UX designer

Tens uma consciência visual apurada e uma aptidão para usar uma abordagem lógica e sistemática para resolver problemas? Então, considera tornares-te um designer UX. Um designer especializado na experiência do utilizador garante que os websites ou aplicações sejam apelativas para o utilizador final. Concebes produtos e serviços digitais para grupos-alvo específicos e asseguras-te de que a experiência do utilizador é satisfatória e eficiente.

ver oportunidades
1

o que é um UX designer?

Como designer UX, tornas um produto ou serviço útil e acessível. Quer os utilizadores estejam a interagir com um produto digital, como navegar num website e numa aplicação móvel ou a utilizar um serviço, a experiência do utilizador é vital. Um designer especializado na experiência do utilizador assegura que todos os aspetos da interação com produtos da empresa são interessantes e eficazes.

Os designers especializados na experiência do utilizador são peritos na construção de experiências de interação intuitivas e simples, fornecendo formatos divertidos e estéticamente agradáveis. Para resolver problemas do utilizador e proporcionar uma experiência positiva, pesquisas as necessidades dos utilizadores finais. Por exemplo, procuras compreender as motivações, atitudes, desejos e expectativas dos utilizadores. Aprender os pontos de dificuldade dos clientes da empresa ajuda-te a criar uma experiência de cliente perfeita.

o que é que um designer UX faz?

Os UX designers criam produtos digitais com base em processos interativos enraizados na resolução de problemas e no pensamento do design centrado no utilizador. Como designer UX, trabalhas em várias empresas que se baseiam em produtos digitais. Por exemplo, podes trabalhar em empresas de tecnologia ou empresas de consultoria em informática. Alguns UX designers também trabalham como freelancers, ajudando várias empresas no desenvolvimento de aplicações ou software.

Trabalhar em TI (Tecnologia Informática) como UX designer adequar-se-ia à tua perceção visual? Então continua a ler para descobrires de que competências e qualificações precisas para prosperares na função de UX designer.

1051.jpg
1051.jpg
2

salário médio de um UX designer

Segundo a Talent, a perspetiva de remuneração de um UX designer ronda os 2.104 euros por mês. Isto significa que a média anual se situa nos 25.250 euros anuais, o que apresenta uma remuneração média superior à média nacional. Num escalão inicial, um profissional pode esperar receber 19.000 euros anuais, que podem atingir os 37.500 euros anuais, no caso dos profissionais mais experientes. 

Alguns empregadores têm benefícios adicionais como parte dos contratos de trabalho. Os benefícios padrão dos designers UX incluem um regime de bónus, subsídio de transporte, seguro de saúde privado e subsídios de habitação.

que fatores influenciam o salário de um UX designer?

O pacote de compensação de um UX designer depende da experiência e das qualificações educacionais. Quando és um designer UX júnior, o teu salário é baixo devido às responsabilidades mínimas associadas ao teu papel. Quando tens alguma experiência no setor, assumes funções complexas, que justificam um salário mais elevado. Os designers UX sénior são especialistas na matéria e negociam um salário mais elevado pelo seu conhecimento profundo da matéria em questão.

A localização também influencia os teus ganhos com base na procura existente no mercado e no custo de vida. Grandes cidades como Lisboa têm pacotes de compensação mais elevados para refletir a procura de UX designers na região. O custo de vida também aumenta a compensação.

ver oportunidades
3

tipos de UX designer

O design da experiência do utilizador é um papel multidisciplinar com múltiplas especializações de nicho. Algumas das áreas em que os UX designers se especializam incluem:

  • ux design visual: como desenhador visual, contas com elementos visuais e gráficos para resolver problemas de experiência do utilizador. Por exemplo, desenvolves wireframes e protótipos para testares produtos ou websites e asseguras uma melhor experiência do utilizador. Também acrescentas elementos de design que maximizam a usabilidade de um site, ao mesmo tempo que adere às diretrizes da marca. 
     
  • pesquisador de ux: como pesquisador de experiência do utilizador, utilizas vários métodos de pesquisa, como a realização de grupos de foco, inquéritos e testes de usabilidade para compreenderes a experiência do utilizador sobre um produto digital. Depois de estudares os comportamentos humanos, ajudas a equipa de design a fazer os ajustes necessários para melhorar o design UX. 
     
  • escrita para ux: quando te especializas em escrita UX, crias todo o conteúdo com o qual os utilizadores interagem quando utilizam uma aplicação, se envolvem num serviço ou visitam um website. Compreendes o público e utilizas palavras para encorajar os utilizadores a interagir com os produtos da empresa.
ofertas de emprego
4

trabalhar como UX designer

Como UX designer, crias produtos com base numa abordagem de resolução de problemas centrada no utilizador. Isso significa que um único conceito requer um aperfeiçoamento e testes regulares para assegurar que alcanças os objetivos desejados. Eis um olhar sobre os deveres e ambientes de trabalho dos UX designers:

 

5

educação e qualificações

Algumas das qualificações educacionais incluem:

  • curso universitário: muitas pessoas aderem ao papel através de um curso universitário. Pode ser uma licenciatura, uma pós-graduação ou uma licenciatura em marketing digital, design de produtos ou design gráfico. O curso deve dar-te as competências necessárias para utilizares as mais recentes ferramentas de design UX para impulsionares a tua carreira.
  • outros cursos: algumas pessoas frequentam outros cursos universitários para se juntarem às equipas de design UX nas empresas, principalmente ao nível de mestrado e doutoramento. Informática, produção digital, design e desenvolvimento ou design digital são áreas importantes para UX designers. Estes cursos conduzem a qualificações mais elevadas e abrem oportunidades de carreira.

aptidões e competências

Concentra-te na construção das seguintes competências para criares uma base sólida para a tua carreira como UX designer:

  • empatia: como UX designer, deves colocar-te no lugar de outras pessoas. A empatia ajuda-te a compreender os problemas e desafios dos utilizadores quando interagem com um website e a desenvolver as soluções ideais do ponto de vista de um utilizador. A empatia permite-te obter a melhor informação a partir de sessões de pesquisa sobre utilizadores como o recurso a grupos de foco. 
     
  • capacidades de comunicação: como UX designer, o teu trabalho envolve entrevistar os utilizadores durante a pesquisa e comunicar o feedback à equipa de gestão. As capacidades de comunicação ajudam-te a apresentar as tuas descobertas e soluções de forma eloquente aos clientes e à direção. 
     
  • capacidades de colaboração: como UX designer, necessitas de capacidades de colaboração para trabalhares em harmonia com a tua equipa. Podes aproveitar a perícia dos outros ao explorares soluções e receber feedback se tiveres boas capacidades de colaboração. 
     
  • pensamento crítico: como UX designer, as capacidades de pensamento crítico são importantes para criar novas soluções e desafiar os pressupostos. Os papéis de experiência do utilizador também requerem um pensamento criativo e crítico que te mantenha no topo do teu jogo. 
6

FAQs

Perguntas frequentes (FAQs) sobre trabalhar como UX designer.

thank you for subscribing to your personalised job alerts.