A criação de um ambiente de trabalho positivo é uma das chaves para o sucesso de qualquer empresa. Não só ajuda a atrair os melhores talentos, como também tem um impacto direto na produtividade, reduzindo o turnover e o absentismo. De acordo com o nosso estudo sobre employer branding, o ambiente de trabalho está entre as 5 principais razões pelas quais as pessoas escolhem trabalhar para uma empresa.
Investir num ambiente saudável e acolhedor pode trazer benefícios duradouros. Neste artigo, vamos explorar as principais estratégias para criar um bom ambiente de trabalho e garantir que a experiência do trabalhador seja sempre positiva, desde o recrutamento até a separação.

Melhore a experiência dos seus colaboradores através do mapeamento do seu percurso
descarregue gratuitamente o nosso template aqui1. Personalize o recrutamento
O seu processo de recrutamento não só influencia a sua capacidade de encontrar e contratar trabalhadores talentosos, como também diz muito sobre a cultura geral da sua empresa. As más técnicas de contratação podem conduzir a um ambiente de trabalho tóxico.
Cada ponto de contacto do seu processo de recrutamento deve ser impecável e centrado no ser humano. Por este motivo, muitas vezes é melhor trabalhar com um especialista como a Randstad, que pode ajudar a tornar os esforços de recrutamento mais eficientes. A sua recompensa serão pessoas excelentes que acreditam e apoiam a sua organização e querem ajudá-la a ter sucesso.
Para além de dar um toque humano, siga estas dicas para um bom ambiente de trabalho desde a contratação, ajudando os seus candidatos a terem uma experiência de recrutamento positiva:
- Certifique-se de que as descrições das funções sejam claras e detalhadas.
- Evite longos processos de candidatura, especialmente na fase inicial.
- Verifique se a página de emprego da sua empresa está atualizada e com links funcionais.
- Mantenha os candidatos informados ao longo do processo, desde a rejeição até a marcação de entrevistas.
2. Melhore o Onboarding
O onboarding é outro marco importante na experiência do colaborador, uma vez que tem como objetivo integrar os novos colaboradores na empresa. Um programa de integração bem sucedido inicia os trabalhadores numa nota positiva, fornecendo-lhes os conhecimentos, a formação e o apoio de que necessitam para se tornarem membros produtivos da equipa.
De facto, o onboarding provou ser um elemento-chave para reter e envolver os trabalhadores. As estatísticas mostram que mais de dois terços dos funcionários recém-contratados que passaram por um processo de integração bem sucedido permanecerão na empresa durante três anos. Além disso, uma integração eficaz pode aumentar a produtividade dos novos funcionários em 50%.
Os procedimentos de onboarding estruturados garantem que todas as etapas do percurso são abrangidas e que todos os novos colaboradores recebem o mesmo nível de integração. No entanto, não subestime os desafios que o trabalho híbrido ou remoto pode colocar ao seu processo de onboarding. Esteja preparado para se adaptar, conforme necessário, para envolver estes trabalhadores fora do escritório.
Se precisar de ajuda na integração, considere a possibilidade de contactar um especialista em soluções de RH para garantir que cobre estes pontos essenciais para um ambiente de trabalho adequado:
Foque-se nos seguintes pontos:
- Formulários legais e de pagamento: Cada nova contratação terá de preencher os formulários necessários de forma imediata.
- Equipamento técnico e acessos: A distribuição de equipamento técnico e de palavras-passe ou fichas deve ser imediata.
- Períodos de formação progressiva: Evite sobrecarregar o novo funcionário. No entanto, ao mesmo tempo, quer que ele se empenhe desde o primeiro dia.
- Forneça um mentor: É uma ótima forma de ajudar o novo colaborador a familiarizar-se com a disposição do edifício, compreender como são organizados os almoços e as pausas e conhecer uma variedade de novos colegas.
- Sessões programadas com um gestor ou RH: Garantem que o novo funcionário não é esquecido ou excluído.
3. Invista na formação e no desenvolvimento
Os colaboradores querem crescer profissionalmente e estar preparados para novos desafios. Investir em formação contínua mostra que a empresa se importa com o desenvolvimento dos seus trabalhadores. Isso ajuda a reduzir o stress relacionado com a substituição de postos de trabalho devido a avanços tecnológicos.
Fique atento a estes pontos:
- Ofereça oportunidades de upskilling e reskilling para aumentar a segurança no emprego.
- Realize cursos de formação específicos para a evolução de cada trabalhador.
- Assegure-se de que todos os colaboradores sabem como aceder à formação disponível.
4. Mostre apreço
A oferta de recompensas pode ajudar a incentivar os trabalhadores e a mostrar-lhes que os valoriza. As recompensas não têm de ser monetárias, mas o dinheiro é sempre bem-vindo, especialmente em períodos de inflação. De facto, muitos trabalhadores esperam que a sua empresa ofereça algum tipo de ajuste do custo de vida para ajudar nas preocupações financeiras.
Para além de monitorizar a sua tabela salarial para garantir uma compensação adequada, considere as seguintes recompensas não monetárias como exemplos de bom ambiente de trabalho:
- Horários flexíveis: Incluindo ajustes de turnos, folgas e dias de trabalho.
- Trabalho remoto: A partir de casa ou num modelo híbrido.
- Reconhecimento: Através de prémios aos funcionários, menções durante reuniões ou em boletins informativos, ou agradecimentos pessoais.
- Benefícios diversos: Como estacionamento, brindes da empresa e a oportunidade de escolher entre diferentes projetos.
- Recompensas para todo o departamento: Contribuem muito para melhorar o moral e incentivar o trabalho em equipa. Considere refeições de catering, atividades sociais e períodos de pausa prolongados.
5. Desenvolva uma gestão sólida
A promoção de gestores competentes é um dos pilares de um bom ambiente de trabalho. Às vezes, a promoção de um colaborador a uma posição de gestão pode ser feita pelas razões erradas, como desempenho ou tempo de serviço.
Para garantir uma gestão eficaz, tenha em mente:
- Avaliar competências de gestão com ferramentas analíticas.
- Formação contínua para gestores, abordando temas como gestão de conflitos, motivação e tomada de decisões.
- Apoiar novos gestores com mentoria para que possam liderar eficazmente as suas equipas.
6. Ofereça flexibilidade
O desejo de gozar a vida e o trabalho, em vez de gozar a vida embora a trabalhar, está a ganhar terreno entre os trabalhadores. Por conseguinte, os empregadores que pretendem um bom ambiente de trabalho devem assegurar um equilíbrio ideal entre trabalho e vida pessoal. O inquérito da Randstad ‘Workmonitor 2023’ sobre as atitudes dos trabalhadores demonstra este princípio:
94% considera o equilíbrio trabalho/vida pessoal importante.
61% não trabalharia numa empresa que interferisse com o equilíbrio trabalho/vida pessoal.
Dicas para promover flexibilidade:
- Adote um modelo híbrido de trabalho com alguns dias de trabalho remoto.
- Permita uma semana de trabalho de 4 dias ou horários flexíveis.
- Recolha feedback dos colaboradores sobre o tipo de flexibilidade que preferem.
7. Ouça e aprenda
Não subestime o poder do feedback.
Fazer mudanças sem recolher opiniões pode levar a resultados desanimadores. Considere os seus colaboradores como recursos valiosos para criar um ambiente de trabalho positivo. Ao realizar inquéritos e sessões de reflexão, esteja atento às tendências, mesmo que as sugestões variem muito. Por exemplo, 20 pessoas podem ter opiniões diferentes sobre a revisão do bar/cafetaria, mas como todos mencionaram o tópico, sabe agora que a configuração atual não é adequada.
Além disso, saiba que, devido à sua familiaridade com os processos de trabalho, os seus trabalhadores têm muitas vezes uma melhor compreensão do que o próprio sobre como melhorar o ambiente de trabalho e a produtividade. Não seja tão rápido a rejeitar a sugestão de um trabalhador de nível básico.
Uma forma de centrar a atenção nos trabalhadores e de a afastar da liderança é deixar que sejam eles a dirigir a reunião. A sua função é ouvir, tomar notas e responder positivamente. Embora algumas ideias possam implicar mais tempo ou dinheiro do que a sua empresa pode despender, existem formas de abordar este assunto com delicadeza, sem rejeitar imediatamente uma sugestão.
Benefícios de ouvir os colaboradores:
- Identificar áreas de melhoria.
- Resolver problemas antes que se agravem.
- Mostrar que a opinião dos colaboradores é valorizada.
8. Concentre-se na experiência do trabalhador
A experiência do trabalhador está no centro de qualquer esforço para criar um bom ambiente de trabalho. Desde o momento do recrutamento até à separação, cada interação entre o colaborador e a empresa deve ser positiva.
Dicas para melhorar a experiência do trabalhador:
- Mapeie a jornada do colaborador e identifique pontos críticos de contacto.
- Proponha melhorias contínuas para garantir uma experiência enriquecedora e satisfatória.
