procurement manager

É persuasivo e pode influenciar outras pessoas a trabalhar para o mesmo objetivo? Então tornares-te um procurement manager (ou gestor de compras) pode ser o trabalho ideal para ti. O papel implica a compra e aquisição de produtos e serviços para o teu empregador. Asseguras-te de que a empresa gasta o dinheiro de forma responsável e obtém uma boa relação qualidade/preço em todas as suas compras. Os gestores de aquisições trabalham em qualquer indústria que exija a gestão de vendedores e a garantia de matérias-primas.

ver oportunidades
1

o que é um procurement manager?

Como procurement manager, és responsável pelo aprovisionamento de produtos e serviços para a empresa. Asseguras-te de que a empresa obtém os melhores produtos que a ajudam a alcançar os seus objetivos. Deves criar uma estratégia de aquisição para o teu empregador que considere o orçamento e os aprovisionamentos necessários.

Como chefe da equipa de compras, supervisionas a seleção de fornecedores com base na qualidade das matérias-primas e restrições orçamentais. Uma vez que o seu trabalho é otimizar os custos, precisas de escolher os melhores vendedores que dão à empresa uma boa relação qualidade/preço, ao mesmo tempo que proporcionam benefícios tangíveis.

o que faz um procurement manager?

As funções específicas de um gestor de compras dependem da dimensão da empresa. Em grandes organizações, lideras uma equipa de especialistas e agentes de compras. Isto significa que é pouco provável que participes no processo de aquisição. O teu trabalho consiste em definir estratégias para os melhores procedimentos e políticas de aquisição da empresa. Também reportas ao chefe de aquisições. 

Nas pequenas ou médias empresas, o procurement manager é responsável pela elaboração de estratégias para as funções de compras e pelas compras. Por exemplo, o teu trabalho envolve a seleção de fornecedores e a negociação de contratos, para além do desenvolvimento de um plano de aquisições. É também provável que prestes contas ao chefe de operações.

Tradicionalmente, o papel de um procurement manager era supervisionar as compras, mas esta profissão está a expandir-se à medida que mais empresas reconhecem o valor de uma equipa de aquisições. Atualmente, os gestores de compras participam na identificação de parcerias estratégicas que melhoram os resultados das empresas.

Será que trabalhar como gestor de compras se adequaria às tuas capacidades de negociação? Então continua a ler para descobrires de que competências e qualificações precisas para prosperares na função de procurement manager.

empregos como procurement manager
empregos como procurement manager
2

salário médio de um procurement manager

Um gestor de aquisições recebe aproximadamente em média 52 mil euros por ano. Numa posição inicial este salário pode ser de 15 mil euros anuais, que poderão ascender aos 60mil euros por ano para os trabalhadores com maior experiência no setor.

Embora não ganhes comissões por assegurar os melhores fornecedores, algumas empresas têm bónus anuais e fornecem outros incentivos para aumentar o teu pacote de remuneração. Os subsídios padrão para gestores de compras incluem subsídios de casa e de transporte. O teu empregador também poderá pagar um seguro médico, e pagar pelos dias de doença e períodos de férias.

como aumentares o teu salário como procurement manager?

A tua experiência e formação influenciam o teu potencial de salário. Uma vez que o papel não requer uma licença para praticar com trabalhos jurídicos e financeiros, os gestores de aquisições têm geralmente origens variadas. No entanto, teres certificações adicionais pode dar uma vantagem a teu favor durante a contratação e determinação dos salários. Quando tens certificações, trazes diferentes competências, que garantem uma melhor remuneração. A localização também influencia o teu salário. Por exemplo, os centros urbanos costumam oferecer melhores salários do que as pequenas cidades.

3

tipos de procurement managers

Os tipos de gestores de compras dependem de como a empresa irá utilizar os artigos que adquirem. Alguns gestores de compras estão envolvidos na:

  • aquisição direta: como gestor de aquisição direta, obténs as matérias-primas necessárias para produzir produtos finais. Por exemplo, numa empresa de fabrico, obténs as matérias-primas, enquanto que nas lojas comerciais adquires os artigos dos grossistas para revenda aos clientes.
  • aquisição indireta: como gestor de aquisição indireta, adquires artigos vitais para as operações quotidianas, mas não contribuis para os resultados da empresa. Por exemplo, adquires material de escritório, mobiliário e artigos publicitários.
4

trabalhar como procurement manager

Como gestor de aquisições és o principal motor da eficiência, uma vez que ajudas o teu empregador a minimizar o desperdício e a assegurar o bom funcionamento das operações diárias. Vamos explorar as funções e deveres específicos de um gestor de compras.

ofertas de emprego
5

educação & qualificações

Para te tornares um procurement manager, é necessário que tenhas as seguintes qualificações educacionais:

  • universidade: podes iniciar a tua carreira de aquisição com qualquer curso superior relacionado com a área. Por exemplo, podes tirar uma licenciatura relacionada com comércio, negócios ou logística ou seguir estudos relacionados com gestão.
  • estágio: podes juntar-te a um estágio profissional quando terminares o curso e iniciar a tua carreira como gestor de compras estagiário. Alguns estágios disponíveis para a função incluem estágios para assistentes de compras e abastecimento ou de compras comerciais avançadas.

aptidões e competências

Algumas das qualidades de um procurement manager incluem:

  • competências financeiras: como gestor de compras, precisas de perspicácia financeira, uma vez que deves estar consciente dos custos e orçamentos das compras. As competências financeiras ajudam-te a equilibrar os orçamentos e os custos de aquisição.
  • competências analíticas: como procurement manager, o teu papel implica avaliares os fornecedores e assegurares-te de que os dados dos fornecedores são exatos. Necessitas de competências analíticas para comparares vários fatores necessários na escolha de um fornecedor.
  • competências de liderança: uma vez que és o gestor, assumes um papel de supervisão. Por conseguinte, precisas de dirigir equipas para completares eficazmente os processos de aquisição. A liderança também envolve que inspires e motives os trabalhadores, com a finalidade de alcançares os resultados desejados.
  • capacidades de negociação: como gestor de compras, tens de negociar contratos e de te assegurar de que consegues os melhores preços junto dos fornecedores. As competências de negociação ajudam-te a obter os melhores preços e produtos de alta qualidade.
6

FAQs

Perguntas frequentes (FAQ’s) sobre trabalhar como procurement manager.

thank you for subscribing to your personalised job alerts.