social media manager
Tens conhecimentos excecionais de escrita e edição? És criativo e tens um bom olho para o design? Então considera tornar-te um gestor de redes sociais. O teu trabalho como social media manager é promover a consciência da marca através de plataformas de redes sociais como o Twitter, Facebook, Instagram e TikTok. Quando melhoras a visibilidade da marca e o tráfego na web, é provável que impulsiones as vendas e encontres potenciais clientes que apreciem a tua marca.
ver oportunidadeso que é um social media manager?
Como social media manager, supervisionas a equipa de marketing de redes sociais da tua empresa para impulsionares o tráfego e cativares clientes. Dependendo da dimensão da empresa, podes trabalhar com uma grande ou pequena equipa de marketing para gerir campanhas de marketing nos meios de comunicação social. O teu papel principal é desenvolver estratégias para as plataformas de comunicação social da tua empresa e supervisionar a implementação dos serviços de marketing. Também monitorizas o desempenho de cada canal das redes sociais, acompanhando as análises para determinar as taxas de envolvimento.
Os social media managers podem trabalhar internamente para um único empregador e gerir todo o marketing dos meios de comunicação social da empresa. Quando trabalhas para um empregador, especializas-te nas suas ofertas de marca e utilizas as tuas capacidades de marketing em redes sociais para impulsionar as vendas e melhorar o envolvimento do cliente com a empresa. Relatas o progresso aos gestores de marketing e às equipas executivas.
Alguns social media managers que trabalham para empresas de consultoria de marketing gerem o marketing dos meios de comunicação social para múltiplos clientes. Neste caso, avaliam as estratégias de marketing das redes sociais e ajudam os seus clientes a conceber novos métodos de envolvimento do público-alvo. Quando trabalhas com vários clientes, assumes a geração de ideias e a supervisão de funções. No entanto, em empresas mais pequenas, implementas as ideias geradas pela equipa.
Será que trabalhar em marketing e comunicação social como social media manager se adequaria à tua criatividade e capacidades de escrita excecionais? Então, lê este artigo para saberes de que competências e qualificações precisas para prosperares numa função de gestor de redes sociais.
salário médio de um social media manager
Segundo a Jobted, o salário médio de um Social Media Manager em Portugal ronda os 1.010 euros por mês, equivalentes a 16.160 euros anuais. No começo da tua carreira, a remuneração de um Social Media Manager poderá estar perto do salário mínimo nacional (atualmente 760 euros mensais), ascendendo a 1.700 euros por mês ou até mais nos casos de profissionais com muita experiência em redes sociais e marketing digital.
que fatores afetam o teu salário como social media manager?
Como social media manager, o teu pacote de remuneração depende da organização para a qual trabalhas. Trabalhar para uma agência ou empresa de consultoria atrai salários diferentes do que trabalhar internamente numa única empresa. A dimensão da empresa é um fator determinante. Quando trabalhas para uma grande agência que lida com grandes projetos, os teus ganhos são mais elevados em comparação com o trabalho para empresas mais pequenas. Trabalhar na própria empresa pode aumentar os teus ganhos se o empregador tiver mais recursos.
O sucesso das tuas atividades de promoção nas redes sociais também influencia a tua remuneração. A maioria dos empregadores paga salários base aos gestores dos meios de comunicação social, mas alguns baseiam-se em critérios de desempenho ao reverem os pacotes de compensação e benefícios.
tipos de social media manager
Como social media manager, trabalhas em diversas plataformas de redes sociais ou especializas-te em plataformas específicas. Algumas das áreas de especialização para social media managers incluem:
- redes sociais de networking: podes especializar-te em redes sociais como o Facebook, o LinkedIn e o Twitter, que conectam pessoas e empresas online. As redes sociais melhoram a consciência social da tua empresa, o branding e a geração de leads.
- redes sociais de partilha de conteúdo multimédia: os gestores de redes sociais também supervisionam o conteúdo partilhado através do Snapchat, Instagram e YouTube. Os conteúdos audiovisuais e vídeo partilhados nas plataformas geram leads e constroem a consciencialização da marca, encorajando a partilha de conteúdos.
- fóruns de discussão: como social media manager, também participas em fóruns de discussão para melhorar a presença e visibilidade online da empresa. Uma vez que os fóruns são utilizados para partilhar e encontrar diferentes informações, a participação melhora a autoridade da tua marca.
trabalhar como social media manager
Trabalhar como gestor de redes sociais requer criatividade e um grande olho para o design, para utilizar imagens e gráficos visuais que atraiam a atenção do público. A função também depende de um planeamento cuidadoso para aproveitares ao máximo todas as plataformas de redes sociais. Vamos explorar as tarefas diárias e os horários de trabalho de um social media manager.
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descrição do trabalho de um social media manager
Algumas das funções de um social media manager incluem:
- realização de auditorias nas redes sociais: na qualidade de gestor de redes sociais, acompanhas as páginas das redes sociais que a empresa opera e fazes auditorias regulares ao seu desempenho. Por exemplo, asseguras-te de que a marca e os nomes de exibição são consistentes em todos os canais para garantires que os clientes o encontram em qualquer meio de difusão. Também comparas o desempenho mais recente de cada plataforma de meios de comunicação social com desempenhos passados e com os teus concorrentes. Uma auditoria das redes sociais determina os pontos fortes, os pontos fracos e as oportunidades.
- planear e desenvolver uma estratégia de comunicação social: após a realização de uma auditoria, determinas os objetivos e desenvolves estratégias para os atingir. Por exemplo, crias conteúdos envolventes para melhorar o engagement e outras métricas em várias plataformas. Alternativamente, podes lançar novas campanhas ou concursos para chamar a atenção para um produto ou para a tua marca.
- monitorização de indicadores-chave (KPIs - Key Performance Indicator) de desempenho: como social media manager, estabeleces indicadores-chave de desempenho para te ajudar a monitorizar o progresso das páginas de social media. Por exemplo, se o teu objetivo é aumentar o número de seguidores das redes sociais em todas as plataformas, asseguras um crescimento constante da audiência através da criação de conteúdos úteis e interessantes para o teu público-alvo ou do aumento de atividades como competições e concursos que exigem que os utilizadores subscrevam ou sigam a página para participar.
- conteúdo estratégico: como social media manager, participas na criação de ideias para campanhas e conteúdos de redes sociais. O teu trabalho consiste em alinhar o conteúdo e os posts nas redes sociais com as estratégias e objetivos de marketing da empresa. Também crias ideias para conteúdos recorrentes e supervisionas a criação de conteúdos visuais, como gráficos e imagens.
- relatar as estatísticas das redes sociais aos interessados: como gestor das redes sociais, comunicas a estratégia das redes sociais aos clientes ou à direção da empresa. Também documentas os sucessos e desafios da empresa na concretização de objetivos como o aumento do alcance e do número de seguidores.
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ambiente de trabalho
Os social media managers trabalham em vários setores empresariais, desde a indústria transformadora até aos serviços financeiros e de retalho. Qualquer empresa que confie nas redes sociais e na presença online para gerar receitas requer gestores de redes sociais para tratar de conteúdos e mensagens de marca em várias plataformas. O marketing das redes sociais é um trabalho de escritório que envolve trabalhar num escritório durante a maior parte do dia. Também participas em reuniões e conferências para melhorar as tuas competências em meios sociais, mas as viagens relacionadas com o trabalho são mínimas. Uma vez que os social media managers podem desempenhar a maioria das funções a partir de um computador, estão disponíveis oportunidades de trabalho à distância.
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quem são os teus colegas?
Como social media manager, os teus colegas podem incluir gestores de marketing, responsáveis por estratégias de social media e gestores de marketing digital. Podes também trabalhar em colaboração com gestores de vendas, consultores de vendas e especialistas em SEO, bem como outros especialistas que podem incluir gestores ou editores de conteúdos web.
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horário de trabalho
A carga horária de um social media manager é de cerca de 40 horas por semana para trabalhos de full time. A maioria dos gestores de redes sociais trabalham em horário comercial regular, mas por vezes assistem a eventos e sessões de relacionamento com clientes fora do horário de trabalho convencional. Como social media manager, podes trabalhar a tempo inteiro, sendo que muitas empresas oferecem horários de trabalho flexíveis, desde posições de part-time até opções de trabalho a partir de casa. Alguns gestores de redes sociais trabalham como freelancers ou numa base de contrato temporário.
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oportunidades de carreira como social media manager
Os social media managers têm um claro percurso de progressão na carreira. Progrides para uma posição mais elevada no marketing ou comunicação digital a partir de uma função de gestor de meios de comunicação social. Por exemplo, podes tornar-te um gestor de marketing digital antes de progredires para um cargo de gestor ou diretor de comunicação. Alguns social media managers melhoram as suas competências e tornam-se especialistas na criação ou edição de conteúdos web.
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vantagens de encontrares um trabalho como social media manager pela randstad
Encontrar o teu trabalho como social media manager através da Randstad oferece vantagens importantes, como por exemplo:
- uma grande diversidade de oportunidades de formação e desenvolvimento
- uma pessoa de contacto experiente para prestar ajuda, se necessário
- um leque de oportunidades na tua área
- seres pago semanalmente ou mensalmente, dependendo do trabalho realizado
- contratos temporários e permanentes
Queres um contrato permanente? Um trabalho temporário como gestor de redes sociais é muitas vezes um trampolim para um apelativo trabalho permanente. Todos os anos, milhares de pessoas conquistam um contrato permanente com grandes empregadores graças a um emprego temporário encontrado através da Randstad. Além disso, muitas empresas recrutam os seus empregados permanentes também através da Randstad!
educação e qualificações
Algumas das qualificações académicas de um social media manager incluem:
- curso universitário: a maioria dos empregadores prefere candidatos com uma licenciatura em matérias relevantes como publicidade, gestão de empresas, marketing digital e de meios de comunicação social ou marketing e relações públicas.
- estágio: podes prosseguir um curso de marketing digital ou um estágio avançado que te permita estudar à medida que ganhas experiência na função. Um estágio superior de gestor comunitário digital também te dá uma oportunidade de entrar para a função.
- experiência profissional: para te tornares um social media manager, é necessária uma vasta experiência na gestão de conteúdos em plataformas de redes sociais. Começas com posições de nível básico em marketing digital para ganhares experiência e competências relevantes.
aptidões e competências
Se quiseres destacar-te como social media manager, aqui estão as melhores competências a adquirir:
- capacidade de escrita: necessitas de capacidades excecionais de redação para envolveres o público em várias plataformas. Teres grandes capacidades de escrita ajuda-te a relacionares-te com vários tipos de público e a coordenares o conteúdo para uma plataforma específica de redes sociais. Para além de escrever legendas e títulos, também editas textos da equipa de criação de conteúdos.
- criatividade: como gestor de redes sociais, precisas de criatividade para manteres o envolvimento do utilizador. A tua experiência na utilização de imagens e gráficos visuais ajuda-te a criar posts únicos.
- flexibilidade: como social media manager, deves ser capaz de te adaptar à mudança constante do panorama das redes sociais. Por exemplo, à medida que os utilizadores passam do conteúdo escrito para o vídeo, deves adaptar as mudanças à tua estratégia de redes sociais para evitar perder seguidores.
FAQs
Perguntas frequentes (FAQs) sobre trabalhar como social media manager.
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o que faz um social media manager?
Como social media manager, desenvolves estratégias para aumentar os seguidores em várias plataformas de social media. Também crias e monitorizas campanhas de comunicação social, elaboras conteúdos de produtos e envolves clientes online. O teu trabalho envolve rever estatísticas e comunicar o desempenho das plataformas de redes sociais aos interessados.
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quais são as três competências essenciais para o cargo de social media manager?
Como social media manager, precisas de capacidades excecionais de escrita e comunicação para criares conteúdos envolventes. A criatividade é também importante para te manteres competitivo e manteres a fidelidade dos clientes online.
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o que é necessário para ser um social media manager?
É necessário um diploma de licenciatura em relações públicas ou marketing, por exemplo, para iniciares a tua carreira como social media manager. É também importante ganhares experiência de trabalho através de funções de nível básico em marketing digital para melhorares as tuas competências e perícia.
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qual é o salário de social media manager?
Segundo a Jobted, o salário médio de um Social Media Manager em Portugal é de 1.010 euros por mês. Podes melhorar este valor ao ganhares experiência na área e especializando-te em redes digitais específicas.
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como posso candidatar-me a uma vaga como social media manager?
Candidatares-te a um trabalho como social media manager é fácil: cria um perfil em MyRandstad, pesquisa as nossas ofertas de emprego e candidata-te às vagas na tua área. Precisas de ajuda com a tua candidatura? Consulta todas as nossas dicas de procura de emprego!