operador CNC

Se tens uma paixão pela tecnologia e o design e queres usar isso para escapar ao típico trabalho de secretária, uma carreira como operador qualificado de controlo numérico computorizado (CNC) pode ser o ideal para ti. Continua a ler para saberes o que é preciso para te tornares um destes profissionais, bem como as perspetivas de emprego, salário médio, responsabilidades e oportunidades de crescimento.

empregos CNC
1

o que é um operador CNC?

Este trabalho implica trabalhar na indústria metalúrgica e consiste, normalmente, na produção de peças de máquinas através de uma máquina de controlo numérico computorizado, o que justifica o nome. Como operador CNC, irás formar-te para operar máquinas CNC e routers e empregar conhecimentos de programação informática para modelar e terminar protótipos de componentes. Por este motivo, os operadores CNC são membros fundamentais em qualquer equipa de engenharia industrial. Devido à natureza do trabalho, os operadores de CNC passam por uma formação rigorosa, com o objetivo de operarem com precisão as suas máquinas e manterem os padrões de alta qualidade exigidos.

 

tarefas de um operador CNC
tarefas de um operador CNC
2

salário médio de um operador CNC

Um operador de CNC em Portugal recebe uma média de 1.240 euros mensais, correspondentes a 14.879 euros anuais. Numa posição inicial, o operador poderá receber menos (cerca de 10.298 euros por ano). Ainda assim, à medida que ganhas formação e experiência, a tua remuneração como operador de CNC tende a melhorar, podendo atingir os 15 mil euros anuais.

fatores que influenciam a remuneração de um operador CNC

Como qualquer outro trabalho, existem vários fatores que afetam o quanto podes ganhar como operador de CNC. O primeiro, é claro, é a experiência relevante. Normalmente, os operadores de CNC júnior ganham menos do que os séniores, que têm mais experiência. Além disso, aqueles que recebem formação para adquirirem competências especializadas também tendem a receber uma remuneração mais elevada. O nível educacional e a indústria em que te encontras são também fatores relevantes. A localidade onde resides também pode desempenhar um fator no quanto ganhas ao trabalhar neste campo. Finalmente, se estiveres disposto a trabalhar horas extraordinárias ou fins-de-semana, também receberás um salário mais elevado.

3

tipos de operadores de CNC

Normalmente, existe apenas um tipo de operador de CNC, e, nesta posição, és diferente de um programador de CNC e de um operador de máquinas CNC, que também têm funções de trabalho específicas. A principal diferença é o tipo de componentes que um operador CNC está encarregado de fazer.

4

trabalhar como operador CNC

Se estás interessado em seguir uma carreira nesta área, então é útil que saibas o que este trabalho implica. Para saberes mais sobre este cargo, as tuas responsabilidades, e como será o teu espaço de trabalho, continua a ler.

ofertas de emprego
5

educação & qualificações

A obtenção de uma posição como operador CNC qualificado envolve certos requisitos e qualificações, que muitas vezes incluem pelo menos um diploma do ensino secundário ou uma experiência de curso equivalente. Para te ajudar a preparares-te melhor para o cargo, certifica-te de que te distingues nas disciplinas de ciências e tecnologias do ensino secundário. No entanto, se o teu objetivo for uma posição mais avançada, necessitarás de um diploma universitário. Quanto a cursos relevantes, isto inclui:

  • metalomecânica
  • ferramentas de maquinaria
  • programação informática
  • matemática avançada
  • leitura de projetos
  • redação técnica

certificação de operador CNC

Para além dos requisitos educacionais gerais, os operadores CNC também necessitam de formação e certificação específicas. A maioria dos empregos oferece formação a candidatos sem experiência prévia, e normalmente integra-a na orientação do novo funcionário. Algumas empresas não têm esta formação, pelo que é necessário adquiri-la em algum lugar. Quanto à certificação, as mais relevantes incluem:

  • certificado programador de CNC. Este certificado está disponível em várias entidades de formação e ensinará os princípios básicos da maquinação, incluindo a seleção e montagem de ferramentas de corte, os procedimentos de segurança da máquina, e procedimentos de configuração e paragem da máquina.
  • outros certificadosFormação específica poderá também dar outras competências técnicas aos operadores de CNC, incluindo para o fabrico de metais e as operações de precisão. Todos estes cursos têm certificados próprios.

aptidões & competências

Como operador CNC também deves possuir uma gama de competências que te ajudarão a ter sucesso no papel. Deves:

  • ser capaz de ler e compreender projetos, desenhos, modelos e outras especificações técnicas e transformá-los em componentes de protótipo
  • utilizar o fabrico assistido por computador para medir as dimensões, definir parâmetros e verificar os controlos de qualidade, mantendo-te a par do software mais recente
  • possuir competências de engenharia para operares, manteres, limpares e calibrares máquinas e outras ferramentas de forma eficaz
  • possuir capacidade de resolução de problemas e de adaptação para resolveres problemas de qualidade, erros em desenhos, problemas com ferramentas e outros similares
6

FAQs

Perguntas frequentes (FAQ’s) sobre trabalhar como operador CNC.

thank you for subscribing to your personalised job alerts.