merchandiser

O comércio retalhista é um sector de grande empregabilidade, e o merchandising é um emprego muito procurado. Um merchandiser consegue basicamente ganhar a vida a fazer compras, embora faça mais do que isso. Sabe mais sobre como te tornares um merchandiser, qual o salário médio, as qualificações e o horário de trabalho de um merchandiser.

empregos
1

o que é um merchandiser?

O merchandising comercial é um trabalho muito importante no mundo das vendas retalhistas. Um merchandiser trabalha em estreita colaboração com os compradores e toma muitas decisões financeiras relativamente à compra. Como merchandiser tens o trabalho acelerado de projeção da procura de certos produtos, trabalhando juntamente com os compradores para os adquirir, e até mesmo tomando decisões sobre o orçamento para diferentes produtos. Trabalhas regularmente com analistas, fornecedores, distribuidores, e muitos outros profissionais, para decidirem quanto pagar por diferentes produtos e quantas gamas diferentes de um produto devem ser compradas. Supervisionarás as entregas de mercadoria e os níveis de stock e trabalharás em quaisquer questões que possam surgir com elas. As tarefas mais importantes variam diariamente, uma vez que uma grande parte do trabalho é assegurar que o stock das mercadorias populares permaneça na prateleira todos os dias em vez de se esgotar. Isto significa que um dos teus conjuntos de competências será selecionar a quantidade certa de produtos no momento certo.

merchandiser
merchandiser
2

salário médio como merchandiser

O salário médio mensal de um merchandiser ronda os 1.100 euros, correspondentes a 13.200 euros anuais. Ainda assim o salário pode oscilar entre os 12 mil euros e os 21.500 euros anuais, dependendo de vários fatores.

O nível de educação, as certificações adicionais e o número de anos de trabalho nesta profissão terão impacto no teu salário anual. Algumas empresas exigem pelo menos uma licenciatura e dois a quatro anos de experiência na área para que possam contratar-te. A formação contínua e o trabalho para ganhar mais experiência levará a um acréscimo na remuneração. Isto também te dá uma vantagem competitiva.

3

tipos de merchandisers

As suas opções de trabalho como comerciante incluem o seguinte:

  • merchandising comercial retalhista
  • merchandising visual
  • merchandising de produtos
  • merchandising digital
  • uma combinação das anteriores

Todas estas posições ainda incluem o processo de previsão dos produtos que irão vender o melhor. Estás também encarregue de os posicionar de forma atrativa em montras e frentes e expositores de lojas de retalho, e ajudarás a tomar decisões sobre diferentes promoções a realizar ou como comercializar os produtos, a fim de chamar a maior atenção para estes. Dependendo do tipo de negócio, existe por vezes a necessidade de vários tipos diferentes de merchandisers numa única empresa. Em alternativa, as empresas precisarão que desempenhes uma ou mais destas funções.

para mais informação sobre a função de um merchandiser visual, lê a nossa descrição de trabalho de um merchandiser visual.

4

trabalhar como merchandiser

Como merchandiser, tens uma variedade de exigentes responsabilidades. Trabalharás com muitas pessoas diferentes de forma a estudares a história de vendas e marketing anteriores e aprenderes o que tem funcionado bem e o que não tem funcionado. Como merchandiser, colaboras com compradores em lojas, assim como com produtores e fornecedores de muitos produtos. Irás mesmo trabalhar com equipas de marketing e gestores de lojas. Isto leva-te a vários ambientes de trabalho e inclui uma mistura de trabalho de secretária e trabalho em pé. O horário de trabalho não é tipicamente flexível, por isso conta com um horário a tempo inteiro todas as semanas. O ramo da carreira de merchandising continuará a ser uma parte necessária da indústria retalhista, por isso, se este for um trabalho de que gostas e em que te distingues, haverá muito espaço para a longevidade da carreira e mesmo para o seu crescimento.

descrição do trabalho de um merchandiser 

A principal responsabilidade de um comerciante é estudar, analisar e prever as tendências de mercado, por forma a fazer as melhores escolhas para os produtos comerciais. Aqui estão outras tarefas que deves realizar.

  • colaboração com fornecedores Os merchandisers são responsáveis por visitar os fornecedores e fabricantes de produtos e depois trabalhar para negociar com eles os melhores preços. Existe muita colaboração necessária para alinhar todas as peças de trabalho que estão a acontecer enquanto as lojas decidem quais os produtos a transportar e qual a quantidade desses produtos a armazenar.  
  • análise de dados Também analisarás dados de vendas e outras informações e farás projeções sobre vendas futuras com base nas informações e na história até à data. Os merchandisers chegam mesmo a trabalhar com outros departamentos que têm um papel nas decisões de vendas da empresa. Por exemplo, irão trabalhar com os responsáveis de marketing e promoções. Como o trabalho diário inclui o estudo das tendências de marketing, hábitos de consumo, e layouts de loja, desempenharás um papel vital para ajudar a decidir sobre as formas mais eficazes de publicitar produtos e as melhores promoções de vendas.  
  • apresentações e cumprimento de prazos Como parte das tuas funções incluem a análise de informação sobre vendas, estarás também numa posição que envolve a apresentação de relatórios sobre o crescimento e outras mudanças que ocorrem no mercado. Este é um trabalho exigente, uma vez que trabalharás dentro de prazos rigorosos e terás de te coordenar bastante entre diferentes grupos de pessoas.
5

educação & qualificações

O merchandising é uma área usualmente destinada a licenciados, sendo que muitas áreas podem ser seguidas por quem deseja ser merchandiser. Entre as melhores áreas de formação encontram-se os cursos de negócios, de economia, de finanças, de moda e todos os que se relacionam diretamente com o comércio e o retalho.

Alguns cursos profissionais também podem abrir portas para este tipo de negócio, mas não são tão promissores quanto as licenciaturas e mestrados no que respeita ao crescimento da carreira.

Na verdade, mestrados e doutoramentos são recomendados para quem deseja progredir na carreira ou eventualmente mudar de área de estudos para ter uma oportunidade enquanto merchandiser.

Uma licenciatura nos seguintes cursos aumenta significativamente as tuas probabilidades de contratação para um emprego como merchandiser.

  • negócios
  • marketing
  • contabilidade
  • economia
  • ciências da computação
  • matemática e estatística
  • gestão

Uma licenciatura dá-te também uma grande aptidão para impulsionar a tua carreira, especialmente com os conhecimentos adquiridos em qualquer uma destas áreas. Estes conhecimentos irão ajudar-te a destacar-te na tua carreira como merchandiser.

aptidões e competências

Para seres um merchandiser, necessitarás de experiência em marketing. A tua formação terá de incluir aprendizagem sobre tendências de marketing e hábitos de compra por parte dos consumidores. A experiência de trabalho na área também te ajudará a ter esse conhecimento, o que te dará a capacidade de prever as tendências esperadas para o mercado. Este conhecimento irá ajudar-te a escolher os produtos de forma sensata. Como as tendências de mercado estão sempre a mudar, no entanto, também terás de trabalhar bem sob pressão. Isto pode exigir que estudes, compreendas e dês resposta a estas tendências em constante mutação.

aptidões analíticas 

Enquanto merchandiser, terás de ser competente a trabalhar com números, analisando-os para ver as tendências, e depois utilizar esses dados para planear futuras encomendas de produtos e stocks. Isto também exige que prestes atenção aos detalhes, não só nos dados mas também nos layouts das lojas, na publicidade que funciona e em outros detalhes que criam uma boa experiência de compra para os consumidores.

aptidões de comunicação 

Para além destas aptidões, também precisarás de ser um bom comunicador. Este trabalho consiste em trabalhar com outras pessoas, nomeadamente compradores, fornecedores e lojas. Alguns dos teus trabalhos envolverão escrever e-mails e fazer chamadas telefónicas, mas outros trabalhos incluirão visitas a lojas e fornecedores e que trabalhes com eles para tomar decisões.

6

FAQs

Aqui estão algumas das perguntas mais frequentes sobre trabalhar como merchandiser.  

thank you for subscribing to your personalised job alerts.