Todos os dias somos confrontados com notícias que nos indicam que “um em cada quatro jovens entre os 15 e os 24 anos está desempregado.” ou que “a mudança de panorama do mercado de trabalho não deverá acontecer antes da próxima Primavera”.

Em Portugal, a pandemia de Covid-19 está a afetar os jovens mais do que qualquer outro grupo etário. Se observarmos os dados do INE, o aumento da taxa de desemprego atual face ao 1º trimestre de 2020, foi de 1.1% para todos os grupos etários e 6.7% para os jovens entre os 15 e os 24 anos.

Os jovens de todo o mundo estão a enfrentar uma perspectiva muito difícil por culpa da pandemia e das suas repercussões na educação e mercado de trabalho. Segundo o último relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) as perspectivas de emprego entre os 18 e 29 anos são muito sombrias. 

E agora, o que fazer e o que aconselhar?

No cenário que estamos a viver, com poucas oportunidades e com tantos jovens nas mesmas circunstâncias, as reacções mais frequentes serão, desmotivação e entrega ao pessimismo. 

No entanto devemos relembrar que a tecnologia está presente em todos os sectores económicos, e quem a domina, são os jovens! Quando a nuvem negra passar, serão os jovens que vão dominar o mercado de trabalho. 

É importante que os motivemos e que se preparem para o mundo novo, o mundo digital, onde irão ter as melhores skills para fazer o match com as necessidades das empresas. 

Este é momento de aprendizagem! Eis alguns conselhos para dar aos mais jovens neste momento de instabilidade:

- começar a procura de estágio para adquirir experiência, mesmo estando em teletrabalho. É um bom métodos para conseguir mais oportunidades quando terminarem a licenciatura e mestrado;

- reduzir as expectativas altas, nem sempre a primeira experiência laboral corresponde ao emprego de sonhos, não só ao nível da função, bem como em remuneração;

- relembrar o sonho e nunca esquecer que todos precisamos de um objetivo e de saber o que queremos para a nossa vida profissional.

- procurar informação, principalmente sobre tudo o que se passa no nosso país e no mundo. Conhecimento e informação são fundamentais!

 

 " Accept what is, Let go of what was, and have faith in what will be…"

sobre o autor
Manuela Ramalho

Manuela Ramalho

regional business manager na randstad portugal