manobrador de máquinas

Tens uma excelente coordenação de mãos e olhos e gostas de operar máquinas? Então tornares-te um manobrador de máquinas pode ser uma carreira adequada para ti. As máquinas tornaram-se parte da vida moderna. As empresas precisam de manobradores de máquinas para ajudar a montar e controlar a sua maquinaria, com a finalidade de garantir que trabalham bem e fabricam produtos de alta qualidade num ambiente seguro. Aqui estão as aptidões, credenciais e experiência de trabalho de que necessitarás para esta profissão.

empregos como operador de máquinas
1

o que é um manobrador de máquinas?

Como operador de máquinas, trabalhas com máquinas e equipamentos. O teu trabalho é frequentemente numa fábrica de produção que produz em massa bens de consumo ou peças eletrónicas. Algumas das máquinas que provavelmente irás operar incluem torneadores, perfuradoras, prensas de perfuração e rebarbadores de precisão. Podes especializar-te no funcionamento de um destes ou em múltiplos tipos de equipamento.

O teu trabalho como manobrador de máquinas envolve frequentemente movimentos repetitivos como o uso frequente de pedais, alavancas e interruptores. Por vezes, também alimentas o equipamento com matérias-primas. Estas funções requerem força física e destreza manual para levantares as mercadorias pesadas e assegurares o funcionamento adequado das máquinas. Os manobradores de máquinas também afinam e ajustam as calibragens das máquinas para melhorar a sua eficiência e precisão.

Trabalhar como manobrador de máquinas iria adequar-se à tua aptidão física e interesse em operar máquinas? Então, continua a ler para descobrires quais as competências e qualificações de que necessitas para prosperar na função de manobrador de máquinas. 

empregos como operador de máquinas
empregos como operador de máquinas
2

salário de um manobrador de máquinas

 

Um manobrador de máquinas em Portugal recebe, em média, 1.019 euros por mês, correspondente a 12.227 anuais. Este valor pode variar de acordo com a experiência profissional, sendo possível que um trabalhador de fase inicial receba cerca de 9.302 euros anuais, e que este valor aumente até 15 mil euros ou mais depois de ter ganho experiência e se tiveres boas aptidões e qualificações. Muitos empregadores pagam horas extraordinárias e bónus aos seus operadores de máquinas. 

que fatores afetam o salário de um manobrador de máquinas?

A maioria dos empregadores utiliza as suas qualificações e competências especializadas para determinar o teu pacote de remuneração. Melhorares os teus conhecimentos através de formação e estágios profissionais aumenta os teus ganhos. Trabalhares nas principais cidades com grandes empresas transformadoras aumenta as tuas perspetivas salariais. Espera-se também que os empregadores paguem mais nas cidades, devido ao elevado custo de vida.

3

tipos de manobrador de máquinas

Algumas áreas de especialização em operações com máquinas incluem:

  • manobradores de máquinas móveis: como operador de máquinas móveis, operas ou conduzes gruas e empilhadeiras. Também operas máquinas de mineração e de extração em várias indústrias.
  • operadores de máquinas de perfuração e alargamento: o teu trabalho é a instalação e operação de máquinas de perfuração e fresagem. Utilizas as máquinas para fazer furos em vários materiais, como metal e plástico.
  • manobradores de máquinas de laminagem: o teu papel é operar máquinas de laminagem que moldam múltiplos metais e materiais em varas e chapas. Também efetuas a manutenção necessária nas máquinas.
  • operadores de máquinas de construção: como operador de máquinas na indústria da construção, executas os equipamentos como máquinas de escavação e misturadoras de cimento.
4

trabalhar como manobrador de máquinas

Um manobrador de máquinas utiliza maquinaria pesada para realizar várias tarefas no fabrico e produção. Vamos explorar algumas das funções e ambientes de trabalho de um operador de máquinas.

ofertas de emprego
5

educação & qualificações

As empresas estão à procura de operadores de máquinas que desempenhem da melhor forma possível o seu trabalho para aumentar a produtividade. Alguns dos principais requisitos para esta carreira incluem o seguinte:

  • educação: a maioria dos empregadores prefere contratar operadores de máquinas com cursos de formação e qualificações obtidas no regime pós-secundário. Podes melhorar a tua oportunidade de emprego com sólidos conhecimentos matemáticos, estatísticos e informáticos. Algumas empresas exigem mais credenciais, e terás a possibilidade de trabalhar nas melhores empresas caso tenhas um diploma de associado à maquinação.
  • formação: uma vez que sejas contratado, espera-se que passes por formação no local de trabalho. Para além das qualificações académicas, algumas instituições oferecem programas de estágio. Um manobrador de máquinas iniciado irá observar um trabalhador qualificado e prestar assistência em algumas tarefas básicas sob supervisão. O programa demora entre algumas semanas e quatro anos, dependendo da complexidade do equipamento. No final do período de formação, deverás ter as competências necessárias para funções mais avançadas na tua carreira. Combinares competências letivas com formação paga no local de trabalho é uma excelente opção.
  • certificação: outros empregadores preferem contratar operadores de máquinas que possuem certificações adicionais. Inscreve-te num programa para obteres um certificado. Este certificado, embora não seja obrigatório, ajuda-te a dominar as bases técnicas de produção de primeira linha. Ao completares o certificado será mais simples trabalhares com a produção assistida por computador. Um certificado de saúde e segurança no trabalho também pode melhorar as tuas perspetivas de emprego.

aptidões e competências

É necessário adquirires as seguintes aptidões para manuseares máquinas em ambientes de produção movimentados de forma eficiente:

  • atenção aos detalhes: o teu trabalho como manobrador de máquinas é muito delicado, pelo que é necessário que prestes atenção a cada processo. Manusearás frequentemente equipamento de precisão, e estares desligado nem que por um milímetro pode causar erros críticos. Um único erro resulta em perda de tempo e é muito dispendioso de corrigir.
  • excelentes capacidades de resolução de problemas: como manobrador de máquinas, as tuas tarefas diárias envolvem avaliar porque é que as máquinas não funcionam com a máxima eficiência e corrigir erros para aumentar a produção. Tal tarefa requer que uma pessoa pense de forma criativa para desenvolver soluções para questões muito complexas.
  • capacidades analíticas: um operador de máquinas precisa de ler e compreender projetos, instruções complexas e outras especificações. Também precisas de compreender os limites e capacidades de várias máquinas e de utilizar o equipamento em projetos específicos.
  • capacidade de multitasking: deves ser capaz de lidar com múltiplas tarefas em simultâneo sem causar erros. Enquanto trabalhas, precisas de controlar as operações e, ao mesmo tempo, de avaliar o desempenho. A capacidade de multitasking irá ajudar-te a realizar várias tarefas de forma eficaz e correta.
  • força física: como manobrador de máquinas, tens de estar fisicamente apto e de ser capaz de levantar vários pesos e manusear máquinas. O trabalho também envolve atividade física, e a aptidão física reduz a fadiga.
6

FAQs

Perguntas frequentes (FAQ’s) sobre trabalhar como manobrador de máquinas.

thank you for subscribing to your personalised job alerts.