seo specialist

Gostas de criar conteúdo, escrever e otimizar rumo aos melhores resultados? Como especialista em otimização de motores de busca, estas são as tuas principais funções. Trabalhar na área do marketing como especialista em SEO adequa-se às tuas competências técnicas e à tua capacidades criativa? Continua a ler para saberes mais.

ver oportunidades
1

o que é um seo specialist

Como especialista em otimização de motores de busca, analisas o website de um cliente para determinares as áreas a melhorar. Analisas a otimização dos motores de busca e implementas as alterações necessárias para melhorar a classificação do website. Normalmente, trabalhas internamente como funcionário de uma empresa ou para uma empresa de consultoria que oferece serviços de SEO aos clientes.

Os SEO specialists são especialistas em escrever textos otimizados para motores de busca e têm um vasto conhecimento em pesquisa de palavras-chave. Se uma empresa depende do website para fazer vendas, um SEO specialist melhora o tráfego web para aumentar as vendas e receitas.

o que faz um seo specialist?

Se o website de uma empresa não está a atrair o público-alvo e a gerar conversões, como SEO specialist encontras formas de melhorar os resultados do website. Deves encontrar soluções para melhorar as conversões e aumentar as vendas. Ao reveres um website, é importante compreenderes os seus objetivos e compará-los com os desempenhos. Deves também compreender o seu público-alvo antes de encontrar estratégias para melhorar o posicionamento nos motores de busca. Algumas estratégias incluem adicionar conteúdo com palavras-chave específicas, reescrever etiquetas de título HTML e obter links de acesso de alta qualidade. Deves também testar o layout do website e otimizar a velocidade para aumentar a conversão.

Será que trabalhar em marketing como SEO specialist se adequaria às tuas capacidades técnicas de análise e escrita e gosto pelo marketing? Então continua a ler para saberes mais. 

1051.jpg
1051.jpg
2

salário médio de um seo specialist

Segundo a Glassdoor, um SEO specialist recebe mensalmente uma média de 1.685 euros, se trabalhar numa das grandes cidades portuguesas, como Lisboa. Este valor pode aumentar substancialmente com a experiência, principalmente se tiveres um histórico profissional de sucesso na criação de interação e conversão para as empresas em que trabalhas. O pacote de remuneração pode incluir inúmeros benefícios, sendo que alguns empregadores oferecem bónus e prémios anuais e outros têm subsídios para deslocação ou alimentação.

que fatores afetam o teu salário como SEO specialist?

O salário de um SEO specialist depende da experiência de trabalho e do tamanho da empresa. O pacote salarial normalmente aumenta gradualmente com a tua experiência e qualificações. O empregador considera geralmente os anos de trabalho ao determinar a estrutura salarial. Na escala inferior estão os funcionários que são novos no ramo, devido à sua experiência mínima. No entanto, o pacote de compensação aumenta significativamente ao longo do tempo, à medida que acumulas experiência. 

Os empregadores para quem trabalhas também determinam a estrutura salarial. Quando trabalhas para uma pequena start-up, os teus ganhos podem ser ligeiramente mais baixos devido aos recursos limitados da empresa. As grandes empresas têm melhores pacotes de remuneração devido aos recursos ilimitados e à complexidade das funções. Assumes também funções complexas em grandes organizações, aumentando o teu pacote de remuneração.

ver oportunidades
3

tipos de seo specialist

Alguns dos tipos de SEO specialists incluem:

  • SEO specialist on-page: como SEO specialist on-page, efetuas a otimização do motor de busca no site ou página. Otimizas os fatores de classificação do site para melhorar a visibilidade e conduzir o tráfego para o site. Trabalhas nas metadescrições, palavras-chave, imagens e metatítulos. Algumas das atividades para um SEO bem sucedido na página são a pesquisa por palavras-chave, a construção de ligações internas e a escrita de conteúdos de qualidade. 
  • SEO specialist off-page: como especialista em SEO off-page, concentras-te em todas as atividades de SEO fora do website para melhorar as suas classificações. Por exemplo, escreves em blogs externos para gerar backlinks para o teu website. Também utilizas ferramentas de marketing para motores de busca, como anúncios na Internet, para melhorar o tráfego. 
  • SEO specialist técnico: como SEO specialist técnico melhoras os aspetos técnicos de um website para melhorar a experiência do utilizador. As atividades técnicas de SEO facilitam a navegação dos visitantes no website. Por exemplo, melhoras o tempo de carregamento do site e a compatibilidade móvel. 
ofertas de emprego
4

trabalhar como seo specialist

Um SEO specialist é um especialista em melhorar os rankings e o tráfego de um website. E por isso, nesta função, serás parte integrante duma equipa de marketing digital e de conteúdos. Um SEO specialist bem sucedido melhora as vendas e as receitas, conduzindo o tráfego para o website. Aqui poderás saber mais sobre algumas das funções e perspetivas de carreira de um SEO specialist.

5

educação e qualificações

Para te tornares um SEO specialist, necessitas das seguintes competências educativas:

  • formação: a maioria dos empregadores exige que os SEO specialists tenham uma licenciatura em áreas relacionadas com marketing, como por exemplo marketing digital ou desenvolvimento web. Os cursos melhoram os teus conhecimentos de otimização de motores de busca e equipam-te com as competências necessárias para a função. 
  • experiência de trabalho: para te tornares um SEO specialist, precisas de experiência de trabalho relevante. Podes ganhar experiência através de estágios e programas de estágios de licenciatura. Um trabalho de nível básico em marketing digital também melhora as tuas aptidões. 

aptidões e competências de um SEO specialist

Algumas das qualidades de um SEO specialist incluem:

  • capacidade de pensamento crítico: como um SEO specialist, é necessário que tenhas espírito crítico e capacidades analíticas para rever o desempenho de websites. A tua capacidade analítica ajuda-te a identificar problemas num website e a encontrar as melhores soluções. 
  • capacidade de escrita e comunicação: como SEO specialist, precisas de ter capacidade de escrita e edição. A capacidade de escrita ajuda-te a escrever conteúdos de alta qualidade. As competências de comunicação também te ajudam a traduzir ideias complexas em linguagem simples que os clientes podem facilmente compreender. 
  • competências técnicas: como SEO specialist, necessitas de competências técnicas para lidares com tarefas de otimização complexas. Por exemplo, o conhecimento da linguagem de programação ajuda-te a otimizar HTML e a melhorar as caraterísticas técnicas de um website. 
  • adaptabilidade: como SEO specialist, deves ser capaz de te adaptar às mudanças, uma vez que os algoritmos dos motores de busca mudam constantemente. É importante melhorares constantemente os teus conhecimentos de SEO. 
  • mente curiosa: a otimização dos motores de busca requer uma revisão regular do website para identificares problemas que possam abrandar o seu desempenho. Teres uma mente inquisitiva ajuda-te a descobrir as melhores soluções.
6

FAQs

Perguntas frequentes (FAQs) sobre trabalhar como SEO specialist.

thank you for subscribing to your personalised job alerts.