web developer

Tens interesse em construir ou operar websites? Então considera tornar-te um web developer. O teu trabalho implicará escrever códigos que dão instruções sobre o funcionamento de um website. Também utilizas as tuas capacidades artísticas para criar um tema apelativo e um layout de fácil utilização para clientes e utilizadores.

empregos como developer
1

o que é um web developer?

Como web developer, utilizas linguagens de codificação para construíres aplicações web e websites. Por vezes, uma equipa de design cria o design do website, e o teu trabalho é escrever o código que o transforma num website. Outras vezes, tens de estabelecer contacto com um cliente e discutir as suas necessidades ou o estilo do website que ele deseja e concebê-lo. Também escreves o código de programação que controla a funcionalidade de um website. Isso significa que deves assegurar-te de que os utilizadores podem navegar facilmente no site e executar várias funções. Por exemplo, podes construir páginas num website como um paywall para registar detalhes de pagamento ou dar um comando para fornecer uma newsletter ou e-mail.

descrição do trabalho de um web developer  

Como desenvolvedor web, é crucial que estejas familiarizado com servidores e tecnologia web. Também é necessário que compreendas várias linguagens de programação necessárias para o desenvolvimento de um website. Algumas das linguagens de codificação para produzires um site moderno incluem HTML, JavaScript e HTML5. À medida que surgem novas linguagens, é preciso que te familiarizes para te manteres competitivo.

Para além de desenvolveres uma interface de utilizador e um layout, como programador manténs o site atualizado com conteúdos e novas atualizações para melhorares a sua funcionalidade. Por exemplo, é necessário atualizares regularmente os protocolos de segurança e assegurares que o site executa todas as funções necessárias. 

Será que um trabalho em TI e tecnologia como web developer serviria o teu interesse em tecnologia e olhar artístico? Então, continua a ler para descobrires quais as competências e qualificações de que necessitas para prosperares numa função de desenvolvedor web. 

web developer
web developer
2

salário médio de um web developer

Um web developer em Portugal recebe uma média de 1.311 euros mensais, sendo que a remuneração varia consoante a empresa para a qual trabalhas e a experiência que tens. A complexidade dos projetos e o número de horas que trabalhas aumentam os teus rendimentos e irás receber pelas horas extraordinárias de trabalho caso precises de trabalhar noites e fins-de-semana. Algumas empresas também oferecem bónus e férias pagas. Se o teu empregador pagar com base num projeto, os teus ganhos irão flutuar dependendo da complexidade da tarefa.

o que afeta o teu salário como web developer

Os ganhos dos web developers estão ligados a vários fatores, desde a localização e dimensão da empresa até aos requisitos educacionais e nível de experiência. O teu pacote de remuneração depende muitas vezes das taxas salariais locais. Os ganhos flutuam de um local para outro devido ao custo de vida variado. Trabalhares nas grandes cidades garante uma melhor remuneração devido ao elevado custo de vida e à procura por web developers. Mesmo que trabalhes remotamente, a tua localização continua a determinar as tuas taxas salariais.

Tem também em mente o tamanho da empresa quando procurares um salário melhor. As multinacionais têm frequentemente orçamentos maiores e pagam mais, enquanto que as empresas emergentes podem ter salários mais baixos. As tuas competências e os teus anos de experiência também têm impacto no teu pacote salarial. As posições iniciais oferecem salários mais baixos do que a média, mas podes aumentar o teu salário se tiveres mais competências transversais ou experiência de gestão.

3

tipos de web developers

  • front-end developer: o teu trabalho é desenvolver o layout do site e as caraterísticas técnicas para melhorar o aspeto do site. Integras aplicações, gráficos e conteúdos para melhorar a experiência do utilizador. 
  • back-end developer: és responsável pelos aspetos técnicos de um site, desde a estrutura básica até à gestão de bases de dados. Também estabeleces procedimentos que permitam aos utilizadores aceder a várias funções no website. 
  • full-stack developer: o teu trabalho consiste em realizar tanto funções back-end como front-end. Completas o design e escreves código para orientar as funções de um site, com base nas necessidades do cliente. 
  • programador java: escreves códigos usando JavaScript que controlam o site e melhoram ou modificam os sites. A maioria dos java developers trabalham no layout do front-end, mas a linguagem de programação não se limita à interface do utilizador. 
  • webmasters: neste caso és responsável pela atualização e manutenção dos websites. Irás assegurar que funcionam corretamente, testando a existência de erros e links quebrados. 
4

trabalhar como web developer

Trabalhar como web developer envolve a criação de websites, desde os aspetos técnicos até à aparência e funcionalidade. Vamos explorar os papéis e o ambiente de trabalho que podes esperar.

deveres e responsabilidades

Os web developers desempenham normalmente as seguintes funções e tarefas:

  • reunião com clientes: como programador web, reúnes-te com clientes para os consultar sobre os requisitos do website. Após as reuniões, é necessário preparares as maquetes e os storyboards antes de listares os requisitos do site e as funções a incluir no design. 
  • escrever o código do website: és responsável por escrever o código utilizado para desenvolver um website utilizando linguagens de programação tais como HTML e JavaScript. Criarás o código que determina o que os utilizadores veem num website. O código é também executado nos servidores web e bases de dados para alimentar o site e assegurar o seu bom funcionamento. 
  • construção da interface do utilizador e do layout do site: como programador web, constróis a estrutura de um website e crias um design visualmente apelativo. És também responsável por melhorar a experiência do utilizador através da criação de um design de fácil utilização. Por vezes, é necessário escreveres o conteúdo e modificares o tema para melhorar a estética. 
  • testar a funcionalidade do website: durante o processo de desenvolvimento, é vital testares o código para detetares bugs e os modificares para melhorar a sua funcionalidade. Testar o código antes de o implantar também facilita a correção de problemas subjacentes. 
  • reforçar continuamente a segurança: és responsável pela instalação e manutenção da segurança de um website através de um alojamento seguro. Pode contactar especialistas em segurança para garantires que o site recebe a melhor segurança. És também responsável pelo backup do website para prevenires a perda de dados em caso de ataques online. 
5

educação e aptidões

Um programador web precisa das seguintes qualificações educacionais:

  • licenciatura: como web developer, necessita de conhecimentos profundos de programação e do ambiente digital. Uma licenciatura em informática ou web design é uma ótima forma de entrares para o ramo. Um diploma nacional superior em web design também te ajuda a adquirir conhecimentos em desenvolvimento web.
  • cursos de curta duração: não precisas de formação formal para te tornares um web developer. Podes adquirir as competências para a função através de curtas sessões de formação e boot camps. Faz um curso de curta duração para aprenderes linguagens de programação adequadas à função. Os boot camps também melhoram as tuas capacidades de codificação e dão-te certificação em várias linguagens de programação. 
  • estágio: diferentes empregadores oferecem programas de estágio a candidatos com formação em programação. Se és apaixonado pela codificação e não tens formação pós-secundária, um estágio em desenvolvimento de software ou soluções de tecnologia digital será bom para ti. 

aptidões e competências

As competências de que necessitas para a função de web developer incluem:

  • capacidades de comunicação: como programador web comunicas com múltiplos interessados antes de conceberes um website. Deves ser um bom ouvinte e explicar os requisitos aos clientes sem jargão técnico. Por vezes, é preciso fazeres uma apresentação à equipa de design, e as competências de comunicação são úteis. 
  • aprendizagem contínua: para teres sucesso como programador web, tens de aprender diariamente novas técnicas e estudar as tecnologias emergentes. Isto requer curiosidade natural e paixão pelo webdesign. A aprendizagem contínua ajuda-te a manteres-te a par dos últimos designs e scripts lançados diariamente. 
  • perfecionismo: como web developer, tens de verificar duas vezes o teu código para detectar bugs e corrigir regularmente quaisquer problemas. Os perfecionistas encontram sempre algo para melhorar num website. 
  • capacidade de organização e gestão do tempo: se lidas com vários projectos, precisas de capacidade de organização para te manteres a par das tarefas e dos fluxos de trabalho. Competências de organização ajudam-te a desenvolver um horário de trabalho e a cumprir prazos. 
6

FAQs

Perguntas frequentes (FAQ’s) sobre trabalhar como web developer.  

 

thank you for subscribing to your personalised job alerts.