de employer brand, de modo a poder identificar as áreas em que é necessário fazer ajustamentos e melhorias, com estratégias adequadas.
Também enumeramos cinco dicas que pode seguir para reforçar a sua estratégia de employer branding e elevar a reputação da sua empresa, principalmente para efeitos de recrutamento, mas que também terão impacto na satisfação dos seus profissionais:
- website de carreiras: Ter uma secção de carreiras no seu website é essencial para mostrar aos potenciais profissionais que quer que eles se juntem a si. Incluir informações sobre o que podem esperar ao entrar para a empresa em termos de valores, visão, benefícios e tratamento é fundamental para captar a sua atenção.
- redes sociais: Utilize as redes sociais a seu favor. Estas são excelentes ferramentas para mostrar a sua personalidade com imagens, vídeos e legendas escritas que mostram verdadeiramente o que é a sua empresa. Quanto mais apelativas e envolventes forem as suas redes sociais, mais se destacará da concorrência.
- testemunhos de profissionais: Os testemunhos podem desempenhar um papel importante na humanização da sua marca. Ao mostrar testemunhos de pessoas que trabalham para a sua empresa e que falam da sua experiência e do seu nível de satisfação, estará a encorajar mais pessoas a candidatarem-se a trabalhar lá também.
- eventos: Os eventos da empresa, como feiras de emprego, dias de carreira ou visitas de estudantes universitários ao local de trabalho, são excelentes formas de promover a sua marca. Ao participar nestes eventos, uma empresa pode interagir com potenciais candidatos e mostrar a sua cultura, valores e benefícios.
- recompensas: Recompensar os seus profissionais quando estes o impressionam com o seu trabalho é também uma ótima estratégia para aumentar a atratividade da sua empresa. Pode fazê-lo através de incentivos monetários ou não monetários. De qualquer forma, certifique-se de que está a fazer com que os seus profissionais se sintam vistos, apreciados e valorizados.
Na Randstad, temos um forte historial de apoio às empresas na atração e retenção de talentos de topo. Fazemo-lo não só em estreita relação com os nossos clientes, mas também com um profundo conhecimento dos talentos e numa relação próxima com eles, compreendendo o que os motiva no seu processo de decisão e como podemos corresponder às suas expectativas, procurando sempre a combinação perfeita entre um candidato e um emprego.
Randstad Employer Branding Research
O Randstad Employer Branding Research é um relatório criado para esclarecer os leitores sobre a importância do employer branding para a atracção e retenção de talentos. Esta pesquisa independente fornece informações valiosas para empresas e talentos, mostrando os principais fatores de decisão nos mercados de trabalho. Este relatório único valoriza a perceção, permitindo às empresas compreender como são vistas pelos potenciais candidatos, permitindo estratégias mais eficazes de recrutamento, comunicação de EVP e retenção.
O Randstad Employer Branding Research é também um instrumento fundamental para a equipa da Randstad, ligando todos os conhecimentos ao trabalho diário, concebendo melhores estratégias de recrutamento e apoiando clientes e talentos no mundo do trabalho.
Pode fazer o download do Randstad Employer Branding Research aqui e ter acesso a todas as informações úteis de que necessita.
Ranstad Employer Brand Research
faça download aquiPara informar os stakeholders e qualquer outra pessoa que possa estar interessada no nosso trabalho e nos nossos planos futuros, a Randstad produz uma série de relatórios sobre vários assuntos. Também estão disponíveis relatórios sobre muitos sectores e indústrias, serviço ao cliente e várias gerações.
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